• Informações sobre a Sessão do dia 25/3 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 25/3 na Câmara de Criciúma

26 Mar, 2019 09:17:51 - Política

Criciúma (SC)

Muitos heróis têm uma identidade secreta, mas Batman do Brasil, homenageado na Sessão desta segunda-feira (25/03) retirou a máscara e recebeu Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho social que realiza junto às crianças em tratamento oncológico.

Com moto, uniforme e máscara que lembram o ator Christian Bale, que encarnou o personagem Batman, o empresário Cristiano Zanetta cativa crianças e adultos por onde passa. Natural de Clevelândia, no Paraná, Zanetta, de 38 anos, é formado em Educação Física, proprietário de uma academia e mora hoje em Urussanga.

Há 12 anos o voluntário visita semanalmente hospitais que realizam tratamento oncológico e auxilia na recuperação de crianças com câncer auxiliar a trabalhar a autoestima dos pequenos.

Ele agradeceu a oportunidade e disse que oferece cursos para todo o Brasil. O que faz eu conseguir ter a energia são momentos como esse. “Por muito tempo enfrentei a luta sozinho, mas conseguir fazer com que a pessoa saia de uma depressão, é muito gratificante”, disse.

A homenagem foi proposta pelo vereador Julio Kaminski (PSDB) e aprovada por unanimidade.

Conheça a história do Batman do Brasil

Nascido em Cleveland (PR), aos 2 anos se mudou com a família para Santo Antonio da Patrulha (RS), cidade onde um incêndio destruiu sua casa. Suas irmãs dormiam no momento, e os Bombeiros as resgataram, episódio marcante na sua vida.

Sua professora, posteriormente, o identificara um possível resquício do trauma pelo qual havia passado: em tratamento, a psicóloga traçou paralelo entre os Bombeiros e o Super Herói Batman: não possuem superpoderes, mas mesmo assim, salvam pessoas.

Cristiano passou a ler histórias, observar as ações e atitudes do Batman, e se identifica cada vez mais com o “Homem-Morcego”. Desde então, ele nunca mais se dissociou do personagem do Batman.

Aos 24 anos, já casado, morando em Urussanga, graduou-se em Educação Física pela Unesc. Na época, o pai fora acometido por um câncer, mas recuperou-se após ser motivado pelo filho. Cristiano fez uma promessa ao seu pai: decidiu exercer voluntariamente um trabalho social em hospitais, inspirado nos “Doutores da Alegria”.

Ele entraria nos hospitais com a finalidade de motivar crianças com câncer e em depressão, para que tivessem força e lutar por suas vidas. E que faria isso caracterizado de Batman.

Foi barrado em três hospitais onde tentou cumprir essa promessa. Uma nova enfermidade do pai o levou ao extremo de suas emoções, reforçando sua iniciativa de ir aos hospitais levar motivação às crianças.

Porém, dessa vez nada o impediria, o “Batman do Brasil” estava determinado. Ainda que tivesse que fazê-lo escondido. Uma semana antes da Páscoa de 2014, recebe uma ligação de uma mãe desesperada, pois o filho dela estava com câncer, deprimido, ao ponto de rejeitar o tratamento. Esta mãe pediu que ajudasse a convencer seu filho a passar pelo tratamento.

Cristiano não hesitou, consegue entrar no hospital, e de forma audaciosa, para causar impacto, entra no quarto da criança internada, chutando a porta, numa aparição dramática que quebra a inércia daquela criança, e também a porta do quarto do hospital.

Naquele momento, a criança espantada olha para a mãe e pergunta se ela havia chamado o Batman em seu socorro. A mãe emocionada – pois não ouvia a voz do filho há tempos – responde que sim.

O “Batman” então se senta ao lado daquela criança, e explica a necessidade do tratamento, Um enfermeiro aparece com a finalidade de expulsá-lo do hospital, onde havia entrado de forma sorrateira. Pensando rápido, diz à criança que o enfermeiro era o Lanterna Verde, que coletaria seu sangue para levar à Liga da Justiça - incentivando o menino a dar continuidade ao tratamento

No dia seguinte a esse episódio, recebe telefonema da médica responsável pelo setor da oncologia pediátrica, perguntando se quem falava era o Batman, por mais inusitado que pudesse parecer.

Acreditando que a chamada era para tratar da porta quebrada no dia anterior, ela surpreende. Diz a Cristiano que sabia que suas visitas traziam respostas positivas das crianças, e falou em especial sobre esse menino. E que a partir daquele momento, ele estaria livre para desenvolver seu trabalho com as crianças, e que seria bem-vindo a qualquer momento.

E dessa forma ele passou a fazer visitas semanais às crianças, e há doze anos permanece fazendo este trabalho. O personagem descrito nessa narrativa é real: trata-se de Cristiano Zanetta de Matos, o Batman do Brasil.

Projeto prevê justificativas em matérias com regime de urgência

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei PELO-LEG 3/18 de autoria da vereadora Camila Nascimento (PSD) que estabelece que, em caso de solicitação, pelo Chefe do Poder Executivo, de tramitação - em regime de urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa -, que encaminhe mensagem ao Poder Legislativo indicando e justificando o pedido de urgência. Segundo ela, com certeza, estabelecerá mais harmonia e transparência entre o Poder Executivo e Legislativo.

Projeto que trata sobre funcionamento do comércio é apreciado

O projeto de lei Projeto PLC-EXE Nº 1/2019 de autoria do Município que trata do horário do comércio entrou na pauta desta segunda-feira (25/3), após solicitação do líder de governo, vereador Aldinei Potelecki (PRB). A matéria foi aprovada por unanimidade.

Conforme justificativa do Chefe do Poder Executivo é livre o horário de funcionamento, de abertura e fechamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços no Município de Criciúma, desde que respeitada a legislação vigente.

“Cabe ressaltar, ainda, que, durante a elaboração deste Projeto de Lei Complementar, foram convidados representantes de entidades do município de Criciúma, dentre as quais destacamos a participação da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma (SINDILOJAS), entidades estas que, através de seus pleitos, sugestões e orientações, contribuíram enormemente para a conclusão deste projeto”.

De acordo ainda com a justificativa, a abertura dos estabelecimentos em horário livre é boa para todas as partes envolvidas, pois ganha o empresário, que potencializa sua atividade, ganha a população, pois fica ampliada a escolha do momento em que deseja fazer sua compra, receber seu serviço, ganham os trabalhadores com a maior oferta de emprego e ganha o município, com a maior arrecadação de impostos e especialmente com o desenvolvimento do seu potencial como polo regional.

Vereador solicita criação de projeto para viabilizar pavimentações

Com a intenção de viabilizar melhor infraestrutura para os munícipes e proprietários de estabelecimentos no Município o vereador Dailto Feuser (PSDB) apresentou requerimento na Sessão desta segunda-feira (25/03) questionando o Município sobre a possibilidade da criação de um projeto de lei referente ao assunto.

Conforme o vereador, o projeto permitiria que proprietários de empresas pudessem solicitar pavimentação asfáltica em frente ao seu estabelecimento, (estacionamento, calçada), sendo que o próprio empresário ficaria responsável pelo custo com a massa asfáltica. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereadores solicitam reposição de profissionais na policlínica do Rio Maina

Os vereadores Julio Colombo (PSB) e Pastor Jair Alexandre (PSC) apresentaram requerimento na Sessão desta segunda-feira (25/03) solicitando ao Município a reposição de profissionais na Policlínica do Distrito de Rio Maina.

Conforme os parlamentes são necessários dois médicos, um oftalmologista, três agentes de saúde e uma recepcionista. Os vereadores também consultaram a possibilidades de um aumento da cota para exames e consultas, pois a demanda é maior do que a está sendo oferecida pelo Município.

Os vereadores solicitaram ainda o aumento da cota para exames e consultas, pois a demanda é maior do que a está sendo oferecida pelo Município.

Funcionamento do órgão de proteção à mulher em pauta no Legislativo

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) apresentou requerimento ao Município na Sessão desta segunda-feira (25/03) verificando o funcionamento da Casa da Mulher, órgão de proteção às mulheres vítimas de agressões.

O vereador questiona quantos atendimentos mensais, quantos funcionários trabalham nesta Casa da Mulher e qual horário de atendimento. O parlamentar questiona ainda se existe divulgação, por parte do Município, sobre a existência desse tipo de auxílio.   

Manutenção em praça é solicitada

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) apresentou requerimento na Sessão desta segunda-feira (25/03) questionando o Município sobre o prazo para manutenção da praça Domênico Sônego, conhecida como praça da Cesaca.

Conforme o vereador, os equipamentos esportivos estão danificados, impossibilitando a realização de atividades esportivas.

Estudo para melhorias no tráfego para o Município é solicitado

Na Sessão desta segunda-feira (25/03) o vereador Salésio Lima apresentou requerimento junto ao Município solicitando estudos a respeito das ruas Joventino Vieira e Saturno José Demétrio, localizadas no Bairro São Defende:

O parlamentar questiona a possibilidade da realização de um estudo de viabilidade visando transformar em sentido único as Ruas Joventino Vieira e Rua Saturno José Demétrio.

Conforme o vereador, a Ruas Joventino Vieira e Rua Saturno José Demétrio e é a saída da Escola de Educação Básica José Milanez Netto e nos horários de entrada e saída de alunos acontecem constantes congestionamentos pelo grande número de veículos estacionados impossibilitando o trânsito de mão dupla.

Avenida

O vereador também solicitou ao Executivo, informações sobre a possibilidade de construção de acostamento pavimentado na Rua Lucas Peruchi, desde a Avenida Universitária até o limite do município de Forquilhinha.

Municipalização da água e esgoto é discutida no Legislativo

O ex-diretor de Operação e Meio Ambiente da Casan, Paulo Meller, fez uso do espaço político na Sessão desta segunda-feira (25/03), por solicitação do vereador Ademir Honorato (MDB). Ele veio sanar dúvidas a respeito do projeto de municipalização da água e esgoto do Município.

A proposta de municipalização é cogitada pelo prefeito Clésio Salvaro, caso a Casan (Companhia de Águas e Saneamento), não atenda aos pedidos do Município, como o repasse de 7% de royalties para investimentos, além da redução de 40% da taxa de esgoto, que é de 100% do valor da tarifa de água.

“Em nenhum momento aqui vou traçar elogios ou críticas à Casan. Quero fazer um relato técnico, nessa minha vida técnica de quem passou quatro anos cuidando de água e esgotos pelo Estado”, iniciou.

Conforme o ex-diretor, o contrato entre o Município e a Casan é de 30 anos e dos itens listados no contrato, nenhum justifica, tecnicamente e juridicamente, o rompimento. Um dos itens que chamou atenção para Meller à quantidade de investimento que já passou do dobro do valor previsto no documento.

Referente aos valores cobrados pela companhia, Meller afirmou: “Assim como a ANEEL determina os valores de energia que devemos pagar, assim como a Anatel determina os valores para a telefonia, são as agências reguladoras quem determinam o valor de água e esgoto que devemos pagar”, pontuou.

O encerramento do contrato, conforme o ex-diretor está previsto em cláusula do contrato, desde que a lei que autoriza o contrato seja revogada no Legislativo, assim como a municipalização precisa tramitar na Câmara.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE