• Inscrições abertas para Feira da Inovação da Unesc

    Evento vai propiciar um espaço para que ideias inovadoras ganhem destaque

Inscrições abertas para Feira da Inovação da Unesc

02 Set, 2016 09:20:35 - Educação

Criciúma (SC)


Soluções e ideias inovadoras que tenham impacto positivo, tanto na comunidade, quanto no ambiente acadêmico já podem ser inscritas na 3ª Feira de Inovação que ocorre de 18 a 20 de outubro, durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do unesc.net/feiradainovacao até o dia 20 de setembro.


A submissão de trabalhos vai além da área acadêmica e está dividida em quatro categorias: Universidades, Escolas, Empresas e Comunidade em Geral. “A Feira da Inovação é uma atividade inserida na Semana de Ciência e Tecnologia que tem por finalidade oportunizar a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa a possibilidade de compartilharem seus inventos, sejam eles produtos ou processos”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.


Além disso, para a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Silveira Lopes, essa é uma oportunidade de gerar visibilidade para aqueles que possuem ideias inovadoras, mas ainda não sabem como divulgá-las.  “A Feira da Inovação é um excelente espaço para a socialização de projetos e soluções inovadoras que visem facilitar a vida das pessoas e organizações. Entendemos que é neste espaço que as pessoas podem colocar suas ideias na vitrine”, destaca.


Resultados reais


Propondo reconhecer ideias inovadoras, que tragam benefícios à comunidade, a Feira da Inovação vem cumprindo seu papel. Prova disso são os resultados positivos obtidos em outras edições, como do Projeto Crusch, um site de compartilhamento de projetos de móveis que foi o 1º colocado em 2015 na categoria Comunidade. “A inciativa começou antes, mas foi na Feira que conseguimos mostrar para comunidade esse tipo de inovação bem disruptiva e, claro, deu até para melhorar a proposta através da interação e dos feedbacks colhidos no evento. Hoje já alcançamos 12 mil downloads de projetos de móveis de diversos lugares do mundo”, explica o designer de produto e co-fundador do projeto Crusch, Mateus Monteiro Machado.


A Feira da Inovação também trouxe bons frutos para o ganhador do 1º lugar na categoria Empresas, Ismael Marchesini. “Tenho orgulho de ter participado de um evento que promove o desenvolvimento de ideias inovadoras que futuramente irão trazer benefícios à população. Em meu caso, iniciei com uma simples ideia que está prestes a se tornar um produto oficial no portfólio da empresa na qual faço parte”, completa o idealizador do Aquecedor para Suínos Na Maternidade com Módulo Peltier.


Para a pró-reitora Luciane Ceretta, apostar na inovação, através de soluções no campo da ciência e tecnologia acaba sendo uma forma de estimular a própria comunidade, empresas e até jovens alunos a pensarem de forma criativa, ainda na escola.  “No contexto atual, a inovação pode ser a solução. A Feira ainda tem o objetivo de promover uma reflexão sobre como a criatividade pode potencializar resultados e disparar novos processos em diferentes áreas do conhecimento”, avalia.


ASSESSORIA DE IMPORENS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança