IFSC tem melhor índice de aprovação na UFSC entre escolas de Criciúma

17 Jan, 2018 16:31:14 - Educação


Criciúma (SC)

Egressos do ensino médio técnico do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) voltaram a fazer bonito no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O desempenho dos alunos fez do IFSC a instituição de ensino com melhor índice de aprovação em Criciúma - e o segundo melhor em toda a região Sul do Estado.

Dos 54 egressos do IFSC Câmpus Criciúma que se inscreveram no vestibular da UFSC, 11 foram aprovados, o que corresponde a um aproveitamento de 20,37%. O percentual é o melhor entre as escolas de Criciúma com mais de dez inscritos, conforme dados da UFSC. Em toda a região Sul de Santa Catarina, o IFSC Câmpus Criciúma teve o segundo melhor desempenho em termos percentuais no vestibular da UFSC.   

“O resultado mostra um dos pontos centrais do IFSC, que é a qualidade do ensino tanto na parte técnica quanto na formação geral do estudante. Nossos alunos tiveram um aproveitamento acima dos 20%, o que é um bom rendimento, e além disso tivemos o terceiro colocado entre os estudantes de escolas públicas, aprovados em Medicina e em outros cursos concorridos, o que mostra o bom preparo que os alunos recebem no IFSC”, afirma o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini.   

O IFSC Câmpus Criciúma oferece três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Edificações, Mecatrônica e Química. Formado em Mecatrônica em 2016, o estudante Júlio César Padilha foi aprovado em Medicina na UFSC, obtendo o terceiro melhor desempenho geral entre os estudantes de escolas públicas. “O IFSC me ajudou muito na parte Matemática e de Física. Participei de alguns projetos de extensão que me ajudaram na parte de circuitos também, além de cálculos e dimensionamento. A parte de Química também auxiliou bastante”, conta Júlio. 

O desempenho do Câmpus em 2018 é superior ao do ano passado, quando 17,74% dos egressos foram aprovados na UFSC. Os dados deste ano reforçam a qualidade do ensino dos Institutos Federais, ainda que a preparação para o vestibular não seja o foco da formação. Somando os dados de todos os câmpus, o IFSC obteve 31,46% de aprovação no vestibular da UFSC em 2018. Reportagem da Folha de São Paulo do dia 14 de janeiro mostrou que os Institutos Federais lideraram a nota do Enem 2016 em 14 Estados, incluindo Santa Catarina, com o IFSC Câmpus Florianópolis à frente.

“Entre os fatores que levam a este desempenho, destaco os investimentos na rede federal de educação profissional científica e tecnológica, a qualidade e o empenho dos nossos servidores e uma estrutura condizente e necessária para que o ensino transcorra de forma adequada, além do comprometimento dos nossos alunos. São fatores que resultam neste desempenho dos Institutos Federais tanto no Enem quanto nos vestibulares”, destaca Dominguini.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança