• Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação são debatidas

    Segundo fórum com a comunidade acadêmica aconteceu na tarde desta quinta-feira

Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação são debatidas

12 Mai, 2017 14:32:56 - Educação

Criciúma (SC)

Em continuidade ao processo de diálogo com a comunidade acadêmica para a elaboração das propostas que devem nortear a nova gestão à frente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), os professores Luciane Ceretta e Daniel Preve, que encabeçam a chapa “A Unesc que a gente quer”, realizaram mais um fórum, desta vez com o tema Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação. O debate interativo com professores e estudantes aconteceu na tarde desta quinta-feira, no bloco R2 da universidade.

A candidata a reitora lembrou que “há muito tempo, a Unesc optou pelos investimentos em pesquisa, por exemplo, mas sabemos que o cenário externo é diferente e os incentivos são cada vez mais escassos. Por isso, é importante continuar trabalhando a pesquisa aqui dentro e incentivá-la cada vez mais”. Luciane também destacou a importância da participação da comunidade acadêmica nos fóruns.

“Temos falado muito em compartilhamento, não somente porque esta é a forma como estamos trabalhando a nossa campanha, mas, também, porque é deste modo que queremos levar a futura gestão. Fóruns permanentes serão realizados nos próximos anos, com diferentes temas, e é fundamental que vocês continuem participando para que a gente saiba se nossas ideias estão dando certo, se vocês têm ideias melhores. A Unesc é comunitária, precisamos pensar de forma coletiva”, afirmou a professora aos presentes.

Como o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e coordenador-adjunto do curso de Engenharia Química, Agenor De Noni Junior. Ele falou a respeito da necessidade de ampliar e qualificar a Iniciação Científica, de inserir o acadêmico neste cenário e mantê-lo. “Pensar um programa que alie a Iniciação Científica e as empresas da região. Inclusive, as experiências com estudantes que fizeram isso já deram muito certo”, assegurou Agenor.

Entre outras pontuações e propostas feitas pelos professores, colaboradores e alunos, destaque para: ampliar as parcerias público-privadas para a captação de recursos, fortalecer a pesquisa básica/fundamental e as pesquisas direcionadas à inovação social, revisar as normas para o processo de internacionalização nos Programas de Pós-Graduação, explorar o Iparque – Parque Científico e Tecnológico – como um dos meios para a promoção da inovação e sustentabilidade da Universidade, entre outros.

Programação dos fóruns

Confira os temas e datas dos próximos fóruns. Os locais e horários de realização estão disponíveis na página da campanha no Facebook: www.facebook.com/unescqueagentequer.

15/05 - A Unesc que a gente quer para os Estudantes;

18/05 - A Unesc que a gente quer no Ensino;

22/05 - A Unesc que a gente quer para a Valorização das Pessoas;

23/05 - A Unesc que a gente quer com a Comunidade;

25/05 - A Unesc que a gente quer na Gestão Universitária.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE