• Infecções são abordadas em palestra em Criciúma

    Assunto debatido faz parte do Café com Ciência, uma parceria entre Acic e Unesc

Infecções são abordadas em palestra em Criciúma

28 Jul, 2016 09:21:22 - Geral

Criciúma (SC)

A sepse – popularmente conhecida como infecção grave – foi o tema da edição desta quarta-feira, dia 27, do projeto Café com Ciência. A iniciativa da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) leva informações de forma didática e acessível para população uma vez ao mês.

Infecções graves ainda é um tema pouco debatido pela sociedade e que acomete anualmente no Brasil em torno de 400 mil pessoas, sendo que 50% dos pacientes não resistem, ou seja, a doença está associada a uma alta taxa de mortalidade. Este tipo de patologia é responsável por 60% das mortes de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).


A doença também é responsável por aproximadamente 40% das internações em UTI no Brasil e são graves quando atingem outros órgãos. De acordo com o médico intensivista, Felipe Dal Pizzol, 7% da população brasileira é conhecedora do tema, por isso, é importante que o assunto seja debatido. A doença mata mais que o infarto e alguns tipos de câncer, patologias estas conhecidas por todos.

“Quanto mais as pessoas saberem sobre o assunto e procurarem tratamentos imediatos maiores serão as chances de cura do paciente. Em casos de infecções é necessário procurar um profissional da saúde para as devidas orientações o quanto antes”, destaca o médico. 

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc e são transmitidos de forma que possam contribuir para vida diária das pessoas. O próximo encontro, que será realizado no mês de agosto, terá como tema alimentos funcionais. O cronograma de palestras segue até o mês de novembro.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal