• Informações sobre a Sessão do dia 9/7 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 9/7 na Câmara de Criciúma

10 Jul, 2018 15:49:45 - Política

Criciúma (SC)

Professor Renan Ceretta é prestigiado no Legislativo por sua conquista na Academia Catarinense de Odontologia

Partindo da iniciativa do vereador Dr. Allison Pires (PSDB), a Casa Legislativa aprovou por unanimidade, a moção de aplauso com intuito de parabenizar Renan Ceretta, por tornar-se o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, esposa do homenageado e a filha estiveram presentes, bem como funcionários da instituição.

Nascido em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, em 17 de maio de 1964, Renan é filho de Silvio Antonio Ceretta e Gema Stochero Ceretta. Casado com Luciane Bisognin Ceretta é pai de Vitória Bisognin Ceretta.

Renan Antônio Ceretta, é professor e coordenador do curso de Odontologia da Unesc. No dia 24 de novembro de 2017, passou a ocupar a cadeira de número 25 da Academia Catarinense de Odontologia. A votação teve a participação de todos os profissionais que ocupam as demais cadeiras na Academia.

 A Academia Catarinense de Odontologia tem o objetivo de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia.

O professor Renan Ceretta entende o convite como um reconhecimento especial pelo trabalho desenvolvido ao longo de vinte e sete anos de carreira na Odontologia. Possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul, especialização em Endodontia pela UFSC, especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc.

Ceretta é cirurgião dentista pela Prefeitura de Criciúma e professor da Unesc. Atua em vários temas relevantes da Odontologia, com ênfase em Endodontia e Saúde Coletiva.


Projeto de Lei que propõe implantação de placas informativas para o auxilio preventivo ao suicídio é aprovado

Com autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD), a época, foi apresentado na sessão desta segunda-feira (09/07) o projeto de lei PL 37/18 que “Dispõe sobre a afixação de placas informativas sobre o auxílio preventivo ao suicídio prestado pela Rede de Proteção à Vida”. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Segundo o projeto proposto, as placas informativas deverão sem implantadas nas praças públicas e terminais urbanos do Município devem conter informações sobre o auxílio preventivo ao suicídio prestado pela Rede de Proteção à Vida.

As despesas decorrentes com a execução da Lei ocorrerão à conta de dotação orçamentária própria, suplementadas caso necessário. A lei passa a vigorar a partir da data de sua publicação.

Em sua justificativa, Juarez salienta a importância da implantação destes informativos. “Tal medida se faz necessária dado o aumento no número de ocorrências, consoante consulta ao Sistema de Informação sobre Mortalidade”, evidencia.

Segundo dados do SIM, no ano de 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes; já em 2015 o número chegou a 11.736: 5,7 a cada 100 mil. Em Criciúma, no ano de 2015foram 20 mortes; em 2016, 19 e em 2017, 27 mortes. Em 2018, já se tem o registro de 9 ocorrências.

Por fim, o vereador destaca, “não há que se falar vício de iniciativa no presente projeto de lei, tendo em vista que, somente nas hipóteses previstas no art. 61, § 1º, da Constituição Federal, ou seja, nos projetos de lei cujas matérias sejam de iniciativa reservada ao Poder Executivo, é que o Poder Legislativo não poderá criar despesa”, conclui.

Kaminski requer solução para esgoto a céu aberto e cópias de documentos

Trazendo dois pedidos para a sessão desta segunda-feira (09/07), o vereador Julio Kaminski (PSDB) questionou por meio de requerimento o Chefe do Poder Executivo. A primeira proposição trata-se de quais os procedimentos que serão adotados para resolver o problema do esgoto a céu aberto ao lado da Unidade de Saúde do Bairro São Sebastião e qual a data prevista para inicio e término das obras.

“O esgoto corre a céu aberto há mais de quatro anos e os dejetos provocam a proliferação de ratos e baratas, trazendo perigos iminentes à saúde dos moradores do Bairro São Sebastião”, acentua.

Em segundo momento, ele solicita a cópia da ata da sessão processo licitatório 238/PMC/2017, referente à manutenção elétrica da frota veicular, a cópia de todas as impugnações do pregão presencial 238/PMC/2017 e a cópia do contrato do vencedor, bem como as autorizações de serviço e das notas fiscais vinculadas a este processo desde o início de sua vigência até junho/2018.

Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade pelo Legislativo.

Vereador solicita implantação de pedras de base em frente a abrigos de ônibus

O vereador Ademir Honorato (MDB), apresentou na sessão desta segunda-feira (09/07) uma proposição por meio de requerimento indagando o Executivo. Honorato questiona se existe a possibilidade de colocações de pedras de base em frente aos abrigos de ônibus da Rodovia Luiz Rosso, nos bairros Primeira Linha, Morro Estevão e Quarta Linha, onde não há pavimentação.

“Quando chove, se formam poças de água na pista devido ao peso dos ônibus, gerando transtornos aos passageiros que esperam o transporte coletivo”, salienta. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Parlamentar solicita pavimentação de via e relatórios acerca das multas aplicadas de Janeiro de 2017 a Junho de 2018

Na sessão de segunda-feira (09/07), o parlamentar Aldinei Potelecki (PRB) apresentou duas proposições questionando o Chefe do Poder Executivo Municipal. Em primeiro momento, Potelecki pergunta se existe projeto para completar a pavimentação da Rua Henrique Vidal dos Santos, localizada no Bairro São José, caso tenha projeto para execução, qual o cronograma proposto.

Já a segunda proposição ele quer saber a quantidade de multas de trânsito aplicadas a partir do 01/01/2017 até 30/06/2018, quantas foram aplicadas pelos agentes de trânsito, quantas foram aplicadas pelos sistemas eletrônicos e quanto foi lançado e quanto foi arrecadado em valores.

Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade pela Casa Legislativa.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE