• Informações sobre a Sessão do dia 17/4 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 17/4 na Câmara de Criciúma

18 Abr, 2018 14:04:24 - Política

Criciúma (SC)

Instituição de ensino é lembrada pelos 32 anos de atividades

O vereador Salésio Lima (PSD) trouxe para a sessão desta terça-feira (17/04) uma proposição através de moção, parabenizando a Escola De Educação Básica Antonio Milanez Netto pelos 32 anos de atividades. Com unanimidade, a proposição foi aprovada.

Em 1986 lideranças da comunidade se empenharam à procura de um terreno para a construção da escola, pois o Governo Estadual participaria somente com a construção do prédio escolar. Com trabalho, persistência e politização, conseguiu-se o terreno para a compra. Porém, o proprietário colocou como condição de venda, que a escola tivesse o nome de seu filho, Antônio Milanez Netto, um jovem recém-formado em Agronomia, que havia falecido num acidente automobilístico, na BR-101, na região de Laguna - SC.

 A instituição pertencente à rede estadual de ensino do município de criciúma foi autorizada a funcionar a partir de 1986.

Atualmente, a Escola conta com 45 colaboradores, e possui 575 alunos, em três períodos, do 6°ano ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio. A instituição de ensino atende educandos dos bairros São Defende São Sebastião, Santo André, Loteamento Cechinel, Mãe Luzia e Jardim Montevideo.

Associação Bebê Shalom é parabenizada no Legislativo

Por intermédio do parlamentar Dailto Feuser (PSDB), a associação Bebê Shalom foi lembrada através de moção, pela Câmara de Vereadores de Criciúma e seus parlamentares, na sessão desta terça-feira (17/04). Os vereadores aprovaram a proposição com unanimidade.

A intenção do Legislativo é lembrar e parabenizar a associação pelos seus 13 anos de atividade. A Associação Bebê Shalom foi fundada no dia 13 de abril de 2005, e tem como finalidade: “Aquecer corações carentes”, confeccionando enxovais para bebês de famílias necessitadas.

Com a iniciativa de Maria Goreti Alves Castro, há 13 anos, senhoras solidárias com o bem comum iniciaram um trabalho de amor. Em um espaço cedido pelo casal Robson e Terezinha Sombrio, em sua residência no Bairro Cruzeiro do Sul, iniciou-se a Associação Bebê Shalom. A sede permaneceu no mesmo local ate dezembro de 2011.

Atualmente, a Associação conta com vinte e quatro voluntárias, estando localizada no Centro Comunitário do Bairro Mina Brasil, em sala cedida pela comunidade. Os encontros acontecem todas as segundas feiras das 14 às 17h.

Através de doações, eventos promocionais e um brechó que funciona na residência de uma das voluntárias, a instituição se mantém. Durante o ano, também são realizados feirões, onde as doações são comercializadas para a arrecadação de fundos.

Durante um mês, cerca de 50 kits de enxovais são produzidos, doados não apenas à comunidade local, mas também aos municípios vizinhos e hospitais da região. A Associação tem como sonho e objetivo ter sua sede própria.      

Salésio Lima faz três pedidos ao Executivo na sessão desta terça-feira

Na sessão desta terça-feira (17/04), o vereador Salésio Lima (PSD), apresentou ao Executivo, três proposições em forma de requerimento. Em sua primeira proposição ele questiona se existe, no cronograma das obras da Prefeitura, a revitalização de todas as ruas do Bairro Jardim Montevidéu.

Ainda questionando acerca do cronograma de obras, em segundo momento, ele indaga se há previsão para as pinturas das faixas de pedestres e meios-fios, pintura no eixo da via e a roçada de matos em toda a extensão da Avenida Universitária. Caso tenha essa previsão, quando serão iniciados os trabalhos.

“Essa ação é necessária, devido à sinalização existente estar apagada, prejudicando assim, a visibilidade dos motoristas e pedestres”, ressalta.

E por fim, em terceira oportunidade, sugere a construção de acostamento pavimentado na Rua Lucas Peruchi,  desde a Avenida Universitária até o limite do município de Forquilhinha. “Essa melhoria irá garantir a segurança de pedestres, principalmente alunos das escolas da região”, comenta. As três proposições foram aprovadas por unanimidade.

Kaminski solicita instalação de semáforo em via movimentada e estatísticas da ouvidoria municipal pelo 156

O parlamentar Júlio César Kaminski (PSDB), propôs na sessão de terça-feira (17/04), por meio de requerimento, duas indagações ao Chefe do Poder Executivo. Primeiramente, requer se há viabilidade para instalação de semáforo ou rotatória na Avenida Luiz Lazzarin com a Rua Joinville, caso tenha existência, qual a data para o início dos trabalhos. “Está iniciativa parte como alternativa de organizar o tráfego dos veículos naquela localidade”, conta.

 Já em segunda oportunidade, ele solicita o número de reclamações realizadas junto à ouvidoria municipal pelo número 156, decorrente ao ano de 2018, mês a mês. Quais as reclamações de maior frequência, qual o percentual de resolutividade destas reclamações e se a ouvidoria municipal faz um acompanhamento de cada reclamação e um controle quanto ao grau de satisfação do cidadão.

Os vereadores aprovaram as duas proposições por unanimidade.

Ademir Honorato pede relação de funcionários contratados através da Lei 6294/13

O vereador Ademir Honorato (MDB) questionou o Executivo na sessão se terça-feira (17/04) se existem funcionários contratados através da Lei 6294/13. Em caso positivo, ele pede para relacionar os nomes, cargos, salários e contratos. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereador pede ao Executivo pavimentação de vias

Por meio de requerimento Aldinei João Potelecki (PRB) indagou o Chefe do Poder Executivo Municipal na sessão de terça-feira (17/04) se há projeto e/ou cronograma para pavimentação das seguintes ruas, localizadas no Bairro Nossa Senhora da Salete. Ruas João Nunes, 1034, 1558, 559, 366, 560, 1349 e Rua 1760. Em caso da inexistência, se existe a possibilidade de elaboração dos mesmos. “Solicitamos tal Requerimento a esta casa, pois os moradores sofrem com a poeira levantada pelas passagens dos automóveis”, salienta.

Vereadora pede esclarecimentos ao Executivo acerca de aplicação do Código Tributário Municipal

A vereadora Camila Nascimento (PSD) solicitou na sessão de terça-feira (17/04) ao Executivo, por meio de requerimento esclarecimentos acerca da aplicação do artigo 230, do Código Tributário Municipal (Lei n.° 2.044/1984), nos exercícios do ano de 2017 e 2018.

Uma das teses alegadas pela municipalidade é de que os artigos 226 e 251 do Código Tributário Municipal estariam revogados por força do artigo 150, § 6° da Constituição Federal de 1988 que prevê entre outras coisas que isenção de imposto só poderá ser concedida mediante lei específica municipal, sendo assim, a Carta Magna vigente não recepcionou os referidos dispositivos da Lei n.° 2.044/1984 (CTM). Por unanimidade, os vereadores aprovaram a proposição.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE