• Instituição promove a formação integral de aproximadamente 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens

Instituição promove a formação integral de aproximadamente 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens

31 Ago, 2018 14:01:37 - Educação

Criciúma (SC)

Há 69 anos, no dia 1º de setembro, era fundado em Criciúma o Bairro da Juventude. Desde então, a Instituição aprendeu a construir e ser o alicerce de muitos sonhos. Neste caminhar, milhares de vidas foram transformadas através das inúmeras oportunidades oferecidas pela entidade na área social e educacional.

Hoje, a entidade atende, gratuitamente, aproximadamente 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens com acesso à educação formal, atividades culturais e esportivas, laboratórios educativos, alimentação, transporte escolar, saúde e atendimento psicossocial.  Já no setor de profissionalização, o Bairro oferece seis cursos de Aprendizagem Industrial nas áreas de Mecânica Geral, Mecânica de Automóveis, Eletroeletrônica, Padeiro e Confeiteiro, Cozinheiro Industrial e Programador de Computador.

E são histórias como de Leticia Pereira Nunes, 15 anos, que fortalecem o trabalho da Instituição. Aluna do Bairro desde os sete anos, a menina teve o apoio que necessitava e hoje, com 15, cursa Padeiro e Confeiteiro no período vespertino e pela manhã se dedica aos estudos do 9º ano. “Perdi minha mãe muito cedo, quando tinha cinco anos. Logo, em seguida, vim para o Bairro. Minha mãe era minha heroína, era tudo para mim. Quando a perdi, decidi que eu mesma seria meu melhor exemplo. Queria me tornar uma boa pessoa com atitudes positivas. Aqui no Bairro consegui isso, encontrei as melhores pessoas que eu podia conhecer e confiar”, revela Leticia.

E a gratidão pelo Bairro também se reflete na consciência da garota. “Hoje posso dizer que o Bairro se tornou meu herói. E sei que ele poderá ser o herói de muitas outras crianças e adolescentes. Na Instituição tenho muitas oportunidades que abrem meu caminho e me fazem sonhar”, conta a jovem que sonha fazer faculdade de Administração e revela uma paixão. “Sou apaixonada por música e isso o Bairro também me deu através das aulas de canto coral”, conta.

De acordo com a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, os heróis do Bairro vivem todos os dias histórias reais. “Aqui temos 1,5 mil heróis que mostram que tudo é possível. São heróis que aprendem, ensinam, arriscam e que constroem a Instituição. Nossas crianças e adolescentes estão dispostos a sonhar e realizar”, salienta a diretora.

  Envolvimento da comunidade e empresas é fundamental

E todo o trabalho oferecido pelo Bairro da Juventude só é possível pela parceria que possui com a comunidade, empresas e voluntários. “Quantos anônimos trabalham para que essas crianças tenham uma oportunidade de vencerem na vida. O Bairro é feito com o apoio de muitos, e isso nos orgulha muito. As crianças precisam de oportunidades e trabalhamos para que isso aconteça. Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back.

Para manter  a qualidade no atendimento, o Bairro também desenvolve várias campanhas de mobilização de recursos que garantem a sustentabilidade do local. Mas a ajuda também acontece através do trabalho voluntário, do patrocínio de empresas em projetos voltados à área educacional e social ou com a doação de roupas, eletrodomésticos e móveis.  "O Bairro busca sempre ser referência na educação e assistência social. A credibilidade e transparência são essenciais para fortalecer o nosso trabalho", declara o presidente.

Além da comunidade, empresas e demais instituições apoiadoras, o Bairro também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Criciúma, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional) e Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

 O Bairro da Juventude oferece

EDUCAÇÃO - Aproximadamente 950 crianças e adolescentes têm acesso ao ensino integral.

OPORTUNIDADE - Por ano, 500 jovens são direcionados ao mercado de trabalho. São ofertados cursos nas áreas de Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Programador de Computador, Mecânica Geral, Cozinheiro Industrial e Padeiro & Confeiteiro.

SEGURANÇA - O transporte dos alunos é feito por três ônibus que percorrem mais de 80 bairros de Criciúma e municípios vizinhos.

ALIMENTAÇÃO - Quatro refeições diárias e o acompanhamento de nutricionistas garantem uma alimentação saudável e balanceada a todas as crianças e jovens. Ao ano o Bairro serve 1.132.560 refeições.

SAÚDE - Por ano, o Bairro da Juventude realiza aproximadamente 4 mil atendimentos na área médica, de enfermaria e odontologia.

PSICOSSOCIAL: Entre os atendimentos familiares, para crianças e adolescentes e visitas domiciliares, ao ano somam-se mais de 1,5 mil abordagens.

ESPORTE, LAZER E CULTURA - Os momentos de descontração, movimento e criatividade são garantidos através das Atividades Esportivas, Culturais e Laboratórios Educativos

TEXTO/ASSESSORIA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE