• IFSC Criciúma inaugura Usina Fotovoltaica

IFSC Criciúma inaugura Usina Fotovoltaica

28 Nov, 2017 17:38:51 - Educação

Criciúma (SC)

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza nesta sexta-feira (1º), às 9h, a cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica e do Laboratório de Sistemas de Potência. Estarão presentes a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, deputados federais e autoridades da região. A direção do Câmpus também fará um anúncio sobre a construção do novo bloco de salas de aula. A solenidade marca o aniversário de sete anos do IFSC Câmpus Criciúma.

Funcionando plenamente desde o dia 19 de outubro, a Usina Fotovoltaica conta com 225 painéis solares instalados no telhado do Câmpus, além de cinco inversores, e uma capacidade de gerar 8.400kwh por mês, o equivalente ao consumo de 35 unidades residenciais. A expectativa é que a produção de energia solar resulte em uma economia de 40% na conta de luz do Câmpus. O investimento foi de R$ 442.034,29, oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira. Usinas semelhantes também foram instaladas nos câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul e Florianópolis.

Já o Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência (SEP) é uma rede didática de alta tensão e de baixa tensão multiplexada, doada pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful), de Morro da Fumaça. Instalados na área frontal do Câmpus, os postes que simulam uma rede elétrica beneficiarão principalmente os alunos do curso técnico em Eletrotécnica e de cursos de qualificação profissional. Na ocasião, o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, também deve anunciar novidades relacionadas à construção do Bloco D. Com dois pavimentos e dez salas de aula, o bloco permitirá a ampliação das atuais 1,2 mil vagas para 2 mil. A licitação foi lançada no começo de novembro e já tem empresa vencedora.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança