• Inicia nesta sexta, curso de Permacultura com certificação internacional

Inicia nesta sexta, curso de Permacultura com certificação internacional

12 Jul, 2018 15:49:26 - Variedades

Criciúma (SC)

Inicia nesta sexta-feira, 13 de julho, e vai até o próximo domingo dia 22, no Oikos, em Criciúma, um inédito curso de imersão intitulado PDC – Certificação de Design em Permacultura com certificação internacional. Coordenado pela estação de Permacultura Nova Oikos, de Camboriú, o curso tem como objetivo apresentar ferramentas teóricas e práticas para possibilitar aos participantes o planejamento e criação de espaços onde todos os elementos se relacionem de modo favorável ao seu desenvolvimento sadio.

O curso PDC significa, ao pé da letra, Permaculture Design Course (Curso de Design em Permacultura) e foi desenvolvido pelo Bill Mollison, co-criador da Permacultura, para facilitar o ensino e aprendizado dos princípios e fundamentos do design sustentável. O curso tem um currículo internacional de 72 horas e segue mundialmente o mesmo formato, para garantir a integridade do processo de certificação. 
     

Segundo a certificadora do curso, Mildred Gustack Delambre, a Permacultura é, em primeiro lugar, “um método de planejamento a partir do qual é possível organizar e criar espaços que possibilitem um equilíbrio entre o homem e a natureza, nas diferentes dimensões da vida”. Por isso, lembra ela, uma das habilidades principais desenvolvidas ao longo do curso, “é o olhar integral do sujeito em relação ao ambiente no qual está inserido”. Por integral, conceitua Mildred, entende-se um olhar a partir do qual é possível perceber e avaliar todos os elementos que compõem um sistema, observando, assim, as diferentes qualidades e fragilidades.

Para a certificadora, este curso visa empoderar os participantes sobre a capacidade de formular respostas e soluções de acordo com as demandas de cada ambiente, “sempre baseadas nos princípios éticos e de design ecológico da Permacultura”. Como diferencial, a Nova Oikos oferece, além do conteúdo padrão, 14 horas destinadas à atividades e conteúdos como: design social, processo projetual, excursão para visita a cachoeira e yoga, esta facilitada pela professora Derci Wotmeyer, do Oikos.

Ao finalizar, 
Mildred Gustack Delambre lembra que não há pré-requisito para participar do curso. Pode participar “qualquer pessoa que questione o funcionamento do mundo ao seu redor e que queira atuar com agente de impacto positivo na sua comunidade”. Todos os inscritos vão ganhar um exemplar do livro “Compostela – Muito além do caminho de Santiago”, de Beto Colombo e Mhanoel Mendes.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews