• Informações sobre a Sessão do dia 28/8 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 28/8 na Câmara de Criciúma

29 Ago, 2017 14:17:40 - Política

Criciúma (SC)


Movimentação financeira da Afasc é questionada

O vereador Julio Kaminski (PSDB) está pedindo para que encaminhe a esta Casa Legislativa o Extrato da movimentação financeira débito-crédito, de Janeiro a Julho de 2017, da Afasc - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma, relativo ao projeto de ampliação de atendimento e qualificação de oficina InterAtivas e ao projeto Cantar, Contar e Colher – Com Alegria vou Crescer, conforme publicado no diário oficial de 05/07/2017, relativo aos Termos de Colaborações 1907 e 1908 / 2017. Ele também pede para enviar a cópia da ata que permitiu a liberação dos recursos captados para execução desses projetos. A proposição foi aprovada por unanimidade.



Inadimplência em condomínios está gerando dor de cabeça aos moradores

O vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) está pedindo ao Diretor Comercial da Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Antônio Varela do Nascimento,  que ele informe a esta Casa Legislativa a respeito dos condomínios Residencial Carmel - Bairro Cidade Mineira Velha, Residencial Jardim União - Bairro Jardim União e Residencial San Diego - Bairro HG / Quarta Linha. “Devido à inadimplência por parte de alguns moradores dos residenciais, a situação se agrava a cada mês, ocasionando o corte de água de quem mantém sua fatura com o condomínio em dia”, disse.

Ele está solicitando um estudo para a inclusão na tarifa social para todos os moradores dos condomínios citados, mesmo que em caráter temporário, a fim de que os condomínios possam parcelar suas dívidas e continuarem pagando as novas faturas. “Caso exista essa perspectiva, gostaria da informação do prazo previsto para aplicação desta forma de pagamento.

Esta medida ajudará na resolução deste grave problema”, acrescentou. A proposição foi aprovada por unanimidade. Vereadores usaram o espaço para abordar o tema.



Estudo de ligação de loteamento é solicitado por parlamentar

O vereador Miri Dagostin (PP) está pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que ele informe se existe um estudo para ligação do Loteamento Girassol com o Bairro Vida Nova, através da Avenida 400. Segundo ele, hoje a única ligação se encontra fechada.

Em outra proposição ele pede ainda se existe a possibilidade de fazer a instalação de iluminação pública na rua que liga o Bairro Ana Maria ao Bairro Renascer, como referência Mina Rio Deserto. Esta rua não possui denominação, segundo ele. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.



Vereador pede informações sobre ofícios encaminhados pela Associação de Moradores da Santa Bárbara

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) está pedindo, por meio de requerimento, que sejam enviadas respostas aos ofícios encaminhados pela Associação de Moradores do Bairro Santa Barbara – AMBSB, de números 02/2016 e 01/2017 com solicitação de estudos para melhoria da mobilidade urbana do referido Bairro Santa Barbara. “Até a data deste requerimento a comunidade não obteve resposta alguma às suas reivindicações”, disse. A proposição foi aprovada por unanimidade.



Passarela danificada é tema de requerimento

O vereador Moacir Dajori (PSDB) está pedindo, por meio de proposição, a respeito de uma passarela localizada no Bairro Brasília, na esquina da Rua Imbituba com a Avenida Porto Alegre. Conforme ele, essa passarela está danificada, pois foi construída com madeira, que apodreceu, pondo em risco as vidas dos estudantes que a utilizam diariamente. “Sendo assim, questiono o porquê da Prefeitura Municipal ainda não ter construído uma nova e resistente passarela (preferivelmente de concreto) nesse local, devido à grande possibilidade de acidentes? A Prefeitura tem algum programa de manutenção preventiva das diversas pontes do nosso Município? A comunidade também deseja uma estimativa do tempo necessário para construção dessa ponte, caso o Executivo realize a obra”, comentou. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Pavimentação

O vereador também solicitou para que o Município apresente os motivos pelos quais não foi concluída a pavimentação asfáltica, da Rodovia Leonardo Bialeck, Bairro Linha Batista,  via principal do bairro e com grande fluxo de veículos.



Cronograma de obras é solicitado

O vereador Salesio Lima (PSD) está solicitando, por meio de proposição, se existe, no cronograma das obras a serem realizadas em Criciúma, uma operação tapa-buracos e fresagem em toda a extensão da Avenida Universitária, do Bairro Santa Luzia até o Bairro Mãe Luzia. “Caso a programação exista, quando será iniciada? Essas ações são necessárias pelas deformações e desgastes da avenida, e irão promover o melhoramento da mobilidade, sendo que a via tem um intenso fluxo de veículos”, comentou. A proposição foi aprovada por unanimidade. 



Projetos de doação de terras para empresas são aprovados

Os vereadores ainda aprovaram em bloco os projetos do executivo PE 69/17; 70/17; 72/17; 73/17; 74/17; 75/17; 76/17; 77/17; 78/17; 83/17; 84/17; 85/17; 89/17 que tratam de doação de terras para empresas na cidade de Criciúma. Os projetos entraram em pauta, após Questão de Ordem do líder de governo, vereador Pastor Jair Alexandre (PSC).

Também foi aprovado o projeto de lei PE 94 que altera as disposições da Lei 6.799, de 28 de outubro de 2016, que estabelece normas para regularização das obras construídas em desacordo com o Plano Diretor, e dá outras providências. Conforme a matéria os recuos frontais e os demais afastamentos em desacordo serão tolerados, considerando a localização do imóvel, a importância da rua no sistema viário local e municipal, ruas que tiverem alargamento viário, tempo de construção e a situação de consolidação da via, à critério técnico e com parecer do órgão de planejamento. A matéria foi aprovada por unanimidade. 

PLC/PE 30/17 que Altera alínea “c” do art. 24 da Lei Complementar nº 095/2012 e inciso III do art.2º da Lei Complementar nº 221/2017 também foi aprovado na sessão de segunda-feira. http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-plc-exe-no-030-2017-27695



Câmara da Mulher Empresária de Criciúma recebe Moção de Aplauso    
             

A Câmara Municipal de Criciúma recebeu na noite de segunda-feira (28/8) Moção de Aplauso pelos 20 anos de fundação e pela ampliação do espaço da mulher nas decisões empresariais da cidade. O autor foi o presidente do Legislativo, vereador Julio Colombo (PSB), e aprovada por unanimidade.           

No dia 06 de agosto de 1997 foi fundada a Câmara da Mulher Empresária na ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, quando várias senhoras empresárias reuniram-se no Auditório Negro da entidade, com o apoio do então presidente Senhor Guido Búrigo, como Comissão Provisória. Na ocasião, ficou definida a primeira diretoria da Câmara da Mulher Empresária de Criciúma.

Pouco antes, em 30 de abril do mesmo ano, fora instituído o Conselho Estadual da Mulher Empresária do Estado de Santa Catarina (CEME), quando um grupo de mulheres empresárias do estado reuniram-se na Associação Comercial e Industrial da cidade de Lages.

Nesta reunião, além da liberação da criação da Câmara de Criciúma, também foi encaminhado a fundação do Conselho Estadual da Mulher Empresária. Estiveram presentes representantes das Associações Comerciais de Jaraguá do Sul, Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Brusque, Garopaba e, da região sul somente Criciúma.

Apoiar a mulher empresária, incentivar a participação no meio empresarial, formar lideranças e incentivar ao associativismo, possibilitar a troca de experiências entre as participantes como também oportunizar a geração de negócios e estimular projetos de responsabilidade social são os objetivos propostos pela Câmara da Mulher Empresária de Criciúma

Vários foram os projetos, atividades e ações desenvolvidos durante esses 20 anos, sempre com apoio integral de todas as diretorias da ACIC, da comunidade e parceiros de nossa sociedade e o trabalho incansável das nucleadas / associadas, que voluntariamente, se doaram na missão de integrar forças, formar e capacitar lideranças para desenvolver e aprimorar a participação da Mulher na sociedade empresarial, e com a missão: desenvolver e aprimorar as relações pessoais e profissionais, objetivando as ações e realizações de responsabilidade social”.

Já estiveram à frente da Câmara da Mulher Empresária de Criciúma: Dilma Aléssio, Cristiane Búrigo, Marion Backes, Volnete Cardoso, Lenir Dalsasso, Ana Peruchi Milanez e Maria Salete Budni Milanezi. Hoje, a Câmara é coordenada pela senhora Vera Peters Antonini. Atualmente, com apoio do da FACISC Extremo Sul, a Câmara da Mulher Empresária de Criciúma elabora as diretrizes e o planejamento estratégico, se utilizando de metodologia e ferramentas atuais.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança