• Idosos terão hidroginástica gratuita em Criciúma

    Atividade será oferecida pela Afasc, através de uma parceria com o curso de Educação Física da Unesc

Idosos terão hidroginástica gratuita em Criciúma

25 Abr, 2017 15:39:15 - Variedades

Criciúma (SC)

Manter o corpo e a mente saudáveis e contribuir para que a terceira idade seja, como dizem, a “melhor idade”. Assim pode ser definida uma parceria entre a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que vai proporcionar aulas de hidroginástica gratuitamente a 100 idosos atendidos pela entidade. Contudo, atividade não será apenas uma forma de lazer, mas uma maneira para melhorar o diabetes, a hipertensão e a depressão, comuns nessa faixa etária.

Os primeiros alunos serão os frequentadores dos Grupos de Idosos e Inclusão Produtiva (clubes de mães) de Criciúma. “As pessoas com mais de 50 anos que tiverem interesse em participar serão encaminhadas para triagem com os profissionais da Unesc”, salienta a coordenadora desses grupos, Nézia João Pereira. “Nossa intenção é fortalecer os vínculos afetivos, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos”, comenta.


Mais qualidade de vida

Para o professor do curso de Educação Física da Unesc, Luciano Acordi da Silva, as atividades, que são organizadas pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Aquáticos Avançados, têm o propósito de melhorar a saúde mental e aptidão física na terceira idade. “Trabalhamos com aulas que envolvem exercícios aquáticos de hidroginástica, porém com metodologias distintas. Temos atividades intermitentes e contínuas, que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos com essas três patologias”, enfatiza.

Nos casos de depressão, os exercícios intermitentes auxiliam na redução dos índices de ansiedade. Sobre o diabetes, as atividades contínuas melhoram a captação de glicose e autonomia funcional. Por fim, para os hipertensos, os exercícios intermitentes de leve intensidade ajudam no controle da pressão arterial e parâmetros de aptidão física.

Todas essas atividades serão oferecidas gratuitamente aos idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis. As aulas iniciam no dia 3 de maio e ocorrerão às segundas e quartas-feiras, na piscina do curso de Educação Física da Unesc. Os interessados em participar devem entrar em contato com as facilitadoras dos grupos de idosos e clubes de mães dos bairros, para serem encaminhados à triagem.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE