• Informações sobre a Sessão do dia 23/7 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 23/7 na Câmara de Criciúma

24 Jul, 2018 10:30:00 - Política

Criciúma (SC)

Gêmeas são lembradas no Legislativo por seus 100 anos 

Partindo da iniciativa do vereador Miri Dagostim (PP), a Casa Legislativa aprovou por unanimidade, a moção de aplausos em homenagem as irmãs gêmeas Avelina Zanivan e Ermelina Raquel Dagostim Darós por seus 100 anos de vida, que serão completados no dia 25 de julho de 2018.

O vereador salientou a satisfação em fazer a homenagem. “É uma grande satisfação homenagear aquelas que nasceram no Morro Estevão, local a qual estará em festa para relembrar essas duas tias gêmeas. É um caso muito raro ocorrer isso e para mim é uma grande honra fazer essa homenagem as minhas tias”. A moção será entregue durante evento de aniversário, no bairro Quarta Linha, em Criciúma, no sábado (28/7).

As gêmeas nasceram no dia 25 de julho de 1918, em Criciúma. Filhas de Afonso Dagostim e Olandina Zanette Dagostim. Tiveram quatro irmãos: Libero Zeferino, Afonso e Fioravante e seis irmãs Júlia, Carmela, Carolina, Libera, Tereza e Augusta. Atualmente, apenas as gêmeas e um dos irmãos estão vivos, o Senhor Fioravante.

Quando crianças trabalhavam na lavoura, com engenho de açúcar.  As atividades preferidas das gêmeas nessa época eram corrida no saco, pescar, deslizar nos morros em cascas de coqueiros e subir em árvores. Freqüentaram pouco tempo o ensino escolar, pois Olandina Zanette Dagostim, mãe das gêmeas, era filha de João Zanette, professor no Município, e durante certo período, Conselheiro nesta cidade. Assim, a própria mãe ensinava seus filhos em casa a ler e escrever.  

Ermelina casou-se aos 27 anos com o viúvo João Batista Darós, onde foram morar no Bairro São Luiz. O casal teve 10 filhos, todos os partos foram feitos pela parteira conhecida como Mimi.  Eles têm 26 netos e 18 bisnetos.

Avelina casou aos 33 anos com Pedro Zanivan, morador do Bairro Morro Estevão. Tiveram quatro filhos: Valdemar, Lindomar, Valdira e Jandira, 11 netos e dois bisnetos.

As gêmeas Avelina e Ermelina, falam dois idiomas, português e italiano até hoje.

União das Associações de Bairros de Criciúma é homenageada no Legislativo por seus 31 anos de atividades

Com autoria do vereador Ademir Honorato (MDB), o Legislativo aprovou por unanimidade, a moção de aplausos que homenageia a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC)  pelos seus 31 anos de atividades no Município. O presidente da entidade Edson Luiz Nascimento quem recebeu a honraria.

Criciúma tem muito a ver com a história do movimento comunitário brasileiro, uma organização da sociedade que começou na década de 1930. A primeira entidade formal e legalmente organizada em Santa Catarina com o objetivo de defender interesses e necessidades de uma comunidade foi a Sociedade Amigos do Bairro São Cristóvão em Criciúma, ano de 1962.

O golpe militar de 1964, no entanto, sufocou essas formas de organizações logo após 31 de março daquele ano, quando até sindicatos e câmaras de vereadores, assembléias legislativas e o Congresso Nacional foram fechados.

Com a redemocratização, na década de 1980, as associações de moradores voltaram a se organizar e em 27 de julho de 1987 foi fundada a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC).

A associação surgiu para defender interesses comuns de 22 associações filiadas, que se organizavam nos bairros e tornando assim a cidade referência no país, por sua capacidade de organização e mobilização de seu movimento comunitário. Atualmente, a UABC conta com 116 associações filiadas.

A entidade foi declarada de Utilidade Pública Municipal no dia 20 de setembro de 1982 conforme a Lei Nº 1.785 e declarada de Utilidade Pública Estadual no dia 14 de dezembro de 1993 conforme a Lei 9.356.

Hoje a instituição tem como presidente Edson Luiz do Nascimento, eleito em 2010 e reeleito em 2016.

Vereadores derrubam veto do Executivo que inclui o Dia da Prevenção à Vida no calendário de eventos e datas comemorativas

Os vereadores derrubaram por unanimidade o veto total ao Projeto de Lei de Iniciativa do Poder Legislativo nº PL/025/18, que “inclui o Dia Municipal da Prevenção à Vida no Calendário Oficial do Município de Eventos e Datas Comemorativas”. A matéria é de autoria do Vereador Júlio Cezar Colombo (PSB), que subiu na Tribuna para defender.

“É com muita tristeza que mais uma vez essa Casa recebe o veto de uma matéria tão simples, mas de tão importância para a cidade. E foi por iniciativa da APAE que esta Casa deliberou a respeito dessa matéria. O que nos deixa triste e chateado é que esses projetos de lei eles tem sido tratados, nesse caso específico, como se fosse processo judicial”, falou, enfatizando ainda “que tipo de custo vai ter o Município com isso?. As leis feitas aqui favorecem a comunidade e que são discutidas entre os parlamentares”.

O Dia Municipal da Prevenção à Vida deve ser realizado, anualmente, no dia 21 de agosto e tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre essa temática, objetivando dignificar a vida no planeta.

Entre as diretrizes estão: alertar a população da importância da prevenção de deficiências, utilizando veículos de comunicação de grande acesso da população; promover o encontro com especialistas na área para debater o assunto; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para órgãos públicos, capacitando servidores públicos da importância da prevenção de deficiências.

Honorato solicita relação de empreendimentos imobiliários ao Município

Com um pedido ao Executivo na sessão desta segunda-feira (23/07), o vereador Ademir Honorato (MDB) solicitou, por meio de requerimento, a relação de todos os empreendimentos imobiliários em andamento, tais como: condomínios populares, condomínios privados, comerciais e loteamentos.

A proposição trata-se acerca de informar e apresentar as medidas compensatórias e mitigatórias, os Estudos de Impacto de Vizinhança- EIV e licenças ambientais dos respectivos empreendimentos. A Casa Legislativa aprovou por unanimidade a proposição.

Vereador questiona cumprimento de lei ao Executivo

O parlamentar Jair Alexandre (PSC), indagou o Executivo na sessão desta segunda-feira (23/07), por meio de requerimento, acerca de por qual motivo a Lei 4.557 de 18 de novembro de 2003, que criou o programa de coleta seletiva de lixo na rede municipal de ensino, não está sendo colocada em prática. A proposição foi aprovada por unanimidade

Implantação de linha de ônibus para residencial é solicitada

O vereador Tita Belloli (MDB), trouxe para a sessão desta segunda-feira (23/07), um questionamento ao Executivo por meio de requerimento sobre a possibilidade de um estudo para adicionar  linha de ônibus que saia do terminal central e que vá até o residencial São Luiz Village, no Bairro São Luiz, e que volte diretamente para o terminal central. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Parlamentar solicita cópias de processo licitatório e implantação de bancos para descanso em praça

Trazendo dois pedidos ao Executivo na sessão desta segunda-feira (23/07), o vereador Julio Kaminski (PSDB), apresentou duas proposições por meio de requerimento. A primeira proposição trata-se da cópia da ata de sessão do processo licitatório 175/PMC/2018 referente à reforma da escavadeira - na íntegra, cópias de todas as impugnações referentes ao processo licitatório 175/PMC/2018 e requer ata da sessão publica, bem como cópia do contrato, cópias das autorizações de fornecimento, cópias das liquidações das notas fiscais vinculadas a este processo desde o início de suas vigências até julho/2018.

Em segundo momento, Kaminski solicita se existe algum estudo sendo realizado, com a finalidade da colocação de novos bancos para descanso dos frequentadores da Praça Nereu Ramos. Caso a Prefeitura não tenha essa melhoria em planejamento, seria possível realizar este estudo, para benefício dos cidadãos e caso esteja no cronograma, qual a data prevista para a colocação destes novos bancos na praça.

Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança