• Inauguração de barragens no Alto Vale do Itajaí

Inauguração de barragens no Alto Vale do Itajaí

01 Mar, 2017 15:00:07 - Política

Florianópolis (SC)

O sistema de prevenção às cheias, em construção na região do Vale do Itajaí, foi o principal assunto da entrevista semanal com o governador Raimundo Colombo. Em parceria com o Governo Federal, o Estado vai entregar para a população a sobre-elevação das barragens de Ituporanga e Taió. O investimento ultrapassa R$ 1 bilhão e vai reduzir o risco de enchentes na região. “As barragens são parte de um conjunto de ações que vão trazer segurança e proteção em uma área que a gente tem sofrido muito”, disse Colombo, durante gravação do Com a Palavra, o Governador.

“Eu era secretário de Estado em 1983 e 1984, quando Santa Catarina sofreu com duas grandes enchentes. Eu corri o estado inteiro durante três meses, atuando na recuperação dos estragos. Aquilo me marcou muito e eu sempre sonhava em um dia ajudar a minimizar esse impacto, porque impedir por completo a gente não consegue, é a natureza quem escolhe. Portanto, é uma alegria ver esse sonho se materializar”, relembra Colombo.

O governador explica que o projeto principal é em relação ao Vale do Itajaí. A partir de 2011, depois de várias enchentes na região, o Governo do Estado foi buscar junto à Jica, entidade japonesa, um projeto para diminuir os impactos das cheias. Segundo Colombo, foi um grande desafio buscar os recursos e executar o projeto que já tem em operação um radar meteorológico e que inclui a sobre-elevação das barragens de Ituporanga e Taió. As obras nas barragens serão inauguradas em 17 de março.

“É importante salientar que, além das sobre-elevações, as barragens ganharam um canal extravasor que permite esvaziá-las. Isso nos dá uma capacidade muito maior de controlar o volume de água que chega às cidades atingidas”, informa o governador.

Ainda na área da Defesa Civil, Colombo cita a aquisição de outros dois radares – uma para o Oeste e outro para o Sul – a liberação, junto a órgãos ambientais, da licença para a construção da barragem de Botuverá e o envio de alertas de desastres naturais via SMS para a população. Todas as ações fazem parte de um projeto de construção de um dos mais seguros sistemas de prevenção em Santa Catarina. “É uma alegria para o Governo poder oferecer mais proteção e segurança às pessoas no enfrentamento a essas calamidades”, acrescenta Colombo.

Durante a entrevista, o governador também fez uma avaliação dos primeiros meses do ano no Estado e falou das expectativas com a viagem para o Japão nos próximos dias. “O Japão é um dos grandes parceiros do Brasil, e nós conseguimos ampliar bastante o fornecimento de matéria-prima para lá, principalmente de carne suína e de frango. Vamos fazer uma série de debates que fortalecerá essa relação e queremos trazer frutos muito positivos para o agora e para o futuro do estado”, conclui o governador Raimundo Colombo. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal