• Informações sobre a Sessão do dia 08/5 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 08/5 na Câmara de Criciúma

09 Mai, 2017 14:23:36 - Política

Criciúma (SC)

IPC recebe Moção de Aplausos

O IPC - Instituto de Pesquisa Catarinense – recebeu na noite de segunda-feira (8/5) Moção de Aplausos do Legislativo. O proprietário Renato Rampinelli quem veio receber. A empresa atua nas seguintes áreas: iniciativa privada, instituições, veículos de comunicação e órgãos públicos, além das pesquisas políticas-eleitorais. Por atuar no âmbito político o IPC participa, gratuitamente, desde a primeira edição, do Câmara Mirim em 2015 até a eleição atual 2017 na contagem dos votos mostrando transparência a este projeto. Por tal motivo o Legislativo agradece o apoio prestado e por sua visão pelo projeto que tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes.

A pesquisa é o instrumento técnico que permite o conhecimento do potencial do mercado, das ações da administração pública e elaboração de estratégias de desenvolvimento, permitindo a otimização e o direcionamento dos investimentos públicos e privados, resultando em controle a ampliação do capital.

O IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense está no mercado trazendo soluções em pesquisas de mercado e de opinião pública. Além de pesquisas, o Instituto também levanta indicadores sociais e econômicos da população.

A experiência do IPC vem de mais de 15 anos de atuação na área de pesquisa, e está embasada no sucesso de suas pesquisas eleitorais e em pesquisas mercadológicas que ajudaram diversas empresas a nortearem suas ações. Estas pesquisas obtiveram grandes índices de acerto e abriram mercado para a fundação do IPC em 2007. Ao longo destes quase 10 anos o IPC tem como meta: Buscar e propor soluções em pesquisa de mercado e opinião pública a fim de direcionar o planejamento e tomada de decisões, tendo como foco principal: credibilidade e transparência.

Requerimentos são aprovados

Os vereadores ainda aprovaram por unanimidade requerimentos na sessão de segunda-feira (8). Confira:


Aldinei Potelecki (PRB) –
Informações ao Executivo sobre a existência de algum projeto sobre desenvolvimento econômico encaminhado pelo Município para o MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

“Tal requerimento justifica-se, pois podemos conceituar desenvolvimento econômico como sendo crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado de aumento da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.

Diante disso, baseia-se nosso interesse em projetos pelo bem estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos criciumenses”, argumentou.


Daniel Freitas (PP) –
Pedido de informações ao Executivo de quais os requisitos para a isenção ao estacionamento rotativo para os idosos e por quanto tempo tem validade o cadastro do idoso para estacionar gratuitamente no município. 

O outro tratou de informações se existe, dentro do planejamento da Prefeitura de Criciúma, projeto para o asfaltamento da Rua Quatrocentos e Cinquenta (defronte ao Círculo da Luz) e da rua que faz paralela ao Residencial Portal das Flores, ambas localizadas no Bairro São Luiz. Uma delas tem asfalto, mas muito deterioradas e ambas estão intransitáveis e é notória a necessidade de pavimentação asfáltica. 

A terceira proposta do edil menciona de existe a possibilidade do setor competente da municipalidade verificar se há uma maneira mais rápida ou menos burocrática para a autorização de corte de árvore, somada a medida compensatória (doação de mudas ao Horto Florestal).

“Não é justo que o empresário aguarde meses e arque com prejuízos para iniciar suas atividades em um novo estabelecimento, sendo como obstáculo, dessa demora, uma árvore dentro de um terreno, que impossibilita a finalização da obra e o início das atividades comerciais. De mesmo modo vale para o cidadão que possui problema idêntico em sua residência. Para isso, o poder público deve dar caminhos mais rápidos para esta solução, mesmo sendo este um poder vinculado da administração pública, já que a FAMCRI não executa este serviço, apenas avalia a possibilidade de corte ou não da árvore, de acordo com o preceito legal e o laudo técnico do biólogo”, destacou.     


Salesio Lima (PSD) –
Se há possibilidade de colocação de placas de sinalização de trânsito e colocação de placas indicativas com os nomes das ruas e respectivos “CEP” em todas as Ruas do Bairro Mina Brasil. “A colocação das placas favorecerá a todos que trafegam pelas ruas do bairro, auxiliando na busca por um endereço e na entrega de correspondência pelos correios”, comentou.


Julio Colombo (PSB) -
Pedido de informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal, através de sua Secretaria de Saúde, para que este responda, dentro do prazo regimental, sobre a existência de programa no sentido de zerar fila dos exames: ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia.

A outra proposição também destinada ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que envie relatório das principais reivindicações/reclamações para a ouvidoria do município, através do canal 156. Isto referente aos meses março e abril. 


Julio Kaminski (PSDB) -
Perguntando ao Município sobre a existência de estudo de viabilidade para ampliação de mais duas salas do Centro Social Urbano da Próspera, com a finalidade de qualificação do atendimento aos pacientes pelos alunos de medicina. Essas salas pertencem ao Estado e podem ser cedidas gratuitamente.

Em outra proposição o vereador pede informações ao Superintendente Regional de Negócios Sul/Serra da Casan, Vilmar Tadeu Bonetti, sobre quais os terrenos que estão abaixo do nível da rede de esgoto da cidade de Criciúma, e quantos e quais os imóveis – nominalmente.


Miri Dagostim (PP) –
Requerimento destinado ao Superintendente Regional de Negócios Sul/Serra da Casan, Senhor Vilmar Tadeu Bonetti, solicitando respostas da empresa aos seguintes questionamentos sobre a atuação da Casan pedindo o faturamento mensal da Casan em Criciúma, qual o custo da Casan por cada metro cúbico de água tratada em Criciúma, qual o custo para a Casan do metro cúbico tratado do esgoto, qual a quantidade de ligações de água e esgoto (tratados), se existe uma perda de água no sistema? Se sim, estimativa, e qual o montante do investimento (água e esgoto) que a Casan já fez até o momento no Município, desde 2009, quando houve a renovação da parceria da empresa com o município de Criciúma.


Paulo Ferrarezi (PMDB) -
solicitando que seja informado a esta Casa Legislativa a cópia do contrato entre o Município e a empresa que executa o transporte de merenda escolar da central da merenda até as escolas municipais. Ele pergunta se o Município está em dia com o repasse referente ao transporte, e qual o número de escolas que recebem alimentação por este transporte.


Ademir Honorato (PMDB) –
O vereador está solicitando ao Executivo a planilha orçamentária da empresa vencedora (referente às obras de revitalização da Rodovia Luiz Rosso) executadas pela empresa A. Mendes Terraplanagem, Construção e Extração de Minerais Ltda. Pede ainda a planilha de valores aditivados, relatório do valor do repasse inicial e do valor aditivado pelo Governo do Estado, relatório detalhado de todos os pagamentos efetuados, incluindo os valores aditivados, qual o valor da contrapartida do Município, e por que não foi cobrada a garantia da obra, sabendo que, existiam problemas estruturais já no primeiro ano da execução.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE