• Iniciação Científica é o primeiro passo para a vida acadêmica

Iniciação Científica é o primeiro passo para a vida acadêmica

02 Abr, 2019 09:55:02 - Educação

Criciúma (SC)

A Iniciação Científica (IC) é uma plataforma educacional e didática que proporciona aos alunos maior contato com o universo acadêmico, desenvolvimento de pesquisas e estudos, além de manter o convívio mais próximo com professores. A proposta visa a orientação de acadêmicos com pesquisadores experientes e possibilita o aprendizado de técnicas e métodos científicos. É com esse pensamento de enriquecer o conhecimento e promover experiências, que o curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc possui um núcleo que estimula a ampliação do pensamento inovador e da criatividade.

O aluno que integra a IC estará conectado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas com o intuito de resolver e auxiliar na resolução de problemas reais, que proporciona uma experiência extra e é um diferencial deste futuro profissional. “As empresas valorizam a iniciação cientifica, pois entendem que este acadêmico vai estar em contato com novas tecnologias, estudando de maneia aprofundada e desenvolvendo habilidades comportamentais, como liderança, pró atividade, responsabilidade e criatividade”, declara o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota.

Essa ferramenta de ensino-aprendizagem é suporte teórico e metodológico para quem está no começo da formação acadêmica. “O acadêmico quando está iniciando cientificamente uma proposta, perceberá que não é apenas criar um protótipo ou produto, mas que tem toda uma parte de pesquisa que é importante, e, desta forma conhecer o quanto outros pesquisadores já fizeram algo da mesma área e identificar onde que ele deverá inovar”, pontua o professor da Faculdade Satc, Cleber Izidoro.

É no Laboratório de Sistemas Embarcados que os alunos realizam estudos e conceitos embasados no que aprendem nas aulas. “Quando se fala em pesquisa é necessário buscar informação, ler artigos, pois, em alguns casos pode ser um assunto que talvez eles não conheçam e essa busca conhecimento é mais restrita nas aulas. Esse processo irá torna-los autodidatas, formará um futuro engenheiro que tem em seu DNA a pesquisa e a iniciativa para solucionar problemas”, frisa Izidoro.

Experiências educacionais

Para o acadêmico Gustavo Pedro de Freitas Neto a participação na IC de Mecatrônica ampliou seu contato com a comunidade científica, bem como o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. “Em razão do projeto no qual eu participei ser voltado para a área de energia sustentável, materiais recicláveis e controle eletrônico, pude aumentar diversos conhecimentos obtidos no curso técnico de Eletrônica e na graduação de Engenharia Mecatrônica”, destaca.

Aperfeiçoamento de habilidades, incentivar talentos e despertar a vocação científica dos alunos vai além das salas de aula. Promover desafios e a resolução de problemas reais são os responsáveis pelo aprimoramento das competências individuais dos acadêmicos. “Melhorei minha aptidão na escrita e leitura com desenvolvimento de artigos, tive aplicações práticas de eletrônica (placas, solda e programação) e também na desenvoltura ao trabalhar em equipe”, relata Freitas Nego.

Ele continua fazendo a graduação e já está atuando no mercado de trabalho. “Foi a participação na bolsa de pesquisa e o relacionamento com os professores que garantiram uma indicação para minha atual vaga de emprego”, comenta. O acadêmico participou do projeto Nacionalização da Tecnologia de captação da Luz Solar e Desenvolvimento de Sistema Híbrido Controlado (solar e Fotovoltaico) para iluminação de ambientes através de Luminária Híbrida (Difusor e LED). A empresa financiadora da pesquisa foi a Baesa - Energética Barra Grande S/A.

Já para o aluno Augusto Scussel Garcia, que atualmente faz parte no núcleo de pesquisa da Mecatrônica e é ex-aluno do curso técnico de Eletromecânica da Satc, a IC é um diferencial de conhecimento em pesquisa na graduação. “No técnico eu já adquiri uma base específica na área que eu estudava e aqui com as pesquisas estou tendo contato com assuntos que não dominava, como a eletrônica. Isso ajuda nas aulas, pois estou aprendendo e tendo afinidade com temas que não conhecia”, ressalta.

Os professores incentivam e encorajam os novos pesquisadores a alcançarem êxito em seus projetos. Fomentar ideias é o primeiro passo para tornar os alunos novos empreendedores. “Na IC nós sempre temos um professor para auxiliar e contribuir para o que estamos estudando, eles nos motivam e deixam a gente se ‘virar’ um pouco para termos esse instinto inovador e diferenciado”, enfatiza Garcia.

Ele encerrou o projeto ‘Martelo do Thor’ onde foi construído um protótipo com as mesmas características do martelo do personagem de ficção científica. E está em andamento a iniciativa sobre a Previsibilidade de Geração Fotovoltaica.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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