• Iniciação à Vida Cristã é tema de curso para padres e leigos

Iniciação à Vida Cristã é tema de curso para padres e leigos

19 Jun, 2017 13:51:44 - Variedades

Criciúma (SC)

Nesta semana, padres da Diocese de Criciúma estarão ausentes em suas paróquias por um motivo importante. A Coordenação Diocesana de Pastoral promove o Estudo Anual do Clero. A atividade, que terá início às 08 horas desta terça-feira, 20, na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma, terá como tema “Iniciação à Vida Cristã” e será assessorada pelo padre salesiano Luiz Alves de Lima, de São Paulo (SP).

Padre Lima é professor de teologia pastoral catequética no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), fundador da Sociedade de Catequistas Latino-Americanos e da Sociedade de Catequistas Brasileiros e assessor da Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe (CELAM). No mês passado, auxiliou a reflexão sobre o mesmo tema a mais de 350 bispos do país reunidos na 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também colaborou com a redação final do documento que será lançado pela Igreja do Brasil sobre o tema.

“Em nossa Assembleia Diocesana, no ano passado, o tema Iniciação à Vida Cristã foi apontado como prioridade para os próximos anos na nossa ação pastoral. O primeiro passo que queremos dar é promover uma boa reflexão com os padres e leigos. Queremos estar em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil e, por isso, traremos o padre Lima que, há mais de 30 anos, estuda e escreve sobre o assunto para dar introdução aos nossos trabalhos. Não basta acolhermos o tema, mas temos que assumi-lo verdadeiramente. Compreendemos que o processo da Iniciação à Vida Cristã é longo e contínuo. Não se basta a partir de uma ou de duas palestras ou reflexões. Levar os principais líderes – padres e catequistas – a compreender como se vivencia este processo, garante que a catequese seja assumida com maior evidência”, ressalta o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio.

Tema reunirá leigos no fim de semana

O método de Iniciação à Vida Cristã envolve família, comunidade, liturgia e todos as lideranças diretamente ligadas à catequese. O Estudo do Clero será encerrado na tarde de quinta-feira, 22, mas padre Lima permanece em Criciúma até o fim de semana, uma vez que ministrará o mesmo tema no Seminário Diocesano de Catequese, para um grupo de mais de 300 pessoas, envolvendo religiosas, catequistas e membros das equipes paroquiais de preparação para o Batismo e para o Matrimônio, no sábado e domingo, 24 e 25, no auditório do Colégio São Bento.

TEXTO/ASSESSORIA DE DIVULGAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE