• Informações sobre a Sessão do dia 24/4 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 24/4 na Câmara de Criciúma

25 Abr, 2018 11:11:26 - Política

Criciúma (SC)

Parlamentar solicita outra relação das empresas que possuem as maiores dívidas com os cofres públicos

O parlamentar Ademir Honorato (MDB), trouxe para a sessão desta terça-feira (24/04), através de requerimento, questões de suma importância para a população. Em sua primeira colocação, o vereador solicita ao Chefe do Poder Executivo Municipal a relação das 50 empresas instaladas no município de Criciúma que possuem as maiores dívidas com os cofres públicos, referente ao ISS – Imposto Sobre Serviço. Incluir, também as empresas que discutem judicialmente estes valores devidos.

O vereador lembrou que fez esse requerimento no ano passado para ver a situação e agora a intenção é verificar como esta a lista atual, se aumentou ou diminuiu a dívida. “Há um ano fiz esse comentário. O que faríamos com esse R$ 120 milhões? Eu até comentei que poderíamos zerar a fila das consultas, exames, atendimentos, a construção de uma parte do hospital público, média de cem quilômetros de asfalto, atender alunos da rede municipal em ensino integral, regularizar mais de quatro mil terrenos, pagar os precatórios. Depois de um ano o que ocorreu? Em 2016 foi arrecadado 141 mil de dívidas ativas do ISS. Ano passado foram mais de R$ 12 milhões, isso conforme documento encaminhado pela prefeitura”, comentou. “O que foi feito com esse dinheiro”, questionou.

Em outra proposição ele questiona Gerente do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios do Bairro Próspera, André Zilli. Solicita qual o motivo para que não seja entregue as correspondências em algumas ruas na região do Bairro Quarta Linha, a exemplo da Rua Augusto Miguel Borges. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.


Grupo Escoteiro Tangará visita o Legislativo

O Dia Mundial do Escoteiro foi comemorando em todo o mundo nesta segunda-feira. Para marcar a data o grupo escoteiro Tangará de Criciúma esteve na noite de terça-feira (24/4), no Legislativo, e conversou com os parlamentares pouco antes da sessão. Os visitantes ainda puderam conhecer o plenário da Casa.

Segundo a Chefe do Ramo, Michele Canarin Casagrande, na cidade de Criciúma os encontros ocorrem na SATC – que cedeu o espaço - com 80 jovens de 6 a 21 anos que participam das atividades que ocorrem aos sábados, das 13h30 às 16h30. “Esta semana de atividades tem o intuito de apresentar o movimento à sociedade e mostrar, com orgulho, o lenço que usamos”, disse. O lenço é um pedaço de tecido triangular ou retangular dobrado de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas às de ligaduras triangulares muito usadas em primeiros socorros.

Michele desta ainda as atividades variadas obedecendo a métodos escoteiros, sem prejudicar a natureza. Os escoteiros têm diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre, como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo. Em Criciúma o grupo conta com 25 chefes voluntários.

Kaminski solicita laudo técnico concedido a parque de diversões

Júlio Kaminski (PSDB) solicitou ao Executivo na sessão de terça-feira (24/04), por meio de requerimento a cópia do laudo técnico concedido ao parque de diversões estabelecido na Avenida Gabriel Zanette, no Bairro Ceará. (nos termos da Lei 3.495/97). Por unanimidade, os vereadores aprovaram a proposição.

Potelecki pede implantação de sinalização em via rápida

O vereador Aldinei Potelecki (PRB), questionou por meio de requerimento o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura,) na sessão desta terça-feira (24/04). Potelecki indaga se existe a possibilidade de colocar sinalização vertical no trecho da Via Rápida, que dá acesso ao Bairro Cristo Redentor, indicando o acesso à Colmeia Industrial e ao centro de treinamento do Criciúma Esporte Clube.

“Observamos que muitos veículos tentam acessar a Colmeia Industrial e o CT do Criciúma e não conseguem. Por tal motivo gostaríamos da implantação da sinalização pra dar maior segurança aos veículos que ali trafegam”, comenta. A proposição foi provada por unanimidade.

Ferrarezi pede desassoreamento em rio

Desassoreamento do Braço do Rio Sangão, foi o pedido feito pelo parlamentar José Paulo Ferrarezi (MDB) ao Executivo, na sessão desta terça-feira. Por meio de requerimento ele questiona quando será feita a limpeza do rio, trecho que leva desde o Rio Maina passando pelos bairros Vila Francesa, Imperatriz, São Francisco, Meller, Santa Augusta, Santa Luzia e atravessando a Avenida Universitária até Rio Sangão.

 “A comunidade questiona os motivos pelos quais esta limpeza não é realizada, mesmo os moradores sofrendo com as enchentes e tendo suas residências inundadas, com danos materiais e transtornos diversos”, conta. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereador solicita informações sobre Unidade de Saúde e pede projeto para construção de creche

Salésio Lima (PSD) solicitou informações ao Chefe do Poder Executivo através de dois requerimentos na sessão de terça-feira (24/04). A primeira proposição requer informações sobre a Unidade de Saúde do Bairro Verdinho. Primeiramente, solicita cópia do contrato da prestadora de serviço que realizou a obra. Por que as instalações elétricas apresentam problemas desde sua inauguração, e porque o sistema hidráulico apresenta problemas de funcionamento.

Estava previsto no contrato, a instalação de ar-condicionado nas salas de enfermagem e consultório médico. Por que o sistema de fossa desta unidade não funciona. Quem foi o engenheiro responsável pela fiscalização da obra e qual o prazo de garantia da obra que a prefeitura tem para cobrar da empresa a responsabilidade.

“Essa obra foi inaugurada há menos de três anos e já apresenta todos esses problemas, dificultando o atendimento daquela unidade de saúde, que atende em média quinhentos pacientes por mês” salienta.

Em segundo momento, questiona se existe projeto para a construção de uma creche no bairro Monte Castelo, caso exista o projeto, qual o prazo previsto.

“Tal resposta é necessária, pois essa creche poderá atender as comunidades da Vila Floresta I, Vila Floresta II, Loteamento Anthurium e Vila Francesa”, ressalta.

Professora é parabenizada no Legislativo pelos 31 anos dedicados à educação

Com iniciativa do vereador Zairo Casagrande (PSD), a Professora Inês Regina de Mello Sombrio foi parabenizada pelos parlamentares da Câmara de Vereadores de Criciúma por seus 31 anos dedicados à educação. Através de moção de aplauso, ela foi lembrada no Legislativo na sessão desta terça-feira (24/04). Os edis aprovaram com unanimidade a proposição.

Inês Regina de Mello Sombrio nasceu em 23 de maio de 1968, em Criciúma. Aos quinze anos, foi trabalhar no comércio, nas Casas Pernambucanas. Porém, não se adaptou e resolveu continuar os estudos. Fez magistério, prestou concurso na prefeitura de Criciúma em 1987 e iniciou sua vida de educadora lecionando no Bairro Vila Manaus.

A seguir, passou a lecionar com uma turma de 1ª série na Escola Reunida Padre José Francisco Bertero, no Bairro São Simão. Prestou então, vestibular para educação física, ministrando aulas de Educação Física, durante onze anos, nesta mesma escola, onde então foi convidada a ser auxiliar de direção.

Professora Inês é, há 18 anos diretora da Escola Pe. José Francisco Bertero, onde se aposenta no próximo mês de maio, após 31 anos atuando na área da educação. Uma atuação, sempre pautada no amor, respeito e muita dedicação.  As pessoas são personagens importantes na história de um município e tornam-se mais importantes ainda, quando faz o seu trabalho sempre pensando no bem comum.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal