• Informações sobre a Sessão do dia 05/6 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 05/6 na Câmara de Criciúma

06 Jun, 2017 13:37:05 - Política

Criciúma (SC)


Autor é lembrado em Sessão Ordinária pelo lançamento do livro “Comerciantes do meu tempo”

O comerciante João Abel Benedet, pai do deputado federal Ronaldo Benedet, foi homenageado na Sessão desta segunda-feira (5/6), por meio de Moção de Aplauso, pelo lançamento da segunda edição do livro “Comerciantes do meu tempo”. O autor é o vereador Tita Beloli (PMDB), e foi aprovada por unanimidade.

“Ele sempre cobra e está atento a todos os assuntos. Queria agradecer pela história que faz pela cidade e o carinho que tem pelas pessoas”, disse o autor da homenagem.

“Nos honra muito fazer essa homenagem ao meu pai. Muito obrigado a todos os vereadores pelas manifestações. Pai e a mãe são exemplos para nós. Meu pai é autoditada e sempre leu muito. O que é de mais importante na vida é o trabalho que aprendi com meu pai e com minha mãe”, agradeceu o deputado. O comerciante também agradeceu a homenagem que recebeu nesta noite.

Natural de Tubarão (SC), João Abel Benedet nasceu em 05 de dezembro de 1930, sexto e último filho de Abel Benedet e Julia Pelegrin. Casou-se em 15 de janeiro de 1953 com Maria Irene Conti, e teve quatro filhos: Renato, Ronaldo, Rosane e Rosimara.

Aos 16 anos finalizou o ensino complementar e logo se empregou no comércio de Pedras Grandes. Almejando um futuro melhor, retornou a Tubarão para trabalhar como office-boy nas Casas Pernambucanas – empresa com inúmeras lojas por todo o Brasil, na época.

Aqui começa sua história com Criciúma, pois como funcionário dedicado que era, logo foi promovido a gerente da filial de Criciúma, onde veio residir a partir de 1950.

Com espírito empreendedor, em 17 de outubro de 1957 inaugurou a Casa Imperial, tendo sócios Algemiro Manique Barreto e Itamar de Campos. João Benedet tornando único proprietário sete anos depois e administra a loja até hoje, sempre com total apoio de sua esposa.

Como homem público, destacou-se como sócio-fundador do Clube de Diretores Lojistas (CDL) e foi o primeiro presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma e ocupou cargos de diretoria na ACIC – Associação Empresarial de Criciúma.

Participante do Rotary Clube desde 1962, presidiu a entidade entre 1968 e 1970, sendo eleito no biênio 1994/1995 Governador do Distrito 4650 do Rotary Internacional, o que para ele foi sua maior realização pessoal.

Sua história é exemplar, tanto familiar e na sociedade. O sucesso de “seu João” fica mais caracterizado quando se constata que ele é o comerciante de Criciúma cuja loja funciona há mais tempo: A Casa Imperial já passa de sessenta anos de atividades.



Vereador sugere isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para eleitores convocados pelo TRE

Os vereadores aprovaram por unanimidade na Sessão de segunda-feira (5/6) o PL 019/17 de autoria do vereador Salesio Lima (PSD) que estabelece isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para eleitores convocados pelo TRE a trabalhar em eleições do Município.

Conforme a matéria, os eleitores convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE a trabalhar nas eleições que ocorrem no Município ficam isentos da taxa de inscrição para concursos públicos municipais. Considera-se como eleitor convocado aquele que presta serviços à Justiça Eleitoral no período de eleição como componente da mesa receptora de voto ou de justificativa, na condição de presidente da mesa, primeiro ou segundo mesário ou secretário, membro ou escrutinador de Junta Eleitoral, supervisor de local de votação e os designados para auxiliar os seus trabalhos.

Segundo o vereador, o ordenamento Jurídico estabelece diversas vantagens a quem presta serviços para a Justiça Eleitoral em época de eleições, tais como, desempate  em concurso público, dispensa do trabalho pelo dobro dos dias convocados sem prejuízo do salário e utilização das horas trabalhadas como atividades complementares, no caso de estudantes universitários. “Tais dispositivos são utilizados como incentivo ao serviço voluntário ou oriundo de convocação no processo eleitoral e visam evitar atrasos dos compromissos durante o pleito. Neste passo, tem sido uma tendência em varias cidades e estados brasileiros a criação de leis alargando os benefícios a mesários, presidentes de mesa, escrutinadores e demais eleitores convocados pela Justiça Eleitoral, uma vez que o número de ausências, justamente pela falta de incentivos, chega a tumultuar o processo eleitoral”, ressaltou.              

Para ter direito à isenção, o eleitor convocado terá que comprovar o serviço prestado à justiça eleitoral, por, no mínimo, duas eleições, consecutivas ou não, sendo que, cada turno é considerado como uma eleição.

A comprovação do serviço prestado será efetuada mediante apresentação de declaração ou diploma, expedido pela Justiça Eleitoral, contendo o nome completo do eleitor, a função desempenhada, o turno e a data da eleição, cuja cópia autenticada deverá ser juntada no ato da inscrição.

Após a comprovação de participação em duas eleições, o eleitor nomeado terá o beneficio concedido a contar da data em que fez jus ao beneficio e por um período de validade de quatro anos. O projeto vai para sanção do prefeito Clesio Salvaro.

http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pl-no-19-2017-26811



Projeto que prevê plantio de árvores frutíferas é aprovado no Legislativo

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão de segunda-feira (5/6) o projeto de lei PL 17/17 de autoria do vereador Miri Dagostim (PP), que tem o objetivo o plantio de árvores frutíferas, visando o fornecimento de mudas de espécies vegetais nativas ao horto municipal pelo responsável, pessoa física ou jurídica, do empreendimento, obra ou atividade, que causa o impacto sobre o meio ambiente. A matéria dispõe sobre a adoção de medida compensatória e mitigadora aos impactos negativos sobre o meio ambiente, provenientes das atividades e ações antrópicas de construção de edificações, loteamentos, obras de vias de rodagem expressas e similares e supressão de vegetação no município de Criciúma.

“Essa medida possibilitará, ainda, contribuir com a preservação e minimização do desaparecimento de espécies da nossa fauna que se alimentam de frutas e vêm sendo dizimados pelo desmatamento e pela desordem urbana. Tendo em vista a necessidade premente de preservação dos ambientes naturais, principalmente em relação à flora e à fauna existentes, considerarmos que, garantindo um percentual de 50%, no mínimo, de árvores frutíferas, ao menos nas áreas públicas municipais, contribuirá para a eficácia do resgate de carbono, para a melhoria da arborização e embelezamento da paisagem urbana”, argumentou o vereador.

Esta Lei estabelece as medidas compensatórias e mitigadoras destinadas a compensar ou mitigar impactos ambientais negativos causados ao meio ambiente provenientes das seguintes ações humanas: construção de edificação, loteamentos, obras de vias de rodagem expressas e similares, e supressão de vegetação.

A medida compensatória ou mitigadora implica na obrigatoriedade de plantio ou fornecimento de mudas de espécies vegetais nativas ao Horto Municipal pelo responsável, pessoa física ou jurídica, do empreendimento, obra ou atividade que causará o impacto sobre o meio ambiente, como forma de compensação aos impactos negativos gerados, nos termos desta Lei.

O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva. A matéria vai para sanção do prefeito Clesio Salvaro.

http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/documento/projeto-pl-no-17-2017-26766



Vereador pede informações para problema com tráfego de veículos

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) entrou com requerimento solicitando ao Executivo, informações uma solução para os problemas com tráfegos de veículos no seguinte local: Rua Joaquim Nabuco esquina com Thomé de Souza, Bairro Michel, onde ocorrem acidentes constantemente e nada tem sido feito até o momento. “A quantidade significativa de colisões (com ou sem boletim de ocorrência) e o abaixo-assinado dos moradores demonstram a importância de tal resposta e a necessidade urgente de mais segurança no trânsito deste espaço”, comentou. A proposição foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (5/6).

Valores arrecadados com a COSIP são solicitados

O valor arrecadado com a Cosip - Contribuição para Custeio de Iluminação Pública -, mês a mês - de Janeiro de 2016 a Maio de 2017. Essa foi a solicitação do vereador Ademir Honorato (PMDB) em seu requerimento. Ele pede ainda os valores gastos com materiais, mão de obra e outros itens, detalhados mensalmente. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Limpeza e drenagem do Rio Sangão são solicitados

O vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) entrou com requerimento pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal sobre os alagamentos no Bairro Vila Nova Esperança. Ele pede informações de quando será realizada a limpeza e drenagem do braço do córrego do Rio Sangão que passa pelo Bairro Vila Nova Esperança, principalmente na parte final do bairro.

“A comunidade precisa de tal resposta do Poder Executivo, pois vêm ocorrendo alagamentos no local, gerando transtornos enormes, tais como a perda de móveis e eletrodomésticos. As chuvas das últimas semanas agravaram o problema”, comentou o vereador. A proposição foi aprovada por unanimidade.



Horas de aperfeiçoamento de servidores em questão

O vereador Julio Kaminski (PSDB) está pedindo ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que ele informe a situação dos servidores que protocolaram horas de aperfeiçoamento. (Dezembro de 2016 até a presente data). Ele quer saber os motivos pelos quais esses servidores não obtiveram êxito nessa reivindicação. O requerimento foi aprovado por unanimidade.



Grupo de dança da Afasc é homenageado no Legislativo pela participação no Jasti

O Grupo de Dança do Centro de Convivência da Terceira Idade de Criciúma – CCTI da AFASC foi homenageado na Sessão desta segunda-feira, dia 5, por meio de Moção de Aplauso. A autoria da homenagem é do vereador Dr. Allison Pires (PSDB) e foi aprovada por unanimidade.

O grupo conquistou as Medalhas de Prata nas modalidades de Dança Coreográfica Popular (composta por quinze integrantes) e Dança Livre (composta por sete bailarinas) na 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti, realizado na Cidade de Blumenau, nos dias 17 a 21 de Maio de 2017, tendo como coreógrafo o Professor Anderson Felisberto Cristiano.

“São pessoas que passaram por muitas dificuldades, trabalharam muito, tinham dupla jornada. A alegria nos olhos delas quando fizeram a apresentação, não tem preço. Faz com que renove as nossas energias”, comentou o vereador proponente da homenagem. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança