• Idosos participam de palestra motivacional

    Evento reuniu mais de 500 pessoas no Salão da Matriz São Donato

Idosos participam de palestra motivacional

21 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Içara (SC)

Mais de 500 idosos tiveram uma tarde bem animada nesta terça-feira, no salão de festas da Matriz São Donato. O grupo participou da palestra com Alexandre Bernardo sobre o tema- “Envelhecimento Saudável e a Auto Estima na Terceira Idade”. O evento marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e foi organizado pela Administração Municipal, Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso os Grupos da Terceira Idade (Éfias) e os Clubes de Mães da FAI. “O evento estreitou os laços de amizade e deixou quem participou mais feliz. Acredito que todos saíram mais libertos e mais leves”, disse o vice-prefeito, Sandro Serafin. “Precisamos de motivação para seguir nesta caminhada que temos pela frente”, completou o Secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda Ademar Pires.

Dona Santa Maria Goulart dos Santos, 80 anos, participou da palestra. Ela freqüenta movimentos da terceira idade, soube do evento e resolveu comparecer. "Gostei muito. Bati palmas, dancei e me soltei”, falou entre sorrisos.


A violência contra o idoso é uma violação dos direitos humanos, e não se trata apenas de uma agressão física, mas também de caráter emocional, moral e negligência. Diante disso, o Creas, oferece o serviço de atendimento especializado juntamente com os seus familiares, por meio de sua equipe técnica composta por assistente Social, psicóloga e advogada. Os casos chegam até o Cento de Referência, por meio de denúncia anônima, disque direitos humanos (disque 100), delegacia de policia civil, Ministério Público, Conselho Municipal de Idoso, denúncia por familiares e busca espontânea pelo próprio idoso, vítima de violência.


A coordenadora do Creas de Içara, Lucia Zanolli Pizzetti, parabenizou quem esteve presente. “Quem está aqui está envelhecendo saudável e feliz. Mas não podemos esquecer que existe uma outra faixa de pessoas idosas que sofre algum tipo de direito violado, como violência física, psicológica, abuso sexual, violência financeira e a negligência”, ressaltou a coordenadora.


Denúncias podem ser feitas de forma anônima, disque direitos humanos (disque 100), delegacia de policia civil, Ministério Público, Conselho Municipal de Idoso, denúncia por familiares e busca espontânea pelo próprio idoso, vitima de violência, no Cras pelo telefone (048) 3431-3572.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal