• Içara sediará Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez

    A competição reunirá participantes de todo país, que irão decidir os campeões juvenis 2016.

Içara sediará Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez

21 Jun, 2016 00:00:00 - Esporte

Içara (SC)

 

Pela primeira vez, a cidade de Içara será sede de uma competição de xadrez em nível nacional. O município irá realizar entre os dias 23 e 26 de junho, o Campeonato Brasileiro Juvenil da modalidade, que contará com cerca de 100 atletas de todo o país em busca da definição dos campeões nacionais juvenis feminino e masculino. As disputas irão ocorrer na sede do Departamento de Fomento à Atividades Inclusivas (FAI), ao longo dos quatro dias.

 

Os vencedores, dentre os enxadristas, serão indicados como representantes oficiais do Brasil no Campeonato Mundial e Panamericano Juvenil, com direito a hospedagem e alimentação nos referidos eventos. O campeonato também propiciará a prática e difusão da modalidade, da mesma forma, visa incentivar o intercâmbio técnico e cultural.

 

Para o professor do projeto Xadrez que Educa da Fundação Municipal de Esportes (FME) e diretor do evento, Claudionor Pirola, este é um marco não só para Içara, mas para toda região. “Acreditamos que esta é a primeira disputa das muitas que ainda podem ocorrer no município. Com o evento em âmbito nacional, o nosso nome será colocado em patamares ainda mais elevados, fazendo com que o xadrez ganhe o seu devido destaque”, colocou.

 

O sistema de disputa será suíço em sete rodadas, enquanto o ritmo de jogo será de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance ou duas horas nocaute. “É uma alegria poder fazer com que todos os atletas de rendimento da FME possam integrar um confronto deste porte, onde trocarão experiências, aperfeiçoarão suas técnicas e disputarão as primeiras colocações com os melhores atletas juvenis do Brasil”, ressaltou Pirola.

 

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon comemorou a realização de um grande evento do xadrez na cidade. “É uma honra sediar uma disputa da importância do brasileiro, sabemos que isso abrirá ainda mais portas para o esporte e trará bagagem aos nossos atletas”, pontuou. Já o vice Sandro Giassi Serafin apontou para a oportunidade de entrar ainda mais no cenário esportivo nacional. “Hoje temos grandes nomes que são conhecidos nacionalmente e até mundialmente, esta é uma forma de trazer as pessoas para cá e fazer com que conheçam de onde nossos atletas estão saindo”.

 

O evento que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da FME, sendo promovido pela CBX e também organizado pela Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX). “Estamos na expectativa para o campeonato, queremos que tudo saia da melhor forma possível e que possamos assim, estar preparados para receber novas disputas”, finalizou o superintende da FME, Martinho Mrotskoski Neto.

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE