• Em Florianópolis, provas foram realizadas no campus da UFSC.

Índice de abstenção das provas do Vestibular de Verão 2018 da Udesc é de 15,74%

27 Nov, 2017 14:12:01 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou neste domingo, 26, as provas do Vestibular de Verão 2018 em oito cidades catarinenses - Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú. Dos 8.975 candidatos inscritos que disputam 1.273 vagas em 49 cursos de graduação gratuitos, 1.414 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 15,74%.

A seleção, realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, tem cem questões de múltipla escolha e uma redação. As provas também estão sendo aplicadas a 121 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 14 da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

O caderno das questões e o gabarito preliminar do vestibular serão divulgados até as 21h de domingo, enquanto a lista dos classificados em primeira chamada será publicada até 12 dezembro. Quem for aprovado fará matrícula em 8 e 9 de fevereiro e começará a ter aulas em 19 de fevereiro.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova de habilidade específica. A prova prática de Música ocorreu neste sábado, 25, e a de Teatro está marcada para 7 de dezembro – confira locais e horários.

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, de Florianópolis, com 29,68 candidatos por vaga; Design Gráfico, também em Florianópolis, com 27,70; e Medicina Veterinária, em Lages, com 25,95.

Entre os candidatos com todo o ensino médio na rede pública, a maior procura é pelas graduações em Medicina Veterinária (60 por vaga), Fisioterapia (53,20) e Bacharelado em Educação Física (30,60), em Florianópolis.

Os cursos mais escolhidos pelos candidatos negros são Bacharelado em Educação Física (14 por vaga), Fisioterapia (13,50) e Moda (8), em Florianópolis.

Com descrições disponíveis na página da graduação, os cursos do Vestibular de Verão são oferecidos em:

Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;
Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;
Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Design (Gráfico e Industrial), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura), Pedagogia e Teatro;
Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;
Joinville: Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);
Lages: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
Laguna: Engenharia de Pesca e Arquitetura e Urbanismo;
Pinhalzinho: Engenharia de Alimentos;
São Bento do Sul: Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica.

Conteúdo cobrado

Na parte da manhã, os candidatos responderam 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, houve redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Como tirar dúvidas

Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas com a Covest pelo e-mail vestiba@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091.

O expediente do setor nos próximos três dias terá os seguintes horários: das 13h às 19h na sexta-feira; das 8h às 12h e das 13h às 17h no sábado; e das 7h às 21h no domingo.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal