• Idosos elegem propostas para conferência estadual

Idosos elegem propostas para conferência estadual

21 Mar, 2019 14:52:31 - Geral

Maracajá (SC)

A inclusão de atendimento de médico geriatra na equipe básica de saúde em cada município, presença de educador físico em academias de ginásticas públicas,  melhorar a acessibilidade e o atendimento a idosos em estabelecimentos públicos e incentivar que a mídia destine mais espaços para conscientizar a população sobre o envelhecimento já que a longevidade dos brasileiros é crescente. Estas são algumas das propostas debatidas e aprovadas na 1ª Conferência Intermunicipal do Idoso de Maracajá, Araranguá e Balneário Arroio do Silva, realizada nesta quarta-feira (20), no Centro de Eventos dos Jerivás, anexo do Parque Ecológico Maracajá.

Com objetivo de promover a reflexão e o debate sobre "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas" como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa, a 1ª Conferência Intermunicipal do Idoso, em sua solenidade de abertura contou a presença de participantes dos três municípios e as administrações municipais estiveram representadas pelos prefeitos Arlindo Rocha, de Maracajá, Mariano Mazzuco, de Araranguá e o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Jucelino Guimarães foi representado pela primeira dama Claudete Silveira Guimarães. O Ministério Público se fez presente pelo Promotor Pedro Vargas. Presidiu a conferência a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Maracajá, Jucélia Simões

"A conferência teve como objetivos específicos, entre outros, esclarecer e difundir o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da gestão e do controle social na efetivação das ações de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, reafirmar as competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais e dos demais atores que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas", ressalta a diretora de Assistência e Bem Estar Social de Maracajá, Suelen Zandonadi. Ela avalia que os objetivos foram atingidos.

Na Conferência, que contou com apresentação do coral de idosos de Araranguá na abertura, além de propostas elencadas em quatro eixos de debates, foram eleitos os delegados à Conferência Estadual do Idoso, que será realizada em Florianópolis. Cada município indicou quatro membros, dois efetivos e dois suplentes, representando as áreas governamental e não governamental. Os eleitos foram os seguintes: Maracajá: Suelen Zandonadi e Pauline Paulo; Adelina Farias e Francisco Becker; Araranguá: Maria Gonçalves Lima e Hanna Raupp; Júlio da Silva e  Júlia Cardoso; Balneário Arroio do Silva: Clarice Madeira e Kristine de Souza; Adolfo e Maria Eyng.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança