Iniciativas sustentáveis fazem parte do planejamento diário

05 Jun, 2017 14:25:45 - Geral

Tubarão (SC)

Sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Ferrovia Tereza Cristina, que incentiva práticas positivas e atua, de forma preventiva, contra possíveis riscos e impactos nas atividades diárias. Com uma malha ferroviária de 164 Km, a FTC passa por 14 cidades do Sul Catarinense e, neste trajeto, carrega também a responsabilidade de preservar o meio ambiente.

A empresa direciona investimentos em diversas ações e iniciativas sustentáveis, tanto junto ao público interno como  à comunidade em geral. O trabalho de conscientização pode ser observado por meio dos mutirões de limpeza realizados ao longo da linha férrea, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras, incentivo ao plantio de mudas, entre outros trabalhos ambientais. Todo ano, a FTC reafirma e mantém a certificação na ISO 14001, Gestão Ambiental, reforçando o seu empenho e compromisso na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Tratamento de Resíduos: Em 2016, mais de 147 toneladas de resíduos sólidos (Classe I, sucatas metálicas e outros recicláveis) foram gerenciados pela Ferrovia, além de 8,4 mil litros de óleo, também encaminhados à reciclagem.

Mutirões de Limpeza: A FTC promoveu quatro mutirões de limpeza e trabalhos de educação ambiental, em comunidades lindeiras no ano de 2016, com o objetivo de esclarecer sobre os perigos e riscos do acumulo de lixo nas margens ou sobre a linha de trem. Ao todo, foram retiradas 372 toneladas em Tubarão, Capivari de Baixo, Imbituba e Criciúma.

Efluentes: Todos os pontos de efluentes das áreas da FTC passam por inspeções, manutenções e monitoramentos periódicos, atendendo aos parâmetros legais. Só em 2016 foram mais de 830 inspeções, reforçando o comprometimento da Ferrovia com o meio ambiente.

Monitoramento: Para um maior controle de gases e da eficiência de seus equipamentos a diesel, a FTC realiza avaliação colorimétrica de densidade, para medir se os mesmos estão emitindo fumaça dentro dos padrões permitidos. Em 2016 ocorreram 86 medições, que apresentaram resultados dentro dos parâmetros legais. As emissões atmosféricas também são monitoradas, visando minimizar o consumo de recursos naturais.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE