• Informação e credibilidade marcam a comemoração de 52 anos da Unesc

Informação e credibilidade marcam a comemoração de 52 anos da Unesc

27 Jun, 2020 20:40:59 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc comemorou seus 52 anos de história transmitindo informação de qualidade e evidenciando opiniões de credibilidade. As celebrações virtuais, em decorrência da pandemia, iniciaram na segunda-feira (22/6), dia marcado pelo nascimento da mantenedora Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), e foram concluídas nesta sexta-feira (26/6). Desde então, os conteúdos foram transmitidos pela Unesc TV para mais de 20 mil pessoas.

Ao longo dos cinco dias, foram 27 webinars, sete atividades culturais, três novos projetos lançados, oficinas, cerimônia de formatura, 52 horas de transmissão ininterruptas nos dias finais e muito mais, dando destaque aos assuntos de maior evidência para a sociedade, como coronavírus, desenvolvimento social, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e outros.

“Foi uma semana histórica, de fundamental importância para o momento em que vivemos. Não poderia ser diferente. São 52 anos construindo propósitos, e neste momento, em que a sociedade se encontra diante de uma das maiores crises de sua história recente, a Unesc se coloca como detentora e transmissora da mais valiosa ferramenta para superá-la: o conhecimento”, enalteceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Os momentos, de debate e ensinamentos, foram protagonizados por importantes personagens das ciências e políticas públicas do país, como a reitora da UPF (Universidade Federal de Passo Fundo), doutora Bernadete Dalmolin; o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal; o preside nte da Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), Ney José Lazzari; o senador da República, Jorginho Melo; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar pelo Artigo 170, Rodrigo Minotto; o secretário de Estado de Educação e egresso da Unesc, Natalino Uggioni, e o reitor da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), Claudio Alcides Jacoski. 

Também contribuíram para estes momentos o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mário Cesar de Aguiar; a jornalista e economista da NSC Comunicação, Estela Benetti; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim; o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro e o presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostin.

Para dialogar com os convidados externos, a Unesc foi representada por um time de professores, pesquisadores, mestres e doutores, qualificando os debates de interesse social. Foram mais de 60 profissionais da Instituição, com propriedade comprovada pela avaliação máxima do MEC (Ministério da Educação) – 5 de 5.

Futuro da Universidade marca a conclusão da semana de comemorações

Após evidenciar assuntos de interesse comunitário, a Unesc encerrou a semana olhando para si. O webinar “E daqui para frente? Diferentes olhares para a Unesc” propôs diálogos sobre o futuro da Instituição. O assunto foi abordado por professores das mais diversas áreas do conhecimento, com olhares pelo meio ambiente, educação, qualidade de vida, estrutura e inovação.

A coordenadora do Setor de Planejamento da Instituição, Tereza Bianca Bez Batti Dias, mediou as conversas da noite e apontou que é preciso repensar o ensino. “Diante do cenário que se apresenta, nos perguntamos quais os caminhos a Unesc deve tomar? O ensino hibrido está presente como uma forte possibilidade para o futuro. Também temos a questão da tecnologia no suporte a professores e alunos. O mundo já mostra uma aceleração e transformação dos processos, nossa missão é entende-los”, afirmou.

Estiveram presentes neste momento os docentes Alfredo Engelmann Filho, de Direito; Willians Cassio Logen, de Fisioterapia; Ângela Piccinini, de Engenharia Civil; Joni Márcio de Farias, de Educação Física; Carlos Renato Carola e Carlyle Bezerra de Menezes, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação); Jack Soratto, do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), e o assessor de Inovação na Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Christian Engelmann.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE