• Importância da cerâmica na história da humanidade vira livro

    Projeto conta com incentivo cultural da Eliane Revestimentos e Ministério da Cultura. Mais de 100 instituições de ensino da região receberão a obra

Importância da cerâmica na história da humanidade vira livro

19 Dez, 2017 15:19:54 - Variedades

Criciúma (SC)

Presente em quase todas as civilizações da antiguidade, o surgimento das primeiras peças em cerâmica se funde à evolução humana enquanto sociedade, atuando como um registro da história e cultura de diferentes povos. Hoje, a matéria-prima serve como base para obras de arte, utensílios, itens decorativos e revestimentos, trazendo este vínculo entre tradição, cultura e beleza. Toda essa história é retratada no livro “A Cerâmica em Grandes Obras”, lançado pela Editora VJ, com apoio cultural da Eliane Revestimentos.

O livro discorre sobre a importância da cerâmica na história da humanidade e da arquitetura, em uma proposta de desvendar com profundidade as múltiplas possibilidades de criação e de desenvolvimento da matéria-prima. Com texto leve e fotografias bem produzidas, a obra convida o leitor para uma viagem no tempo, passando pelas primeiras queimas do produto e chegando à evolução incessante pela qual passa a cerâmica, dialogando com a arte, arquitetura e as grandes obras.

A Eliane ganha destaque na obra como a primeira indústria brasileira a trazer o porcelanato para o Brasil. As páginas finais são ilustradas com importantes obras executadas com produtos da marca.  Aprovado pela Lei Rouanet - do Ministério da Cultura – exemplares do livro foram entregues pela empresa, durante esta semana, às Secretarias de Educação das cidades de Cocal do Sul e Criciúma, que os distribuirão para instituições de ensino da região. “Tenho orgulho em trabalhar em uma empresa que paga seus impostos e que por este motivo consegue destinar parte destes recursos para projetos ligados ao esporte, infância e adolescência, idoso, saúde e a cultura como é o caso do livro ‘A Cerâmica em Grandes Obras’. Quando iniciamos o desenvolvimento deste projeto junto a Editora VJ, há dois anos, tínhamos como um dos objetivos propagar a história da cerâmica e da Eliane nas escolas de Cocal do Sul e Criciúma. Esta ação de disseminação do conhecimento e valorização da nossa história começou a ser concretizada nesta semana, onde mais de 100 escolas públicas e particulares da região terão em suas bibliotecas as obras, que serão utilizadas pelos professores e alunos nas aulas de arte e história”, comenta a coordenadora de comunicação do Grupo Eliane, Gabriela Pereira.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE