• Içarenses poderão trocar lixo por alimentos a partir de sexta

Içarenses poderão trocar lixo por alimentos a partir de sexta

01 Ago, 2018 15:19:25 - Geral

Içara (SC)

Resíduos secos, como plástico, papel, metal e vidro, poderão ser trocados por tickets para a compra de alimentos na Feira da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (COOPAFI), a partir desta sexta-feira, dia 3 de agosto. O cidadão receberá R$ 0,50 de vale feira por quilo de material higienizado. Os lixos recicláveis serão coletados no pátio do Terminal Rodoviário de Içara, onde funciona a feira, todas as sextas-feiras. A coleta será realizada pela  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Por um Amanhã Melhor”, que também fará a triagem do material. O projeto, realizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), em parceria com a Coopafi e Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, funcionará todas as sextas-feiras, das 7h às 11h.  

A moradora da região central da cidade, Nicoli Fernandes, recebeu com entusiamo a notícia de que agora poderá adquirir alimentos com a troca dos materiais recicláveis. "O projeto é um incentivo enorme para que a população possa separar seu lixo diariamente. É uma prática que eu executo há anos e espero que este programa estimule mais pessoas a separarem seu lixo", coloca. 

"Conheci um projeto similar em 2014 e desde então venho trabalhando para que ele se torne possível em Içara. Este ano conseguimos reunir todas as condições necessárias para que o programa seja executado. Um projeto que terá um forte impacto ambiental na cidade", destaca o vereador proponente do projeto, Israel Rabelo. 

"Iniciado em outubro de 2017, o programa de reciclagem recolhe uma média de 17 toneladas por mês. O Reciclou, Levou será mais um programa da Fundai que beneficiará toda a cidade e fomentará a reciclagem", completa o presidente da Fundai, Ivan Réus Viana. 

O ato de lançamento do programa está previsto para esta sexta-feira, dia 3, às 9 horas, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE