• Incubadora Colearning Satc estimula crescimento de startups desde 2019

Incubadora Colearning Satc estimula crescimento de startups desde 2019

12 Abr, 2020 19:20:11 - Educação

Criciúma (SC)

Desde julho de 2019, um novo espaço estimula o empreendedorismo na Satc. O Colearning é a incubadora que recebe startups que estão iniciando a trajetória e precisam de suporte para seguir em frente e dar passos decisivos. Atualmente, são 13 incubadas no Colearning, com a prospecção de novos ingressos. Dez delas já receberam investimento financeiro externo para continuar e ampliar as ações.

“Nosso papel aqui é dar o apoio adequado para cada uma das startups. A Satc desenvolveu uma metodologia própria e aplica isso aqui, promovendo discussões conjuntas, trazendo mentores para resolver problemas específicos. Mas, o mais interessante, é a sinergia proporcionada pela interação entre todos”, pondera o líder do Colearning Vitor Ferro Mazzuco.

A incubadora é um dos braços do HUB Office, o escritório de inovação da Satc que reúne todas as iniciativas empreendedoras desenvolvidas na instituição. O HUB coordena trabalhos que envolvem desde os alunos da educação infantil à graduação, até a discussão de novas ações junto ao setor empresarial. Atualmente, a parte física está instalada no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Mais informações estão disponíveis no site: hub.satc.edu.br.

Com a implantação do Colearning foi possível receber empreendedores com boas ideias, algumas já implantadas, mas com dúvidas de como seguir adiante. “Contribuímos para que os incubados possam tomar as decisões mais corretas”, ressalta Mazzuco. Entre as 13 participantes, seis delas já possuem faturamento. No total, entre CEOs, gestores, colaboradores e estagiários, são 54 pessoas trabalhando diretamente.

Atuação em tempos de pandemia

Com o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, as startups seguem trabalhando no sistema de home office. O fato de estarem conectadas e já integradas não atrapalhou o andamento das atividades. “As mentorias estão ocorrendo de maneira online. Algumas também aproveitam esse tempo para rever estratégias e reorganizar a gestão da empresa”, informa Mazzuco.

Como há startups que possuem base tecnológica, a crise provocada pelo Covid-19 está agregando novos clientes e ações. Uma delas, a Soul.Med, foi selecionada pela Prefeitura de Porto Alegre para ajudar com a telemedicina, um dos braços oferecidos.

Confira a lista das startups em desenvolvimento:

Proxpect: Focada na área de compras metalmecânica, traz inovação, tecnologia e eficiência ao comprador.

E-licencie: Fornecimento de soluções de base tecnológica para gestão ambiental.

Bike: Produtos exclusivos que mesclam engenharia e artesanato redefinindo as tendências de mobilidade urbana.

Darwin: Plataforma inteligente de atendimento à saúde focado em soluções para aumentar os cuidados ao paciente.

IF(): Atendente virtual capaz de simular a experiência de um atendimento humano, focado na redução de tempo de espera e aumento da eficiência em atendimentos de SAC.

Renove: Plataforma que conecta matéria prima não utilizada na indústria têxtil com consumidores e novos negócios.

Horse Machine: focada em tornar a agricultura mais produtiva, rentável e sustentável, através da mecanização e automatização.

Adubooo: Serviço de coleta de resíduos orgânicos com destino sustentável.

Ada Lovelace: software house as a service para desenvolvimento tecnológico de novos produtos.

CloseToMe: Plataforma online de agendamento de consultas para Unidades de Saúde, Clínicas e Profissionais da saúde. Agilizando e facilitando o agendamento do paciente com um profissional de saúde.

GreenB: desenvolve tecnologias e processos para obtenção de orgânico de origem agroindustrial de fonte inesgotável e sustentável.

Soul.Med: Uma empresa de meios de pagamentos, focada em prestadores de serviços na área de saúde e bem-estar.

Fiber Inova: conecta Pessoas, Projetos e Tecnologias de Alto Impacto, Construindo Um Caminho Sustentável para a Inovação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança