• Informações sobre a Sessão do dia 30/5 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 30/5 na Câmara de Criciúma

31 Mai, 2017 10:27:20 - Política

Criciúma (SC)

Padres e empresários recebem Moção de Aplausos

O Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, o padre Antônio Vander da Silva e o casal Zefiro Giassi e Ana Maria Zilli Giassi, receberam na Sessão de hoje (30/5), Moção de Aplauso, pelo empenho, trabalho e dedicação para implantação do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o segundo maior santuário catarinense. A autoria da homenagem foi dos vereadores Tita Beloli (PMDB) e Miri Dagostim (PP), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A placa foi entregue ainda nesta noite.

O vereador Miri Dagostin (PP) ressaltou a humildade que o bispo tem com as pessoas e enalteceu o empreendedorismo dos empresários Ana e Zefino. Também salientou o trabalho desenvolvido pelo padre Antônio Vander. “Muito nos emociona o exemplo dado por vocês”, disse. O vereador Tita Beloli (PMDB) descreveu cada homenageado com duas palavras, sendo, humildade e trabalho para os empresários. “Seu Zefino começou desde cedo, e sempre com humildade, ajudando muitas pessoas, assim como a sua esposa”. A Dom Jacinto ele lembrou com as palavras Fé e Sonhar. Persistência e Dedicação foram mencionadas para o Padre Vander. “Quando temos humildade e trabalhamos com dedicação e persistência na fé, o sonho se torna realidade”, finalizou o vereador.

O presidente da Câmara, vereador Julio Colombo (PSB), também parabenizou e disse que um momento que orgulha muito os vereadores. “É isso que buscamos, trabalhar com a comunidade, mas também reconhecer o trabalho feito para e com a comunidade”.  

Sonho

Ao receber a homenagem o bispo lembrou que esse sonho de construir o santuário era de muito tempo. “É um sonho de muito tempo, mas é preciso sonhar juntos. Como se constrói uma torre tem que saber se ela vai chegar ao fim”, disse o bispo, lembrando toda a trajetória até a construção do santuário. “No mundo inteiro, todos os santuários são visitados. Ficamos muitos contentes com a homenagem. A gratidão sempre é um gesto maravilhoso”, enfatizou o bispo.

“Sinto-me honrado estar nesta Casa. A participação da gente na comunidade deve fazer parte da vida de cada um de nós. O ter é muito menos importante do que o ser. Quando se tem amigos e fieis, isso são os grandes valores, a grande riqueza que podemos ter”, comentou o empresário Zefiro Giassi. “A fé sem obras é morta. Fico muito feliz. A gente não merece nada, quem merece é aquele que está lá em cima e nos governa”, comentou Ana.

“Sempre fui muito sonhador e tive muita inquietude. Não acredito que as pessoas nasceram para ser qualquer um na face da terra. Sou mendigo do senhor e quero morrer como mendigo de Deus. Eu amo a igreja. Obrigado pelo reconhecimento”, mencionou o padre Antônio Vander, ressaltando e agradecendo cada contribuição dos fieis, ao santuário.

Bispo Dom Jacinto Inácio Flach

Relata o bispo, sobre si: “Uma história que começou, creio eu, desde o ventre de minha mãe. Pois desde criança, sempre tive a vontade de ser padre”. Nascido em 26 de fevereiro de 1952, na comunidade de Morro São Pedro, interior da cidade de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, distante cerca de 70 km da capital Porto Alegre, Dom Jacinto é filho de Maria América Schaidler e José Otacílio Flach (falecido).

Muito apegado à família, Dom Jacinto afirma que sentiu dificuldade para sair de casa e ingressar no seminário. O fez quando já tinha 23 anos de idade. O bispo é o quinto de uma família de nove irmãos.

“Somos muito unidos, como nossos pais nos ensinaram a ser. Se há alguma dificuldade, sabemos nos perdoar e cultivar a unidade. Sempre nos encontramos, sobretudo no Natal e na Páscoa. É uma benção muito grande a família, pois temos tantas coisas a viver e partilhar uns com os outros”, afirma.

“A gente é escolhido bispo sem saber. Antes, é feita uma consulta sobre a vida da gente. Para a escolha de um bispo, são apontados três candidatos. O Papa escolhe um deles por meio de suas orações e do resumo da vida deles que lhe é entregue. Não foi fácil aceitar. É algo muito forte, que deixa a gente sem chão. Nunca esperei por isso, queria apenas ser padre. Eu sempre dizia ao bispo: ‘A paróquia para a qual ninguém quiser ir, o senhor pode me mandar, que eu vou!’”, explica Dom Jacinto, que em 28 de outubro de 2003, recebeu o pedido do Papa Bento XVI para ser bispo auxiliar de Porto Alegre.

Mesmo muito preocupado com a missão a qual Deus lhe chamava, aceitou três dias depois. Foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre e do Vicariato de Guaíba em 12 de novembro de 2003 e ordenado bispo em 05 de fevereiro de 2004, com o lema episcopal “Anuncio-vos a Misericórdia”. Com esta frase extraída da carta encíclica Dives in Misericordia, escrita pelo Papa João Paulo II, Dom Jacinto garante que o centro de uma vida renovada, de transformação do ser humano e da sociedade está no amor misericordioso de Jesus: “Através dele, tanta alegria, tanta paz voltam, quando cremos que o Coração de Jesus é, sobretudo, muito misericordioso. Ele não condena, não expulsa, não afasta, mas quer todos para Ele, e para isto, Ele veio: para ser a salvação, para que possamos descobrir e entrar neste mistério”.

Em 13 de novembro de 2009, Dom Jacinto iniciou uma nova missão: Ser bispo da Diocese de Criciúma. A Igreja Diocesana, que neste ano completa 15 anos de caminhada, é motivo de alegria para seu pastor.

“Sou feliz, gosto de fazer o que faço, mas sei que somente consigo fazer tudo pela oração e pelo apoio das pessoas que rezam comigo, para poder fazer o que é da vontade de Deus e não a minha. Tento fazer o que vejo que é melhor para a Igreja e para o povo de Deus. Da minha vida, só tenho a agradecer, porque não foi fácil. Houve coisas muito desafiadoras, mas houve bênçãos muito maiores que os desafios”.


Padre Antônio Vander da Silva

De acordo com Rosa Santana da Silva, de 56 anos, o filho, aos seis anos de idade, já demonstrava a vocação: “Ele e alguns amiguinhos montavam um altar e diziam que estavam rezando a missa. Ele sempre falava que seria padre, mas na época não imaginávamos que seria verdade”, relembra. Muito dedicado, Antônio Vander da Silva quis entrar antes mesmo de completar a idade na escola. “E ele se destacou muito rapidamente”,

Natural de Sombrio, Vander chegou a fazer vestibular e foi aprovado. Porém, a vontade de ser padre era maior e nunca chegou a ingressar no curso que havia cogitado: Medicina.

“Ele estava sempre na igreja. Continuava dizendo ao longo da adolescência que seria padre. Quando ele foi aprovado no vestibular e decidiu não cursar, ficamos preocupados, pois na época achávamos que o melhor seria ele ter uma família”, explica a mãe.

Antônio Vander da Silva entrou no Seminário Menor em Tubarão em 15/02/1998. Em seguida, cursou as faculdades de Filosofia, Teologia e fez especialização em Direito Canônico. No dia 12 de março de 2006 teve a ordenação diaconal na Igreja Imaculado Coração de Maria em Lauro Müller. Em 01/07/2006 ocorreu a ordenação presbiteral na Igreja Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.

Em três anos e meio em Içara como pároco, Antônio Vander da Silva já tem o nome na história da cidade. Através dele, a Paróquia São Donato recebeu, em 2015, o privilégio de ser a única matriz em honra ao santo italiano - em um total de 370 em todo o mundo - a possuir uma relíquia do padroeiro.

A peça ficou guardada por 1700 anos na cidade de Arezzo, onde o arcebispo Riccardo Fontana entregou para ser apresentada na 65ª Festa de São Donato. “Agora somos ainda mais irmãos de Arezzo”, comenta o pároco.

Antônio Vander trabalhou para reativar também a igreja, agora, denominada pela Misericórdia, mas por muito tempo conhecida como Casa de Cultura Padre Bernardo Junkes. Desde que foi retomada, a igreja passou a sediar novamente celebrações. “É um patrimônio espiritual do povo içarense”, considera.

A devolução foi decidida através de audiência pública em 2014. Na época, a estrutura construída em 1955 estava sofrendo com problemas estruturais e corria riscos pela avançada deterioração devido a falta de manutenção do Município.

Além de ser reconhecido pelas missas de Cura e Libertação, desde que chegou a Içara Vander passou a realizar o Cerco de Jericó. Em março deste ano também eternizou a imagem do padre Bernardo Junkes em 400kg de concreto e bronze na praça central da cidade. A inauguração ocorreu junto com o irmão do ex-pároco, também padre, Silvestre Junkes. O homenageado atuou na fundação do hospital de Içara e lutou para que o prédio da igreja posteriormente denominada de Casa da Cultura não fosse demolido.

Zefiro Giassi nasceu em 30 de junho 1933, na localidade de Ponta do Mato, em Içara. Desde cedo gostava muito de estudar. Com a conclusão do primeiro grau optou por tornar-se professor. Com o apoio da família, formou-se no Curso Normal Regional em 1951, passando a exercer a atividade de educador na Escola Municipal Morro Bonito.

Neste período, o sistema cooperativo fez com que Zefiro se reunisse com seus alunos para a compra de materiais escolares com preços mais acessíveis através de uma cooperativa escolar criada por ele mesmo. Nascia neste momento o ímpeto que o transformaria num habilidoso comerciante e empreendedor.

Em 1960, Zefiro Giassi, após ter deixado os trabalhos do magistério, abre sua primeira loja de secos e molhados (tecidos e ferragens).            

Com o crescimento da cidade e o aumento da necessidade da população, a empresa foi também se diversificando.

Em 1964, Zefiro decidiu abrir o capital de sua empresa para novos sócios, surgindo assim, a Giassi e Cia, até 1994. Desde então, a empresa é administrada por ele, tendo a família como suporte na direção dos departamentos.

“Zefiro Giassi é um exemplo para os empreendedores de Santa Catarina. Seu trabalho e a dedicação ao comércio são modelos de inspiração para todos que pretendem abrir um novo negócio“ (palavras do Sr. Governador de SC Raimundo Colombo, quando da passagem dos 80 anos do empresário)

Ele cumpre o seu papel com entusiasmo e determinação. Visita todas as lojas da rede praticamente uma vez por mês. Nos corredores da Central Administrativa cumprimenta e conversa com os colaboradores. Em algumas ocasiões almoça no refeitório, e atende em seu escritório as pessoas que o procuram.

Ana Maria Zilli Giassi, companheira de vida matrimonial de Zefiro Giassi  há quase 60 anos. União que deu vida a cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério. Em seu escritório, na matriz da empresa, um quadro com a esposa reforça todo o seu carinho e admiração.



Construção de rampa do terminal central em discussão

O vereador Zairo Casagrande (PSD) entrou com dois requerimentos na sessão desta noite (30/5). O primeiro foi destinado ao presidente do Deinfra – SC (Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina), Wanderley Teodoro Agostini, solicitando a realização de estudo técnico e projeto para implantação de alças de acesso ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, ligando a Via Rápida àquele Santuário. “Tal medida se faz necessária devido ao grande fluxo de religiosos e turistas previsto, sem um acesso à altura da obra já realizada, proporcionando entrada e saída rápida à Segunda Linha, onde se localiza o Santuário”, comentou.

A outra proposição, destinada ao Promotor Dr. Alex Cruz, da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, solicita a inclusão no inquérito civil nº 06.2015.00009506-8 da construção da rampa sul do Terminal Central de passageiros. O parlamentar defendeu a sua ideia na Tribuna salientando a importância da acessibilidade. As duas foram aprovadas por unanimidade.

Lions será homenageado

A Fundação Lions será homenageada em Sessão Especial. A homenagem, de autoria do vereador Julio Colombo (PSB), presidente do Legislativo, foi aprovada por unanimidade. Evento, que marcará os 100 anos do Clube Internacional, fundado em Chicago em 1917, será dia 21 de junho, às 19h, no Legislativo.

Cobertura

O vereador ainda indagou, por meio de outra proposição, se existe projeto para construção de cobertura do pátio do CEIM Criança Feliz, localizado no Distrito de Rio Maina. Esta cobertura é imprescindível, pois possibilitará a prática de desportos e para que, quando houver reuniões de pais e professores, estas aconteçam independentemente das condições climáticas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança