• Integração fortalecida entre Brasil e Argentina

Integração fortalecida entre Brasil e Argentina

05 Abr, 2017 23:24:16 - Geral

Chapecó (SC)


A instalação da Câmara de Assuntos Internacionais do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC) fortalecerá a integração transfronteiriça entre o Brasil e a Argentina, envolvendo interesses do Estado de SC e da Província de Misiones. O ato ocorreu nessa terça-feira (4), durante reunião em Dionísio Cerqueira e marcou a criação do nono grupo de trabalho do Núcleo. A Câmara foi bem recebida em Dionísio Cerqueira. O município é o único com aduana instalada no lado brasileiro na linha entre Santa Catarina e Argentina. “Vamos dar todo apoio para que a Câmara possa trazer muitos benefícios para a região”, prevê o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Wanderlan Gnoatto Gonçalves, que representou os 82 municípios da faixa de fronteira catarinense.


A criação do grupo também será estratégica aos argentinos. Para o cônsul da Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa, a iniciativa é uma das mais importantes dos últimos tempos na integração entre Santa Catarina e Argentina. “Será uma grande ferramenta para o progresso dos nossos povos e vai contar com todo o nosso apoio e participação”, comemorou.


O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, realça que a Câmara de Assuntos Internacionais trabalhará aspectos ligados diretamente à integração transfronteiriça e outros assuntos na região de fronteira, o que consolida ainda mais as ações do Núcleo. Segundo ele, a Câmara fortalecerá o processo de adoção de soluções integradas que promoverão o desenvolvimento de todo o território da faixa de fronteira.  

 

O secretário estadual de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, completa que a Câmara soma-se ao Núcleo de Fronteira para reforçar os laços de amizade e parceria entre Santa Catarina e a Argentina, provendo o desenvolvimento mútuo de toda a faixa de fronteira em ambos os lados.

Para o secretário estadual do Planejamento, Murilo Flores, a Câmara de Assuntos Internacionais será um espaço para se debater a integração e os problemas comuns aos dois lados, como a produção agrícola, tecnologia e turismo. "Com a Câmara vamos poder avançar sobre cada um desses temas e encontrar soluções em conjunto com as demais câmaras e com a participação dos dois lados", disse Flores. 


Também participaram da reunião o deputado estadual Altair Silva, integrante da Comissão Parlamentar de Mercosul da Alesc; os coordenadores regionais oeste e extremo oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani e Udo Trennepohl, além de mais de 215 representantes de outras entidades e instituições da região interessadas no tema. Representando a Argentina, estiveram presentes o secretário geral do Bloco de Intendentes, Prefeitos e Alcaides do Mercosul; e o intendente de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernandes; entre outras autoridades. 


AÇÕES DA CÂMARA TÉMÁTICA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS


As primeiras pautas da Câmara Temática de Assuntos Internacionais serão a reedição do acordo de cooperação entre Santa Catarina e Misiones que foi assinado em 2003 e expirou três anos depois, além da regularização da Ponte Internacional Peperi-Guaçú. Outro ponto será a busca pela regularização da Ponte Internacional Peperi-Guaçú, entre Paraíso (Santa Catarina) e San Pedro (Misiones). Construída pela iniciativa privada em 1994, aponte ainda não é considerada uma passagem oficial pelas autoridades brasileiras. Em março, o Governo do Estado articulou junto ao Ministério dos Transportes e o DNIT a realização de teste de carga para autorizar a passagem de caminhões.


Segundo o secretário Virmond, a realização dos testes ocorrerá até o fim do primeiro semestre. "A partir daí buscaremos a liberação da ponte existente e a construção de uma aduana no lado brasileiro para que a nova rota permita ao agronegócio catarinense buscar milho também na Argentina e no Paraguai", expôs.


A reunião do NFSC contou ainda com a apresentação das últimas ações pelos técnicos das demais câmaras temáticas já instaladas e debateu assuntos gerais permanentes à integração transfronteiriça. 


NÚCLEO E FAIXA DE FRONTEIRA


O NFSC foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem o desenvolvimento de iniciativas e a implantação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e possui apoio técnico do Sebrae/SC. Até 2016, contava com assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte.


Os focos de atuação do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), elaborado em 2012 por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa,  entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento com assessoramento técnico do Sebrae/SC. A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO



REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal