• IFSC fatura o tricampeonato estadual na Olimpíada de Robótica

IFSC fatura o tricampeonato estadual na Olimpíada de Robótica

21 Ago, 2017 22:17:23 - Geral

Criciúma (SC)

Pela terceira vez consecutiva, uma equipe do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistou a medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), disputada neste sábado (19), em Blumenau. Agora, os alunos representar o Estado na etapa nacional da competição, marcada para novembro em Curitiba. A OBR tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. Participam da competição estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

O IFSC Câmpus Criciúma ficou em primeiro lugar no Nível 2, categoria voltada a escolas de Ensino Médio e Técnico. Integraram a equipe campeã os alunos Daniel Carvalho, Daniele Ghisi Cadorin e João Bernardindo, do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica, e Gabriel Chaucoski, do primeiro ano. Eles foram coordenados pelo professor Douglas Lucas dos Reis. Não foi uma conquista fácil. Na primeira das três pistas, a equipe obteve apenas 50 pontos, ficando na 15ª posição geral. Os alunos tiveram de fazer ajustes na programação do robô. “Tivemos que fazer ajustes decorrentes do local da competição. A iluminação, mais clara, influenciava nos sensores”, relata Daniele, que participou pela primeira vez da competição.

As mudanças deram certo. Nas duas rodadas seguintes, o robô da equipe Tank SA fez 200 e 300 pontos, ficando com 500 pontos na colocação final, já que a pior pontuação é descartada. A preparação do IFSC Câmpus Criciúma para participar da etapa catarinense da OBR começa deste o início do ano letivo. O Câmpus tinha sete equipes inscritas. Após uma seletiva interna, três equipes foram a Blumenau. As equipes desenvolvem, programam e testam seus robôs ao longo do semestre, uma atividade que envolve conhecimentos de programação e mecânica mas, principalmente, exige capacidade de improvisação. “A Olimpíada de Robótica demanda raciocínio lógico, capacidade de resolver os problemas e trabalho em equipe”, resume o professor Giovani Batista de Souza, representante estadual da OBR.

IFSC é destaque 

Além da equipe campeã, o IFSC se destacou entre as escolas de Ensino Médio e Técnico. Duas equipes do Câmpus Criciúma terminaram na quarta e na oitava posições, sendo que a equipe James, quarta colocada, ficou com o prêmio de Melhor Escola Pública. O IFSC Câmpus Araranguá terminou em sexto. Nos prêmios extras, o Câmpus Gaspar ganhou o prêmio de Melhor Design. O prêmio de Melhor Programação foi para o Câmpus Araranguá.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança