• Informações sobre a Sessão do dia 19/2 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 19/2 na Câmara de Criciúma

20 Fev, 2018 15:30:18 - Política

Criciúma (SC)

Presidente anuncia ação que dará ainda mais transparência nas votações do Legislativo

Para dar ainda mais transparência nas votações que ocorrem no Legislativo, a partir de março, tanto os resultados das votações dos projetos quanto às presenças dos vereadores nas sessões da Casa, estarão disponíveis no site do Legislativo, o camaracriciuma.sc.gov.br. O anúncio foi feito pelo presidente Julio Colombo (PSB), na sessão desta segunda-feira (19/2).

Com isso, a população poderá contar com mais uma ferramenta para dar transparência durante as discussões e votações da Casa. O presidente ainda reforça que as sessões também são transmitidas ao vivo, na íntegra, através da página oficial da Câmara, o facebook.com/camaracriciuma. “É importante que a população acompanhe nosso trabalho, que venha ao Legislativo”, comentou o presidente.

Vereadores pedem reunião com prefeito para tratar de infraestrutura e saúde

Os vereadores de Criciúma estão pedindo uma reunião com o prefeito para tratar de três assuntos, malha viária que não é asfaltada, roçadas e marcação de números de postos de atendimentos de saúde. Esses foram alguns dos assuntos trazidos na Tribuna na sessão de segunda-feira (19/2), no Legislativo. O líder de governo, vereador pastor Jair Alexandre (PSC), é quem ficou de fazer o agendamento, depois do pedido feito pelo presidente do Legislativo, vereador Julio Colombo.

Vereador pede reposição de pavimentação

O vereador Zairo Casagrande (PSD) está questionando o Executivo, por meio de requerimento,    se existe possibilidade da reposição da pavimentação com lajotas da Rua Otto Leopoldo Tiefense, localizada no Bairro Jardim  Angélica, removida por obras da Casan, mas cuja responsabilidade pelo conserto é do Município. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Comissão Temporária especial do saneamento e resíduos sólidos será criada

O vereador Julio Kaminski (PSDB) solicitou a criação de Comissão Temporária Especial do Saneamento e Resíduos Sólidos, pelo prazo de noventa dias e conforme o Artigo 70, II e Artigo 71, I e II, do Regimento Interno da Câmara, com a finalidade de realizar o acompanhamento dos trabalhos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e debater sobre as tarifas e taxas cobradas e serviços de água e esgoto fornecidos pela Casan aos cidadãos criciumenses, conforme auditoria da Consultoria Deloitte, do sistema de saneamento básico de nossa cidade.

Curso no IFSC é proposto

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) solicitou, por meio de proposição, ao Instituto Federal Santa Catarina – Campus Criciúma, se existe a possibilidade de criação de um curso técnico ou curso profissionalizante na área de Polímeros, haja vista a grande procura das indústrias da região por mão de obra qualificada neste tipo de segmento. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Faixa elevada e de pedestres em discussão

O vereador Salesio Lima (PSD) entrou com dois requerimentos na Casa. Um deles pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal, se existe projeto para a instalação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Engenheiro Fiúza da Rocha, Bairro Centro, defronte a casa nº 838 e da Empresa Confermaq. “Tal medida se faz necessária devido ao intenso fluxo de veículos e pedestres que transitam nessa via, anteriormente pavimentada com lajotas, e agora asfaltada. Ressalta-se que é uma via em declive e tráfego intenso. Os motoristas que ali trafegam não respeitam os pedestres e essa faixa de pedestres aumentará a segurança dos transeuntes, pois forçará a diminuição da velocidade dos veículos’, disse.

A outra proposição do vereador é em relação sobre a existência de projeto para a instalação de uma faixa de pedestres elevada na Rua João Cechinel, Bairro Centro, defronte ao Centro Médico São José. “Tal medida se faz necessária devido ao intenso fluxo de veículos e pedestres que transitam nessa via. Ressalta-se que os veículos não respeitam a sinalização do local e que grande parte dos cidadãos, geralmente com dificuldades de locomoção, que utilizam a faixa de segurança existente no local são pacientes do Hospital São José e das inúmeras clinicas e consultórios médicos daquela região” comentou. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.

Vereador pede atenção quanto ao trevo alemão na região do Bairro Dagostim

O vereador Ademir Honorato (PMDB) entrou com dois requerimentos na Câmara na sessão de segunda-feira (19/2). O primeiro pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal se existem estudos no sentido da readequação e reparos no trevo alemão construído na Rodovia Luiz Rosso (entrada do Loteamento Industrial), Bairro Dagostim - trevo alemão próximo à empresa Coloróbia. “A pavimentação neste local está irregular e deteriorada - com desnível de aproximadamente vinte centímetros, fazendo com que alguns motoristas percam a direção dos veículos, ocasionando frequentes saídas da estrada. Sem qualquer alargamento da pista de rolamento, no lugar do acostamento, foi construído esse trevo Alemão. Sem acostamento, as situações de risco são geradas constantemente, e ciclistas e pedestres são obrigados a andar sobre a pista, disputando espaço com os veículos. E agravante: existem postes próximos à pista, incrementando consideravelmente a possibilidade de acidentes, onde no mês de janeiro deste ano, um motociclista perdeu a vida ao colidir em um destes postes”, disse o vereador.

Poste

O vereador também solicitou ao Gerente Regional da Celesc, Enaldo dos Santos, se existe a possibilidade de afastamento do poste localizado à margem da Rodovia Luiz Rosso, na entrada do Loteamento Industrial, ao lado do trevo Alemão no Bairro Dagostim (nas proximidades da Empresa Coloróbia). “Neste local já ocorreram vários acidentes, inclusive, no mês de janeiro deste ano, um motociclista perdeu a vida ao colidir nesse poste”, comentou. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.

Edil questiona atendimento nas Unidades de Saúde

O vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) está questionando o Chefe do Poder Executivo Municipal, referente ao atendimento nas unidades de saúde. Ele busca informações sobre quantas e quais Unidades de Saúde são atendidas pelo programa Estratégia e Saúde da Família (ESF), e qual o número de atendimentos mensais nestas unidades, já que segundo o vereador, existem Unidades de Saúde com número excessivo de pessoas cadastradas para apenas uma equipe de atendimento.

Ele também indaga o Município se existe algum tipo de projeto para aumento no número dessas equipes ou melhoria na estrutura e logística do programa, pois este é um trabalho que pode melhorar em muito o atendimento das famílias, segundo o edil. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereadores pedem certificados de professores de inglês

Os vereadores Julio Kaminski (PSDB) e Camila Nascimento (PSD) estão solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a nominata dos professores que ministram aulas de Inglês contratados pela Prefeitura Municipal de Criciúma, bem como as certificações que demonstram/comprovam suas habilidades e didáticas necessárias para o desempenho adequado como professores de inglês. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Academia ao ar livre

O vereador também está pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal, se existe previsão ou estudos no sentido de instalação de uma academia ao ar livre ao lado do Salão Comunitário do Bairro Recanto Verde, e se há estudos, quando esta academia será instalada. Pede ainda a

data na qual será realizada a roçada na Rua Luiz Netto, também no Bairro Recanto Verde, pois marginais vem se aproveitando do mato alto e vegetação densa para se esconder e abordar os moradores.

Kaminski também questiona quando os proprietários serão notificados para que efetuem a limpeza dos terrenos baldios daquela localidade? (Lei nº 6.860, de 6 de abril de 2017.)

Drenagem é solicitada

O vereador Miri Dagostim (PP) está solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que ele informe a esta Casa Legislativa se existe a possibilidade de fazer um estudo para implantação de drenagem na Avenida Centenário, em frente ao mercado Rafael, no Bairro Cristo Redentor, pois em dias de chuva os estabelecimentos comerciais do local ficam alagados. A proposição foi aprovada por unanimidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE