• Informações sobre a Sessão do dia 17/7 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 17/7 na Câmara de Criciúma

18 Jul, 2017 13:32:50 - Política

Criciúma (SC)


Padre Agenor é homenageado pelos 50 anos de sacerdócio

O padre Agenor Pedroso, 82 anos, foi homenageado na Sessão de segunda-feira (17/7), por meio de Moção de Aplauso pela celebração de 50 anos de vida sacerdotal. A proposta foi dos vereadores Salesio Lima (PSD) e Giovana Zanette (PSDB). Ele nasceu em 4 de maio de 1935, na comunidade de Quinze, no município de Grão-Pará, filho de Luiz Pedroso e Maria Silveira Pedroso; quinto de uma família de nove irmãos. A Moção foi aprovada por unanimidade.

Em 1954, seguindo sua vocação, ingressou no Seminário em São Ludgero. Três anos depois foi estudar no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. Em 1961, mudou-se para Curitiba (PR), onde ingressou no Seminário Rainha dos Apóstolos, com a finalidade de cursar Filosofia e Teologia. A ordenação sacerdotal do Padre Agenor Pedroso aconteceu no dia 09 de julho de 1967, em Aiurê (Grão-Pará), sua comunidade natal, sob o lema "Fazer bem feito aquilo que fizer”.

Em 1968, atuou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. De 1969 a 1971, dedicou-se à Paróquia Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. No mesmo ano de 1971, no mês de julho, foi trabalhar na Paróquia São Gabriel Arcanjo, em Pedras Grandes, onde permaneceu até 1983. Essa comunidade recorda e valoriza o trabalho realizado, mantendo relação de amizade até hoje com o Padre Agenor.     

Na data de 10 de janeiro de 1984, Padre Agenor Pedroso chegou em Criciúma, com a tarefa de iniciar os trabalhos da nova Paróquia São Paulo Apóstolo, que estava em construção. Com determinação e coragem, fez com que a comunidade participasse da obra que, além do aspecto material, teve grande importância espiritual.

Padre Agenor criou movimentos pastorais e trouxe a campanha do Movimento Apostólico Schoenstatt – as capelinhas da Mãe Peregrina – que depois se espalhou por toda Diocese de Tubarão e Criciúma.

A primeira passagem dele pela Paróquia São Paulo Apóstolo perdurou até 2003, pois em janeiro de 2004 foi nomeado reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, onde ficou até 2007. Nos anos seguintes ajudou diversas paróquias: em 2009, Paróquia Santa Barbara; em 2010, Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul; 2011,  Paróquia São José; até que, em 2012, retornou à Paróquia São Paulo Apóstolo.  Ao todo, são mais de vinte e quatro anos dedicados à Paróquia São Paulo Apóstolo, dezenove anos na primeira etapa e cinco nessa segunda fase, agora como vigário paroquial.  

Projetos

Os vereadores também aprovaram o projeto PL 53/17 de autoria do vereador Salesio Lima (PSD) que denomina Rua Gregório de Matos, o PL 54/17 que denomina Rua Francisco Otaviano de autoria do vereador Salesio Lima (PSD), o PL 56/17 de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) que denomina Rua Protásio Vasco.

Em primeira discussão e votação

PLC/PE 019/17 que altera dispositivos da Lei nº 2.044 de 29 de novembro de 1984, e dá outras providências.

PLC/PL 002/17 – de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) que acrescenta os parágrafos 3º e 4º ao artigo 3º da Lei Complementar nº 204, de 18 de janeiro de 2017.

PE 63/17 – Executivo - que institui a Carta de Informações Preliminares (CIP) no Sistema Municipal de Defesa do Consumidor e altera os arts. 1 0, 8 0 e 12 da Lei 6.446, de 15 de julho de 2014.



Vereador pede mais iluminação em bairro

O vereador Ademir Honorato (PMDB) solicitando que seja informado a esta Casa Legislativa se existe a possibilidade (e se sim, qual a previsão da Prefeitura) para instalação de iluminação pública na praça da igreja da comunidade do HG, Bairro Quarta Linha. “A praça é local de lazer e prática de atividades físicas, mas os moradores estão com dificuldades de utilizá-la devido à escuridão, que atrai usuários de entorpecentes, causando insegurança. Assim, a comunidade do HG anseia pela resposta a este Requerimento”, comentou o edil. A proposição foi aprovada por unanimidade. 

Edil pede informações ara construção de creche e centro comunitário

O vereador Salesio Lima (PSD) quer saber, por meio de proposição destinada ao Executivo, o nome da construtora responsável pela construção de um empreendimento no Loteamento Vila Cechinel, no Bairro São Defende. Ele busca informações sobre a existência da possibilidade de construção de um Centro Comunitário e uma creche no Loteamento Vila Cechinel, Bairro São Defende, como contrapartidas e medidas mitigadoras e compensatórias conforme Lei Complementar nº 221/2017, Capitulo IV, art. 14, inciso I.

“O Loteamento Vila Cechinel possui mais de trezentas residências. Com o condomínio a ser construído, mais duzentas e oitenta famílias virão para a comunidade, que assim, necessitará de benfeitorias para se desenvolver, pois haverá um adensamento populacional considerável. Com o aumento da população de crianças, uma creche nessa comunidade é fundamental.

A comunidade carece de um espaço para realizar suas reuniões e promover eventos sociais, encontros esses que geram ações fundamentais na consolidação e na interatividade, desde o fortalecimento do laço social entre as famílias, até a realização de festividades comemorativas e reuniões entre os moradores. Nada mais justo oferecer um espaço digno para a comunidade se sentir valorizada”, argumentou. A proposição foi aprovada por unanimidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE