• Informações sobre a Sessão do dia 17/7 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 17/7 na Câmara de Criciúma

18 Jul, 2018 11:02:44 - Política

Criciúma (SC)

Vereador pede manutenção e colocação de material em acostamento de rodovia e informações sobre coleta de lixo

Trazendo dois pedidos a sessão desta terça-feira (17/07), o parlamentar Ademir Honorato (MDB) solicitou, por meio de requerimento informações ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e ao Chefe do Poder Executivo.

Em sua primeira proposição o vereador requer ao Deinfra, se há possibilidade de realizar, em caráter de urgência, a manutenção e colocação de material adequado nos acostamentos da Rodovia Jorge Lacerda, em toda sua extensão “Devido à existência de diversos buracos e desnível entre o asfalto e acostamento, tem causado muita insegurança ao trânsito local”, salienta.

Já em segundo momento, Honorato questiona o Executivo acerca de quem é a responsabilidade do recolhimento do lixo nas lixeiras que ficam nos abrigos de passageiros e com qual freqüência é feito o recolhimento do lixo das mesmas. “Existem várias lixeiras na cidade com excesso de resíduos, sem o recolhimento durante semanas”, conta.

Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Kaminski requer cópias de documentos de processos licitatórios

Ainda no acompanhamento dos processos licitatórios, o vereador Julio Kaminski (PSDB), apresentou na sessão desta terça-feira (17/07) um requerimento solicitando cópias de alguns documentos ao Executivo.

Na proposição, Kaminski requer cópia da ata de sessão do processo licitatório 216/PMC/2017, referente à manutenção mecânica da frota veicular, cópia de todas as impugnações do Pregão Presencial 216/PMC/2017 e também a ata da sessão publica, com as cópias do contrato, cópia das autorizações de fornecimento, cópia das notas fiscais, cópias das liquidações das notas fiscais vinculadas ao processo desde o início de sua vigência até junho/2018.

A proposição foi aprovada por unanimidade.

Ferrarezi pede projeto para construção de lombadas ou instalação de semáforo em vias

O vereador José Ferrarezi (MDB) indagou o Chefe do Poder Executivo na sessão desta terça-feira (17/07), por meio de requerimento, se existe estudo ou projeto para construções de lombadas ou instalação de semáforo, no cruzamento da Rua Venceslau Brás com a Rua Santarém, Bairro Operária Nova. Caso não exista estudo ou projeto, ele pede se há possibilidade de viabilização desta medida de segurança para o trânsito do referido local.

“Trata-se de um cruzamento muito perigoso devido ao volume de veículos circulando, tornando difícil aos pedestres a travessia da pista. A visibilidade reduzida também aumenta os riscos de acidentes”, salienta.

A proposição foi aprovada por unanimidade. 

Vereador faz alerta sobre HIV/AIDS

O vereador Dr. Allison Pires (PSDB) usou a Tribuna terça-feira (17/7) para alertar sobre o vírus HIV/AIDS e lembrou que a cidade assinou a declaração de Paris. Está entre os 12 municípios de Santa Catarina que assumiram o compromisso de acabar com a epidemia de HIV/AIDS no mundo até 2030.

Entre os compromissos, dessa proposta encabeçada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 1996 com objetivo de combater a AIDS, está em alcançar a meta 90-90-90. Ou seja, 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% desse público diagnosticado com HIV recebendo tratamento; e 90% desse grupo com carga viral indetectável.

“Hoje temos uma média de 15 novos casos por mês. Desde 2007 quatro mil pessoas receberam tratamento de HIV na cidade. São dados alarmantes”, disse, parabenizando a ação do Município sobre a declaração de Paris. Pires enfatizou ainda a importância da prevenção. “É importante que a população vá à unidade de saúde e faça os procedimentos necessários”.

Tribuna Livre

A segurança pública no município de Criciúma foi o tema da Tribuna Livre desta terça-feira (17/7). O assunto foi proposto pelo vereador Zairo Casagrande (PSD). Estiveram presentes o delegado regional de polícia civil Ivaldo Gregório Inácio, o representante da Arpoc Arilson Carlos Nazário, e o agente de polícia civil e representante do Sinpol/SC Frank Willy Vieira.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE