• Içara: Dedicação e criatividade marcam projetos de jardinagem e paisagismo

Içara: Dedicação e criatividade marcam projetos de jardinagem e paisagismo

09 Nov, 2018 17:32:24 - Geral

Içara (SC)

Quem avista floreiras em escolas e postos de saúde, e também os canteiros em diversos pontos e rótulas da cidade, não imagina que por trás das paisagens que enchem os olhos há muito trabalho e dedicação.

De acordo com a engenheira agrônoma da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), responsável pelo paisagismo do município, Ana Paula Zanolli Vittorassi, muitas mudas de flores e plantas chegam pequenas no Horto Municipal. “As hemerocallis (lírios), por exemplo, são trazidas de Joinville, a cidade das flores. Fizemos as mudas, multiplicando o número disponível e quando as mesmas estão prontas, são plantadas em diversos pontos da cidade”, explica.

O trabalho da equipe contempla canteiros pequenos, médios e grandes (como o da SC-445), e também a colocação de floreiras nas escolas, postos de saúde e praças. Os canteiros da rótula nas obras de conurbação do Presidente Vargas, também são exemplos de locais que já receberam o toque colorido das flores. “Na rótula do Presidente Vargas, optamos pelas espécies Agapanthus e Hemerocalliis, que são mais resistentes. No outono-inverno e na primavera-verão, realizamos as trocas das plantas”, acrescenta.

Para realizar os projetos na área e manter os jardins sempre com a aparência agradável, o Governo conta com o trabalho diário de sete funcionários que são encarregados de plantar, regar, adubar, podar e fazer a limpeza das áreas onde as plantas estão.  “É um trabalho que deve ser realizado periodicamente, e, por isso, precisa de uma equipe dedicada. Ao todo, quatro pessoas estão envolvidas na parte de produção, três jardineiros na ornamentação, sendo que os guardas também ajudam a molhar as plantas das estufas no período da tarde”, explica Ana Paula.

Vale ressaltar que a parte ornamental disponível no Horto do Município é somente para uso no município. “Pelos preços das flores, não temos como doar à população. No entanto, trabalhamos com a doação de mudas de árvores nativas e exóticas”.

Turismo rural

Com as pavimentações chegando ao interior, o turismo rural também está avançando.  O trabalho de apoio é prestado a empreendimentos dos agricultores içarenses. “Em restaurantes, agroindústrias, nos cafés que estão sendo estruturados na comunidade de Segunda Linha, por exemplo, sempre que há alguma demanda para jardinagem os auxiliamos, pois também é uma forma de incentivá-los”, explica a extensionista da Epagri Içara Eli Alberton.

“Nós fizemos o projeto e ajudamos os agricultores/empreendedores a colocá-los em prática. Todos os projetos são desenvolvidos em parceria com a Epagri”, explicou a engenheira agrônoma.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara