• Igreja Católica terá missas com fiéis na cidade de Içara a partir de domingo

Igreja Católica terá missas com fiéis na cidade de Içara a partir de domingo

16 Mai, 2020 20:55:59 - Geral

Içara (SC)

Algumas igrejas católicas em Içara voltarão a ter celebrações com fiéis a partir já deste domingo, dia 17. No Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, a missa das 11h e das 15h seguirá a restrição de 30% da capacidade e o distanciamento entre os participantes conforme preconiza a regulamentação estadual. Já na quarta-feira, a Missa de Cura e Libertação, com maior público, permanecerá a partir das 19h, neste caso, apenas online.

Na Paróquia São Donato, haverá celebrações com seguimento das normas estabelecidas pelo Estado e a Diocese de Criciúma em prevenção a covid-19 para a participação presencial dos católicos às 19h de sábado e domingo. Na próxima semana também acontecerá às 8h de domingo. Nas comunidades, contudo, o retorno dos fiéis ocorrerá somente a partir de junho.

Na Paróquia São Miguel Arcanjo, a celebração das 8h de domingo terá a participação dos fiéis enquanto às 19h será pelas redes sociais. Na Missa da Saúde, às 15h de quartas-feiras, também haverá público. Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a missa das 9h30 de domingo terá a distribuição de senhas na secretaria paroquial para a participação dos fiéis.

Recomendações da Diocese para as igrejas

- O limite será 30% da capacidade de lotação da igreja.
- Deverão ser sinalizados os locais onde os fiéis poderão se acomodar, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro e isolando os bancos de forma intercalada.
- O álcool em gel 70% precisará estar disponível, em quantidade necessária, na entrada da igreja, em lugar com boa visibilidade e com a identificação.
- Todos os fiéis que entrarem na igreja para as celebrações deverão estar de máscara.
- A área para a permanência dos músicos que entoam os cânticos sem o uso de máscara precisará estar isolada.
- A coleta na Missa ou a oferta do dizimo será levada por cada fiel até próximo do altar, sendo colocada em recipientes previamente preparados ou também seja ofertada ao final de cada celebração nas portas da igreja.
- Os fiéis do grupo de risco, gripados, resfriados, com febre, com suspeita da covid-19 são orientados que permaneçam em casa e acompanhem a Santa Missa pelas transmissões que continuarão a serem feitas.
- É recomendável que os fiéis, antes de receberem a Comunhão, higienizem as suas mãos com álcool em gel.
- Na procissão para receber a comunhão, os fiéis serão convidados pouco a pouco a se colocarem no corredor, respeitando as marcações no piso para garantir o distanciamento de um metro e meio entre os fiéis.
- Os fiéis, diante do padre ou ministro extraordinário da sagrada comunhão, receberão a Comunhão em mãos (nunca na boca), retirarão momentaneamente as máscaras pelo elástico, comungarão e retornarão aos lugares.
- Ao sair da igreja, os fiéis serão auxiliados para higienizar novamente as mãos com álcool em gel.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE