Idosos representam 30% dos atendidos no Procon de Içara
Içara (SC)
Os consumidores idosos de Içara estão cada vez mais ativos economicamente. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), 30% dos consumidores atendidos pelo Procon de Içara tem mais de 60 anos. Para esse público, produtos e serviços têm sido desenvolvidos especialmente para este tipo de público. Porem, o órgão faz algumas recomendações.
Segundo a Diretora Executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, o que mais preocupa em relação ao consumidor idoso são os assuntos financeiros. “Muitos idosos demoram a perceber a existência de empréstimos fraudados no seu benefício, porque os valores descontados geralmente são de baixo valor e parcelados em vários meses”, disse. Dentre as duvidas nos assuntos financeiros, estão o empréstimo consignado, descontado direto em folha. “Se calcularmos o montante, chega-se a valores consideráveis, podendo comprometer quase um terço do salário mensal dos idosos por conta das parcelas”, explicou Karoline.
O crédito consignado é um empréstimo pessoal ou cartão de crédito que pode ser solicitado, dentre outras situações, por quem recebe benefícios do INSS e cujo pagamento de suas mensalidades é descontado diretamente da aposentadoria ou pensão. Somente 30% do valor que o beneficiário recebe pode ser comprometido com o pagamento das mensalidades do empréstimo e 5%, no máximo, para pagamento de dívida do cartão de crédito.
Assim, por exemplo, alguém que recebe R$ 1.200,00 de pensão ou aposentadoria só poderá fazer um empréstimo consignado cuja mensalidade não seja maior do que R$ 360,00 e cuja parcela destinada ao pagamento do cartão de crédito não seja superior a R$ 60,00. Idosos e população em geral com dúvidas sobre serviços em relação aos consumidores podem procurar o Procon que fica localizado na rua Altamiro Guimarães, 375, Centro de Içara, com atendimento ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Dicas para evitar problemas com empréstimo consignado
- Para empréstimo realizado via telefone ou na residência do idoso, o consumidor possui o direito de arrependimento, no prazo de sete dias, e, consequente, ao cancelamento sem qualquer custo, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
– Antes de assinar o contrato, ler com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento.
– Não assine procuração para pessoas desconhecidas.
– Tentar ir, principalmente a bancos e lotéricas, sempre acompanhado de alguém de confiança.
TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA