• Inclusão e integração marcam abertura da 1ª ExpoFai

    Cerca de mil mulheres expõe trabalhos artesanais confeccionados nos Clubes. Evento segue até amanhã

Inclusão e integração marcam abertura da 1ª ExpoFai

17 Nov, 2016 09:49:19 - Variedades

Içara (SC)

Mesas extensas reúnem uma série de peças nos mais variados tons. São toalhas, quadros, enfeites, colchas, cestas, chinelos, roupas e acessórios para todos os gostos e de todos os valores. Trabalhos que encantam os olhos dos visitantes e, muitas vezes, até de quem os confeccionou. 

Muito mais que um passatempo, os trabalhos expostos na 1ª Expofai, Primeira Feira de Artesanato do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), são os responsáveis por colocar comida na mesa de muitas famílias. De acordo com a presidente do Departamento, Ceneli Freitas Gastaldon, o foco da entidade e das monitoras é a inclusão. “Em muitos casos, as mães são responsáveis pela segunda renda da família com a venda de seus trabalhos. Aqui nós temos muitas coisas para serem vendidas, porque nós pedimos para as mães guardarem, pois elas vendem tudo que produzem. Por isso, o principal objetivo dessa feira não é a comercialização, mas sim mostrar a inclusão e integrar todos os clubes existentes em nossos munícipio, possibilitando que mais pessoas conheçam os seus trabalhos”, colocou.

“Esta é a oportunidade de conhecer todos os clubes em um só lugar. Cada um com suas caraterísticas, suas particularidades. Em cada mesa dessa temos horas de trabalho, dedicação e muito amor”, enfatizou a vice-presidente Georgia Bolsoni Serafin. 

Renda extra e com muito amor

Depois que se aposentou, Maria da Glória Rebelo Antonio, que frequenta o Clube do bairro Aurora, começou a fazer artesanato. Ela dedica horas do seu dia a fazer as peças para bebês e crianças. São guirlandas, almofadas, quadros, toalhas e bonecas, o carro-chefe da artesã. “É uma segunda fonte de renda não só para mim, mas também para minha filha que trabalha comigo. Faço tudo com muito amor. A combinação das cores, estampas, a escolha os materiais”, falou.

Os trabalhos são tão caprichosos e bem vistos, que já foram enviados até para o México. “Temos alguns conhecidos que moram lá, viram as fotos na internet e encomendaram. Fiquei muito orgulhosa por saber que serão divulgados lá fora”, disse. 

No Clube do bairro Aurora, que frequenta uma vez por semana, ela não só mostra as novidades e ri com as amigas, mas também sempre aprende algo novo. “Todo ano aprendemos uma técnica diferente, produzimos juntas e sempre trocamos figurinhas, faz bem pra alma e pra saúde”, confessou.
A Expofai segue até amanhã, das 11 às 19h30, no Salão Paroquial São Donato.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE