• Informações sobre a Sessão do dia 24/7 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 24/7 na Câmara de Criciúma

25 Jul, 2017 13:31:54 - Política

Criciúma (SC)


Salvamento: Policiais são lembrados por ato heróico

Os policiais militares Filipe Gomes de Souza e Délvis Gomes receberam na Sessão Ordinária de segunda-feira (24/7) Moção de Aplauso por terem salvado um jovem que se afogava no rio Riachinho, em Jaguaruna. A homenagem foi de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (PMDB), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Souza foi representado pelo capitão Cichella.

O fato ocorreu no dia 15 de Junho de 2017, feriado nacional, quando o jornalista e funcionário público da Prefeitura Municipal de Criciúma, Claudeir Policarpi, se banhava no rio Riachinho, na cidade de Jaguaruna. Foi quando ele começou a se afogar e o soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, servidor da guarnição especial de Içara (GEIc), Filipe Gomes da Rosa e seu primo Délvis Gomes da Rosa, atentos, foram responsáveis por um ato heróico, ao salvar a vida de Policarpi.

O policial militar Filipe estava pescando com alguns amigos, quando avistou Claudeir se afogando e, apesar de não possuir experiência em salvamento e técnicas de resgate aquático, o PM, instintivamente, adentrou rapidamente no rio e juntamente com seu primo Délvis, deram início ao procedimento de salvamento, “Meu instinto falou mais alto na hora em que presenciei o Policarpi se afogando. Entrei rapidamente na água, mantive a calma e a concentração, pois sabia que um erro poderia fazer eu me afogar junto com ele” disse o soldado da Polícia Militar.

 A vítima foi conduzida às margens do rio em segurança, e por também trabalhar na área da saúde, dispensou os cuidados médicos, pois viu que no momento o mais importante já havia sido realizado, o salvamento.

Dias depois dos fatos, ao reencontrar os responsáveis pelo salvamento, Claudeir Policarpi, expressou seus agradecimentos. “Agradeço a Deus por colocar estes dois anjos na minha vida e a coragem de ambos, pois caso contrário eu estaria morto. Mesmo com filha pequena e com família, Filipe arriscou sua vida para me salvar. Serei grato aos dois pelo resto da minha vida”.



Veto

Os vereadores aprovaram por unanimidade o veto parcial do Executivo referente ao projeto de lei PL 017/17 que “Dispõe sobre a adoção de medida compensatória e mitigadora aos impactos negativos sobre o meio ambiente, provenientes das atividades e ações antrópicas de construção de edificações, loteamentos, obras de vias de rodagem expressas e similares e supressão de vegetação no município de Criciúma”. A matéria é de autoria do vereador Miri Dagostim (PP). Vetos aos artigos 4º e 5º.

Os parlamentares também aprovaram o veto total do Executivo relativo ao projeto de lei PL 025/17 que “Fixa restrições às empresas que possuem atraso de pagamento de tributos ao município de Criciúma, inscritas ou não inscritas na divida ativa, para participação em processos licitatórios e prestação de serviços dos Poderes Executivo e Legislativo”. A matéria é de autoria do vereador Salesio Lima (PSD).

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o veto parcial ao projeto de lei PL 033/17 de autoria do vereador Salesio Lima (PSD) que “Determina que os estabelecimentos públicos e privados do município de Criciúma/SC insiram, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do autismo”. Veto ao artigo 3º da matéria.

Utilidade Pública

Os parlamentares também aprovaram por unanimidade o projeto de lei PE 056/17 que declara de utilidade pública o Observatório Social. Segundo a matéria, o Observatório é uma entidade sem fins lucrativos, criado desde 11 de agosto de 2014, composta por cidadãos voluntários com o objetivo principal de acompanhar a gestão dos recursos públicos municipais. Sua sede está localizada na Rua Ernesto Bianchini Góes nº 91, Bairro Próspera, neste Município.


Rua

Os vereadores também aprovaram o PL 57/17 de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) que denomina a Rua Lourdes Maria Bez Birollo Rosso.


Projeto prevê vacinação domiciliar para pessoas com deficiência motora

Com o objetivo de beneficiar os portadores de deficiência física que possuam mobilidade reduzida e as pessoas idosas com dificuldade de locomoção que estejam impossibilitadas de se deslocarem até os locais de vacinação, é que o vereador Aldinei Potelecki (PRB) resolveu fazer o projeto de lei PL 052/17. A matéria foi aprovada com 14 votos favoráveis e dois contrários na sessão de segunda-feira (24/7). Segundo o projeto, o benefício se estende por todo o ano, especialmente durante o período das campanhas de vacinação.

“As dificuldades de movimentação, somadas à falta de acessibilidade, têm sido uma grande preocupação por parte de pacientes e equipe de saúde. Em muitos casos, pessoas idosas e deficientes ficam sem vacinação por não disporem de meios para se deslocarem até os locais de vacinação. O Estatuto do Idoso dispõe que é obrigação do estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Analogamente, podemos estender essa proteção aos portadores de deficiência motora à luz do princípio da dignidade da pessoa humana”, comentou o vereador, autor da proposta.

Segundo ele, em relação à implantação do referido projeto, esta proposição pretende transformar em Lei o serviço prestado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde, as quais, dentre outras atividades, realizam visitas periódicas às famílias, identificando as pessoas que necessitam de atendimento especial individualizado, viabilizando por conseguinte a execução da vacinação domiciliar.

http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pl-no-52-2017-27154

Pavimentação de Rua no Pio Correa

Os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) destinado ao Superintendente Regional da Casan - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Senhor Vilmar Tadeu Bonetti, para que seja providenciada a restauração da pavimentação com lajotas da Rua Assunta Líbera Guidi, localizada no Bairro Pio Corrêa, em razão dos danos a esta via pública provocados por obras da Casan.



Estudo técnico para instalação de boca de lobo

Os vereadores aprovaram também por unanimidade na Sessão de segunda-feira (24/7) os requerimentos de autoria do vereador Salesio Lima (PSD) pedindo informações ao Executivo se tem algum planejamento ou iniciou estudo técnico visando à instalação da “boca de lobo inteligente”, dispositivo que previne e minimiza problemas decorrentes do excesso de chuvas.

“O quadro meteorológico de baixa precipitação pluviométrica mudará radicalmente no Verão. Assim, seria de grande interesse da comunidade que o Poder Executivo coloque em funcionamento algum sistema de prevenção contra enxurradas, mesmo em forma de teste.

A boca de lobo inteligente é instalada no interior dos bueiros, funcionando como uma peneira, retendo o material sólido, mas permitindo a passagem de água. Fabricado com material termoplástico, seu custo é baixo, permitindo a utilização em larga escala, e resolveria muitos de nossos problemas com as chuvas de Verão”, comentou o vereador.

Lombadas

No outro requerimento o parlamentar pede ao Município se existe planejamento da secretaria de obras da Prefeitura algum projeto visando à construção de duas lombadas físicas defronte as casas de nº 179 e 679, localizadas na Rua Felipe Colombo, bairro Vila Floresta.

“Algo precisa ser feito rápido e urgente para diminuir a velocidade dos veículos transitando por essa rua, pois ocorreram acidentes e atropelamentos de crianças naquela região. Esse problema é muito antigo - já foram feitas três indicações pra tentar resolver a questão e tranquilizar os moradores”, disse o edil.



Vereador pede informações sobre a ZAPA

O vereador Ademir Honorato (PMDB) entrou com requerimento solicitando informações “em relação ao plano de manejo das áreas da ZAPA – Zonas de Áreas de Preservação Ambiental: Morro Estevão e Morro Albino no qual foi solicitada urgência na contratação de empresa especializada para o estudo das áreas”. O parlamentar também fez outra proposição, a de número 017/17, de 10 março, que conforme resposta da Prefeitura, através do memorando 802/2017, havia a afirmação de que este estudo deveria ser efetuado ainda no 1º semestre 2017. “Porém, já estamos no 24º dia do segundo semestre de 2017, e nada aconteceu. Assim, questiono os motivos pelos quais tal empresa ainda não foi contratada e o processo licitatório ter sido cancelado. Outra informação relevante: existe perspectiva de realização de audiência pública com os moradores do local para que esse problema seja resolvido definitivamente?”, questionou.



Lista dos funcionários da Casa de Passagem é solicitada

O vereador Julio Kaminski (PSDB) entrou com requerimento solicitando o extrato da conta corrente - com a movimentação dos valores a débito/crédito desde o início do ano - bem como a lista dos funcionários da Casa de Passagem de Criciúma e seus respectivos cargos atuais - de acordo com o projeto original. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Comissão de Saúde pede ampliação de expediente do SVO

A Comissão de Saúde está propondo à Diretoria Executiva do CISAMREC - Consórcio Intermunicipal de Saúde da região da AMREC, para que informe a esta Casa Legislativa se há possibilidade, consoante encaminhamentos oriundos de reuniões realizadas nos dias 07 e 22 de junho do ano corrente, em que se discutiu os procedimentos após óbitos, incluir no edital de licitação para fins de viabilização do funcionamento do Serviço de Verificação de Óbitos – SVO, do horário de expediente, ou seja, ampliando-se para 24 horas. Em caso negativo, informar as razões. Tal medida, conforme os edis, visa a facilitar o acesso aos respectivos serviços, os quais, atualmente, são prestados tão somente das 7h às 12h. A proposição foi aprovada por unanimidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal