• Índia Kerexu e a cultura da tribo Guarani em Içara

Índia Kerexu e a cultura da tribo Guarani em Içara

01 Abr, 2019 16:33:44 - Geral

Içara (SC)

Quando se fala em povo indígena, muito se pensa em poucas vestimentas, pinturas e outros aspectos idealizados pelas pessoas. Em Içara, a índia Kerexu, da tribo Guarani, do Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, esteve conversando com professores de artes do município e trazendo conhecimento sobre o povo para os presentes na Casa do Professor Ilda Colle.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, propor essa troca de informações reforça o aprendizado dos professores sobre o tema. “A Kerexu tem uma rica história dentro do seu povo e ficamos felizes que ela tenha vindo à Içara compartilhar um pouco conosco sobre a grande história de vida que tem”, comentou.

Uma das responsáveis pela articulação para tornar possível a presença de Kerexu no município foi a escritora e fotógrafa Maristela Giassi. Natural de Içara, ela é a autora do livro “Almas do Brasil” que será trabalhado nas escolas municipais. “Esse projeto é um sonho de infância em que superei muitas dificuldades e foi um prazer poder contar um pouco dessa grandiosa história”, comentou Maristela.

Além das histórias de vida, Kerexu também compartilhou e trouxe alguns instrumentos que são desenvolvidos na comunidade. Os saberes e fazeres dos índios fazem parte da cultura brasileira e de acordo com a Lei 11.645/2008 devem ser inclusos no currículo oficial da rede de ensino. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE