• Içara tem alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Içara tem alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

09 Out, 2019 17:30:42 - Geral

Içara (SC)

A educação do município de Içara mostrou seu potencial em mais um evento de destaque nacional. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), 18 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tranquilo Pizzetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, foram premiados com dez medalhas de ouro, três pratas e dois bronzes. Além disso, outros três alunos receberam certificado de participação por se aproximarem das primeiras colocações. Com participação do Governo de Içara e Secretaria de Educação, a direção da escola fez a entrega das medalhas e dos certificados na manhã desta quarta-feira, dia 9.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, fez questão de enfatizar aos alunos que a escola é onde inicia o processo para realização do sonho de cada um. “O conhecimento, sem dúvida é o maior patrimônio que adquiridos e vamos levar por toda nossa vida. O conhecimento está alcance de todos, temos uma inteligência ilimitada” frisou.

A secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, destaca que a participação nessa olimpíada está condicionada a escolha da escola em participar ou não. “É uma competição diferente, por exemplo, da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obemep), que já há o incentivo da participação. No caso da Astronomia nós também incentivamos, no entanto, a participação fica a critério da direção e professores da escola”, explicou.

A escola Tranquilo Pizzetti participou do evento pela primeira e a proposta foi apresentada pelo professor de Geografia, Renato de Bem Marcelino, que preparou os alunos para os exames. “Trabalho na Rede Municipal desde 2015, quando conheci a OBA e desde então levo a proposta de participação às escolas em que eu trabalho. Esse evento apresenta um diferencial em relação ao tradicional da geografia e fomos agraciados e surpresos de participar pela primeira vez e garantir todas estas conquistas”, comemorou. 

“Foi um trabalho que exigiu um grande empenho, quando o professor nos trouxe a proposta, prontamente nos colocamos à disposição dando suporte, inclusive com aulas fora do horário escolar, pois acreditamos que o incentivo contribui para formação escolar e o currículo do aluno”, ressaltou a diretora, Simone Réus da Silva. “Foi um grande aprendizado, um grande lição que levaremos para nossa vida e participar dessas ações gera conhecimento” completou o aluno medalhista, Rafael Eugênio Frasson, do nono ano.

Com o resultado, Içara ficou a frente de municípios catarinenses como Criciúma, Itajaí, Joinville e Chapecó.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal