Instituto de Contas do TCE forma turma em Controle Público

22 Mai, 2017 10:51:16 - Educação

Florianópolis (SC)

(TCE Informa)

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina realizou na última sexta-feira a formatura de 26 acadêmicos que concluíram o 1º Curso de Especialização lato sensu em Controle Público. A entrega do diploma na sede do TCE/SC, em Florianópolis, conferiu o título de especialista em controle da gestão pública. A capacitação confere aos estudantes, todos servidores públicos, condições para identificar e analisar situações que denotam o descumprimento dos princípios da legalidade, economicidade e legitimidade no uso de recursos públicos. O certificado tem validade em todo o Brasil. O curso de pós-graduação foi promovido pelo Instituto de Contas (Icon) do Tribunal catarinense. O diretor Executivo do Icon, Osvaldo Faria de Oliveira, destaca a singularidade do curso.

(diretor)

Pouquíssimos tribunais de contas no país têm curso de especialização. Nós tivemos as condições especialmente porque temos corpo docente qualificado, ou seja, mestres e doutores suficientes para tocar o curso. Além, obviamente de estrutura física, biblioteca. O curso foi praticamente dado por auditores fiscais de controle externo e conselheiros-substitutos. De 14 disciplinas, 12 foram lecionadas por colegas (do tribunal). Uma condição muito especial. Poucas instituições têm essa capacidade.

(apresentador)

Totalmente gratuitas, as aulas iniciaram em setembro de 2014 e encerraram em maio de 2015. Para o preenchimento das vagas — no total de 30 —, foi realizado processo seletivo entre os servidores efetivos interessados dos diversos órgãos públicos dos três poderes, das esferas municipal, estadual e federal. Com 378 horas, a grade curricular foi integrada por 14 disciplinas obrigatórias, sendo sete de embasamento, duas instrumentais e as demais de conhecimento especializado. O sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Alfredo Goeten Neto, que comanda o Grupamento da corporação em Caçador, é um dos formandos. Para ele, a troca de experiências com outros servidores públicos foi importante.

(formando)

O convívio com colegas de outros órgãos da administração estadual e federal trouxe uma troca de experiência muito válida. O contato com o pessoal do Tribunal de Contas. Os professores, os auditores. Trouxe uma proximidade do Tribunal de Contas para a nossa atividade fim. O curso trouxe outra visão (do tribunal).

(apresentador)

Para Débora Silva dos Santos, outra formanda, que atua na Casan, o destaque do curso foi o corpo docente.

(formanda)

O curso atendeu às minhas expectativas. O corpo de professores era formado por auditores aqui do Tribunal de Contas. Então, uniu-se a teoria à prática, o que o curso ganhou muito em qualidade.

(apresentador)

O conselheiro Herneus De Nadal, supervisor do ICON, comemorou a formatura da primeira turma de pós-graduação do TCE/SC.

(conselheiro)

Fazer com que possamos através do curso de pós-graduação dar sempre mais condições ao servidor público para desempenhar o seu trabalho no atendimento ao nosso cidadão. E nós temos aí muitas solicitações estado afora.

(apresentador)

O conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE/SC, Salomão Ribas Jr, idealizador do programa de pós-graduação do Icon, também prestigiou a formatura.

(conselheiro)

Eu tenho muito orgulho de, ao longo de minha vida, ter podido construir escolas. Como secretário (Estadual) da Educação e também com presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Quando vim para o Tribunal de Contas, eu vim com a ideia fixa de construir uma escola. Aqui começamos com o Instituto de Contas, com iniciativa minha, aprovada pela Assembleia Legislativa. E, depois, já na minha última gestão como presidente, decidimos por fazer esse curso de pós-graduação. Enfrentamos algumas incompreensões até porque houve quem achasse um pouco estranho o tribunal de contas. Mas a educação é a nossa salvação.

(apresentador)

Assim como a Corte catarinense, outros tribunais de contas do Brasil oferecem cursos de pós-graduação: o Tribunal de Contas da União e os TCEs de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

(TCE Informou)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal