• Inseminação artificial de animais é realizada em Orleans

Inseminação artificial de animais é realizada em Orleans

22 Dez, 2017 11:12:30 - Tecnologia

Orleans (SC)

O Hospital Veterinário Unibave – HVU, já desenvolve mais um serviço, em termos de saúde animal, a Transferência de Embriões em equinos. Depois do primeiro procedimento realizado há poucas semanas, os médicos veterinários do hospital obtiveram, a primeira confirmação de gestação por exame de ultrassom.

A Transferência de Embrião (TE) é uma técnica na qual se faz a coleta do embrião do útero de uma égua (doadora) e se transfere, instrumentalmente, para o útero de outra égua (receptora), onde o embrião se desenvolverá. A técnica embasada em biotecnologia é aplicada quando se deseja obter mais de uma cria da mesma égua por ano. Sendo utilizada em animais de alto valor zootécnico, éguas idosas ou com problemas reprodutivos.

Segundo o médico veterinário, Guilherme Valente de Souza, responsável pela implantação do novo serviço no HVU, a TE pode ser realizada do 6° ao 9° dia da ovulação, com a mesma inseminada, realizando a coleta do embrião por lavagem do útero da égua doadora e tendo seu conteúdo passado por um filtro onde é vertido em placa e posteriormente realizado o rastreamento (procura do embrião).

“Após achar o embrião, ele é manipulado e em seguida, é transferido para o útero de uma égua receptora. Cerca de cinco dias após este procedimento é realizado o diagnóstico de gestação por meio do exame de ultrassom, a fim de avaliar a eficácia do processo”, explicou o médico veterinário.

Esta foi a primeira transferência de embrião do HVU na qual já se obteve o resultado positivo com a primeira gestação confirmada, que terá duração de 11 meses. O processo contou com o apoio do médico veterinário do HVU, Gabriel Pereira Berti, e dos acadêmicos do trabalho voluntário.

A médica veterinária e diretora do HVU, Lívia Gonçalves da Silva Valente, reforça que além da implantação da Transferência de Embriões, o Hospital Veterinário Unibave oferece também inseminação artificial com sêmen à fresco, refrigerado e congelado.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE