• Indicadores apontam recuperação da economia catarinense

Indicadores apontam recuperação da economia catarinense

11 Mai, 2017 11:13:46 - Economia

Florianópolis (SC)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (10), para apresentar indicadores da indústria estadual e um balanço das atividades desenvolvidas pela entidade. Conforme os dados apresentados, a economia catarinense caminha para uma recuperação em 2017, após dois anos seguidos de retração.

De acordo com o dirigente, só nos primeiros três meses deste ano, a indústria catarinense acumulou um saldo positivo superior a 18 mil empregos. Além disso, houve um crescimento de 5,2% na produção industrial no primeiro trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo período de 2016, o segundo maior crescimento da indústria brasileira, atrás apenas de Goiás. Setores como o de vestuário, alimentação e metalurgia foram os que mais se destacaram. As exportações também cresceram (17%) no comparativo entre os mesmos períodos. 

“Todos esses indicadores nos apontam que a economia catarinense está em recuperação. São indicadores consistentes, com números muito melhores dos que os obtidos no ano passado”, ressaltou Côrte. “Podemos afirmar também que entraremos em 2018 com um ambiente muito mais favorável para a economia”, completou.

Em 2015, a retração do Produto Interno Bruto (PIB) estadual foi de 2,65%, enquanto o nacional caiu 3,8%. No ano passado, nova retração, dessa vez de 2,08% no PIB catarinense, ante a queda de 3,6% no indicador brasileiro. “O PIB de Santa Catarina cai menos que o nacional, quando há retração da economia, e cresce mais que o PIB nacional, quando há expansão econômica”, destacou.

O presidente da Fiesc também apresentou dados da participação da indústria na economia estadual. O setor é composto por 52 mil empresas, que geram 766 mil empregos formais. Responde por aproximadamente 30% do PIB catarinense e por 56,4% das exportações estaduais. Côrte expôs, ainda, um balanço das atividades desenvolvidas pela Fiesc em vários setores, principalmente na educação, tecnologia e inovação. “Entendo como nosso dever essa prestação de contas à Assembleia, que tem sido sempre solicita aos pleitos do setor produtivo catarinense”, finalizou.

A apresentação do dirigente foi elogiada por vários parlamentares. O deputado Darci de Matos (PSD) destacou o viés social das ações da Fiesc, voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Valdir Cobalchini (PMDB) destacou a liderança de Glauco Côrte à frente da Fiesc com um dos motivos para os resultados positivos da entidade. Kennedy Nunes (PSD), Nilso Berlanda (PR), Manoel Mota (PMDB), Altair Silva (PP), Maurício Eskudlark (PR), Jean Kuhlmann (PSD), Mário Marcondes (PSDB) e Natalino Lázare (PR) também parabenizaram Côrte e a federação pelo trabalho desenvolvido.

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/MIRIAM ZOMER

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE