• Içara tem lei que incentiva o acesso ao Livro e a cultura

    Prefeito sancionou a nova lei na noite de ontem durante lançamento de livro

Içara tem lei que incentiva o acesso ao Livro e a cultura

09 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Içara (SC)


Na quarta-feira, noite em que as escritoras Elza de Mello e Maria de Fátima Pavei lançaram o livro – “Eco de Duas Vozes- Lendas & Folclore- Volume II, na Câmara de Vereadores de Içara, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, sancionou a Lei Nº 3.854, que trata sobre a política Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura. A nova legislação estabelece uma política municipal de ampliação e acesso ao livro, com base na cultura e transmissão do conhecimento e da qualidade de vida. “A educação de Içara é um orgulho para a cidade e essa lei, será mais um instrumento que irá incentivar o hábito da leitura e a valorização dos escritores locais”, aposta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.


Um dos destaques da lei trata sobre o incentivo a produção literária e editorial dos escritores e autores locais ou membros da Academia Içarense de Letras (Aila), tanto de obras científicas como culturais. Destaca também, sobre a criação do Calendário Básico de Atividades do Livro e da Leitura no Município, onde na terceira semana do mês de abril, será realizada a Semana Municipal de Incentivo ao Livro e à Leitura. Na oportunidade serão realizadas feiras, bienais, jornadas de literatura, homenagem a escritores locais, catarinenses e brasileiros. Já na segunda quinzena do mês de outubro, conforme a lei haverá o evento Programa Bairro Leitor, com o objetivo de realizar ações de fomento à leitura priorizando bairros com menor acesso a equipamentos públicos destinados à leitura. “Vamos incluir no calendário do ano letivo das escolas municipais a “A hora da leitura” com deliberação do conselho pedagógico, incrementando a grade curricular com 45 minutos hora por período escolar para leitura em todas as salas de aula ao mesmo tempo. Além disso, realizar trabalhos de interpretação textual ao fim de cada bimestre” destaca a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos.


A vereadora responsável pela elaboração do projeto, Edna Benedet da Silva, considera que com a sanção desta lei a qualidade de ensino do município se tornará ainda melhor. “O primeiro passo foi dado com a aprovação e agora vamos fazer que tudo seja colocado em prática, principalmente no que se refere as obras de nossos escritores locais, para que sejam utilizadas na rede municipal de ensino e se sejam valorizados”, finaliza.


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal