• IFSC de Sombrio realiza doações de álcool em gel e máscaras Face Shield

IFSC de Sombrio realiza doações de álcool em gel e máscaras Face Shield

16 Jul, 2020 13:26:01 - Geral

Sombrio (SC)

O Instituto Federal Catarinense - Câmpus Sombrio, com o apoio do Câmpus Santa Rosa do Sul, realizou a doação de mais de 2 mil litros de álcool em gel e mais de 100 máscaras Face Shield para as secretarias da região da AMREC e AMESC. A medida busca auxiliar no enfrentamento da pandemia causada pela COVID-19, focando na prevenção da doença. Por meio de formulário eletrônico, solicitaram, e receberam as doações, os municípios de Criciúma, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Siderópolis, Içara, Araranguá, Turvo, Sombrio, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota e Mampituba/RS.

De acordo com o diretor do Câmpus Sombrio, Lucas Spillere Barchinski, “a missão do IFC é proporcionar educação profissional, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional. E foram justamente os projetos de extensão 'Projeto Produção de Álcool em Gel IFC-CAS' e 'Clube de Ciências' que abriram o caminho para que pudéssemos realizar a produção e doação destes materiais.” A coordenadora do projeto 'Produção de Álcool em Gel IFC-CAS', Tatiane Estácio de Paula, destaca que “o intuito do projeto é discutir de modo interdisciplinar como o álcool em gel 70%  pode ser uma medida de prevenção eficaz no caso das infecções virais. Por meio deste, discute-se com alunos temas da disciplina de Química (solubilidade, funções orgânicas, polímeros, preparo de soluções),  da disciplina de Biologia (vírus, estrutura viral, pandemias no decorrer da história, ação do álcool em relação ao vírus) e questões de Saúde Pública ( importância da higienização das mãos, métodos de prevenção, cuidados sobre as infecções virais para evitar o contágio).” Já o professor Helmo Alan Batista De Araujo, coordenador do projeto 'Clube de Ciências', argumenta que “o Clube de Ciências possui um papel preponderante na desmistificação da ciência, haja vista que permite o espaço para introdução e abordagem de temas tanto históricos quanto contemporâneos da ciência, além de casos particulares e curiosidades sempre de modo interdisciplinar, reflexivo e motivador, com base na metodologia Ciência, Tecnologia e Sociedade.”

Segundo a secretária de saúde do Município de Araranguá, Evelyn Elias, a ajuda veio em um momento importante. “Com essas doações podemos concentrar nossos recursos em outros insumos fundamentais. Gostaríamos de agradecer a todos os servidores do IFC - Câmpus Sombrio pela doação desses itens tão importantes para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Instituto já tinha nosso respeito, agora tem a nossa admiração!”, pontua a secretária.

“Agradecemos ao Instituto Federal Catarinense por essa doação. As máscaras serão utilizadas pelos profissionais, principalmente em visitas domiciliares. Pois, requerem um cuidado maior tanto para os profissionais como para os usuários. O álcool em gel será disponibilizado para as unidades de atendimento do Cras e Creas para assepsia das mãos nos atendimentos, minimizando assim o contágio pela Covid-19”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Gladys Lenuzia Kestering.

Além do álcool em gel e das Face Shields, servidoras do Instituto, coordenadas pela servidora Patrícia Kellen Pereira, também confeccionaram mais de 600 máscaras de pano, que já estão disponíveis para doação. Em trabalho remoto, pelas restrições impostas pela pandemia, elas encontram tempo entre as atividades administrativas e didáticas para contribuir no combate à doença.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE