• Idosos representam 30% dos atendidos no Procon de Içara

Idosos representam 30% dos atendidos no Procon de Içara

29 Ago, 2018 17:18:34 - Geral

Içara (SC)

Os consumidores idosos de Içara estão cada vez mais ativos economicamente. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), 30% dos consumidores atendidos pelo Procon de Içara tem mais de 60 anos. Para esse público, produtos e serviços têm sido desenvolvidos especialmente para este tipo de público. Porem, o órgão faz algumas recomendações.

Segundo a Diretora Executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, o que mais preocupa em relação ao consumidor idoso são os assuntos financeiros. “Muitos idosos demoram a perceber a existência de empréstimos fraudados no seu benefício, porque os valores descontados geralmente são de baixo valor e parcelados em vários meses”, disse. Dentre as duvidas nos assuntos financeiros, estão o empréstimo consignado, descontado direto em folha. “Se calcularmos o montante, chega-se a valores consideráveis, podendo comprometer quase um terço do salário mensal dos idosos por conta das parcelas”, explicou Karoline.

O crédito consignado é um empréstimo pessoal ou cartão de crédito que pode ser solicitado, dentre outras situações, por quem recebe benefícios do INSS e cujo pagamento de suas mensalidades é descontado diretamente da aposentadoria ou pensão. Somente 30% do valor que o beneficiário recebe pode ser comprometido com o pagamento das mensalidades do empréstimo e 5%, no máximo, para pagamento de dívida do cartão de crédito. 

Assim, por exemplo, alguém que recebe R$ 1.200,00 de pensão ou aposentadoria só poderá fazer um empréstimo consignado cuja mensalidade não seja maior do que R$ 360,00 e cuja parcela destinada ao pagamento do cartão de crédito não seja superior a R$ 60,00. Idosos e população em geral com dúvidas sobre serviços em relação aos consumidores podem procurar o Procon que fica localizado na rua Altamiro Guimarães, 375, Centro de Içara, com atendimento ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Dicas para evitar problemas com empréstimo consignado

- Para empréstimo realizado via telefone ou na residência do idoso, o consumidor possui o direito de arrependimento, no prazo de sete dias, e, consequente, ao cancelamento sem qualquer custo, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
– Antes de assinar o contrato, ler com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento.
– Não assine procuração para pessoas desconhecidas.
– Tentar ir, principalmente a bancos e lotéricas, sempre acompanhado de alguém de confiança.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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