• III Congresso Nacional do Parto Humanizado

III Congresso Nacional do Parto Humanizado

10 Ago, 2017 15:03:41 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por proposição de deputada Ana Paula Lima, entregou Moção de Aplauso ao médico Ricardo Herbert Jones, pelos mais de 30 anos de atuação e ativismo na humanização do parto e do nascimento. A entrega da distinção foi na manhã desta quinta-feira (10), na abertura dos trabalhos do segundo dia do III Congresso Nacional do Parto Humanizado, que acontece até sexta-feira (11), no auditório  Antonieta de Barros, na Alesc. “Num país como o nosso, onde a cirurgia cesariana é uma epidemia aceita como natural, desafiar este paradigma pode parecer insano. Algumas pessoas ousaram, e há 30 anos conseguiram vislumbrar um cenário mais humano na obstetrícia, menos intervencionista, mais natural, mas não menos difícil”, argumentou Ana Paula durante a entrega da homenagem.

 

Segundo Ana Paula, “foi através daqueles visionários, como o dr. Ricardo Jones, que avançamos; daqueles que além da sua formação tecnocrática e medicalizada na saúde conseguiram olhar para a gestação, parto e nascimento como um evento fisiológico e que merecia todo o respeito devido, merecia um olhar mais humanizado”. “Estamos diante de uma realidade que não tem volta, um caminho que vai ter muitos percalços, mas não há porque desistir de ter esperança”, concordou o dr. Ricardo Jones em sua defesa ao parto e nascimento humanizados. Ele lembrou de que, há 30 anos, quando iniciava sua carreira na obstetrícia, ficar “escandalizado com o nível de violência no parto, com intervenções médicas sempre visando o conforto dos médicos e das instituições”. E se declarou “um soldado nesse processo”.


Congresso


O III Congresso Nacional do Parto Humanizado - Afirmando a autonomia da mulher segue até sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A iniciativa é da Comissão de Saúde da Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e com o apoio do gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT), proponente das duas edições anteriores, em 2015 e 2016.

TEXTO/ AGÊNCIA ALESC
FOTO/ EDUARDO GUEDES

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE