• Informações sobre a Sessão do dia 12/6 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 12/6 na Câmara de Criciúma

13 Jun, 2018 15:10:42 - Política

Criciúma (SC)

LARM recebe Moção de Aplauso

Com autoria dos vereadores da Câmara de Criciúma, a Larm (Liga Atlética da Região Mineira), recebeu na sessão de terça-feira (12/6) Moção de Aplausos pelos 70 anos de atividades. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e entregue ao presidente da Liga Emerson Lodetti e ao vice-presidente Heron Bristot Bernardo.

Em 5 de maio de 1948, na sede social do extinto Olímpico Basquete Clube (onde é hoje o atual Colégio São Bento), na Rua Santo Antônio, centro de Criciúma, Olavo de Assis Sartori, Adamastor Martins da Rocha, Sinval Rosario Bohrer, Eloy Rodrigues dos Santos, Irio Manganelli, Almiro Cechinel, Lauro Nicolazzi, Pedro Vergara Correa, Mario Ruiz, Abilio Zilli, Antônio Ronchi, Rubens Garcia, Hercílio Amante, José Bezerra dos Santos, entre outros, se reuniram para fundar a Liga Atlética da Região Mineira.

Desde a sua criação, em 1948, a Liga busca constantemente desenvolver o futebol não profissional da região carbonífera. Para a realização deste trabalho, conta com a dedicação de quase quarenta colaboradores, para o bom andamento das oito competições que fazem parte do calendário 2018. A Larm, quarta Liga mais antiga de Santa Catarina, movimenta mais de dois mil atletas não profissionais da região, sendo que metade desses participantes são adolescentes e jovens entre 12 a 18 anos.

O campeonato regional da LARM da 1ª divisão, hoje tem dez equipes, e é um dos mais conhecidos do Estado de Santa Catarina, sendo realizado desde 1948. A Larm organiza também o Campeonato Regional da 2ª divisão, além dos Regionais da categoria Júnior (sub 18) e Juvenil (sub17), Campeonato Municipal de Criciúma com 18 clubes adultos e sub 16.

A Larm é reconhecida pela Federação Catarinense de Futebol como uma das ligas mais fortes do Estado, tendo como princípios fundamentais a organização e seriedade em todas as suas ações. Com um site na internet leva aos interessados as informações de todos os eventos da entidade. A Liga Atlética da Região Mineira é filiada à Federação Catarinense de Futebol, à Confederação Brasileira de Futebol e à Fifa (Federação Internacional de Football Association).


CEIM recebe honraria pelos 10 anos de atividades

O CEIM Professora Glaudinéia Ângela Citadin Furtado recebeu na sessão de terça-feira (12/6) Moção de Aplauso, pelos 10 anos de atividades. A proposta foi do vereador Antonio Manoel (MDB), e aprovada por unanimidade.  

A creche está localizada no Bairro Imigrantes e foi inaugurada no dia 06 de maio de 2008 com o objetivo de atender as crianças das comunidades do Bairro Vila Rica e Imigrantes.

O nome do CEIM é homenagem a uma professora da Rede Municipal de Ensino, que possuía muito amor e dedicação por sua profissão. O CEIM atendia inicialmente crianças de 0 a 6 anos de idade, mas atualmente, atende somente o pré-escolar.

A primeira gestora da instituição doi Rosinei Tertuliano Valentim, professora efetiva da Rede Municipal de Educação, que  permaneceu na direção da escola até sua aposentadoria, em 10 de abril de 2017. Adriana Gislon Dagostim Colombo é a atual gestora do CEIM, sendo eleita pela comunidade escolar no ano de 2016. E tem como auxiliar a Senhorita Hangelisi Hugen Colombo.

A escola conta com boa estrutura: cinco salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, banheiros adaptados, sala de professores, sala da direção com um bom acervo de livros, parque infantil interno e externo.

O CEIM, no ano letivo de 2018, conta comum total de 115 alunos, matriculados em turno integral. Os alunos que compõem o CEIM são oriundos na sua maioria dos Bairros Vila Rica e Imigrantes.  O CEIM tem uma boa credibilidade junto à comunidade, sendo bastante valorizado por todos.     

Para o CEIM Professora Glaudinéia Ângela Citadin Furtado, educação é prioridade. Assim, estabeleceu metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanha de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.

Vereador pede data de conclusão de obra

O vereador Daniel Freitas (PSL) indagou o Executivo na sessão desta terça-feira (12/06), por meio de requerimento, questionando qual a data do término das obras do Canal Auxiliar, na Avenida Centenário, próximo à empresa Vip Car Automóveis e ao Posto Cidade. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Casagrande procedência de notificação obrigatória de cancelamento de cessão de imóvel

O parlamentar Zairo Casagrande (PSD) questionou o Chefe do Poder Executivo na sessão de terça-feira (12/06), por meio de requerimento. Em sua proposição, ele indaga quando aconteceu a notificação obrigatória do cancelamento de cessão de imóvel, medindo 3.948,00m², matriculado sob o nº 30.317, cadastrado sob o nº 948815, cedido à Associação Criciumense de Catadores (Acrica), e que posteriormente tendo seu direito real de uso, transferido à empresa W & S Reciclagem Ltda. ME.

Ele quer saber ainda se o Município irá disponibilizar outra área para atividade dos catadores da Acrica e Cetemar e quais as medidas que irão ser tomadas pelo Município, caso não venha a fazer nova doação às entidades. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Parlamentares pedem prestação de contas ao Município

Os parlamentares José Paulo Ferrarezi (MDB), Julio Kaminski (PSDB) e Ademir Honorato (MDB) apresentaram na sessão de terça-feira (12/06) um pedido ao Poder Executivo acerca dos contratos de vigilância, monitoramento e limpeza com a Prefeitura Municipal de Criciúma, vigentes no período entre janeiro de 2009 a dezembro de 2016.

Solicitaram as cópias dos contratos e seus aditivos de contratos, vigentes no período entre janeiro de 2009 a dezembro de 2016, relativos à prestação de serviços das empresas de vigilância, monitoramento e limpeza para com o Município de Criciúma.

A Casa Legislativa aprovou por unanimidade. 

Honorato solicita informações sobre CriciumaPrev e NASF

O vereador Ademir Honorato (MDB) trouxe para a sessão de terça-feira (12/06) dois pedidos solicitando informações ao Poder Executivo. A primeira proposição indaga se existe possibilidade de transferir a propriedade referente ao terminal rodoviário de Criciúma à CriciumaPrev, como meio de reduzir seu débito atuarial.

“Tal propósito contribui para que os encaminhamentos realizados na audiência pública obtenham o êxito necessário, bem como, oportunamente avaliar a possibilidade de dar o mesmo tratamento com a antiga Prefeitura. Lembrando que, além do patrimônio, a própria exploração comercial contribuirá definitivamente para resolução da pendência auditada, haja vista o Município estar desafetando diversos imóveis. Tal medida daria maior segurança aos futuros e atuais aposentados da CriciúmaPrev”, justifica.

Já a segunda proposição trata-se do seguinte questionamento, com quantos grupos do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), formado por cinco profissionais o município de Criciúma conta atualmente. Quantas e quais unidades de saúde abrangem. Se o atendimento é realizado nas unidades de saúde e também domiciliar e qual a logística e estrutura oferecida pela Secretaria de Saúde aos profissionais do NASF, para que eles tenham condições de atender aos usuários do SUS. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Potelecki pede relação de ruas e bairros contemplados pelo financiamento da Caixa Econômica Federal

O parlamentar Aldinei Potelecki (PRB), indagou o Chefe do Poder Executivo por meio de requerimento na sessão desta terça-feira (12/06). Em sua proposição ele questiona quais as ruas e bairros do Município que serão contemplados com os recursos do financiamento junto à Caixa Econômica Federal, oriundos do Programa Avançar Cidades, referente ao Projeto de Lei PE 043/2018. A proposição foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

Parlamentar pede reforma da lateral de ponte

Na sessão desta terça-feira (12/06), o vereador Pastor Jair Alexandre (PSC), por meio de requerimento, indagou o Chefe do Poder Executivo Municipal. O parlamentar pede a reforma na lateral da ponte que divide os bairros São Francisco e Imperatriz, entre as ruas Osvaldo Gomes e Antônio Francisco Vicente. “A mesma encontra-se destruída devido à colisão provocada por algum veículo”, conta. Por unanimidade, a proposição foi aprovada.

Projeto que dispõe sobre a prestação de serviço voluntário é aprovado

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei do Executivo PE 41/18 que Dispõe sobre a prestação de serviço voluntário no Município de Criciúma, no âmbito do Programa Mais Alfabetização, instituído pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 do Ministério da Educação. 

Conforme a matéria fica autorizada a realização de trabalho voluntário para atendimento ao Programa Mais Alfabetização, instituído pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 do Ministério da Educação. A seleção dos voluntários para participação no programa ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado.

O programa será realizado perante turmas de 1º ano e 2º ano do ensino fundamental. O assistente de alfabetização cumprirá carga horária semanal de 5 (cinco) horas-relógio por turma.

O assistente de alfabetização receberá a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação o valor de R$ 150,00 por mês, por turma, a serem transferidos pelo Ministério da Educação, via Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, nos termos do art. 7º, § 1º, inciso III da Resolução nº 7 de 22 de março de 2018, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O serviço voluntário não gera, em hipótese alguma, vínculo empregatício, tampouco obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins, ao Município de Criciúma.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança