• Içara sedia I Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação

Içara sedia I Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação

12 Jul, 2018 14:19:56 - Educação

Içara (SC)

Além de sediar o I Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação, o município de Içara está atualmente exercendo a função de articulador regional dos Conselhos Municipais de Educação da AMREC. A entidade é vinculada a  Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). O convite foi feito pelo coordenador estadual do órgão Claudio Luiz Orço.

De acordo com a articuladora regional Celma Biudes, o objetivo da UNCME em Santa Catarina, é fortalecer os Conselhos Municipais de Educação. “Dessa forma, os conselhos passam a dividir responsabilidades  com a  própria Secretaria Municipal de Educação. Içara terá um papel importante neste contexto, haja vista, que a atuação dos Conselhos,  também é uma demonstração da gestão democrática dos processos educativos”, colocou a professora, que também é diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara (CENJAI).

Nesta quinta-feira, representantes dos conselhos de todos os municípios da região, foram recebidos na Casa do Professor em Içara para a primeira reunião. “A ideia deste primeiro encontro é 
ampliar a divulgação e filiação da UNCME, bem como fortalecer e socializar as ações desenvolvidas”, completou a secretária executiva do Conselho Jaqueline Soratto, que atua na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

As integrantes ainda destacam que os 
articuladores regionais recebem formação inicial e continuada, objetivando a instrumentalização dos conselheiros, facilitando a atuação em Içara e nos demais municípios. "Esses encontros fortalecerão os conselhos dos nossos municípios. Trazemos nossas dúvidas e anseios, e, após a discussão, percebemos que os problemas locais também são realidade em outros municípios, e, por isso, buscamos juntos solução para estas demandas", destacou Ivone Zoch, presidente do Conselho Municipal de Educação de Nova Veneza.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni e o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, recepcionaram o grupo. “Somos parceiros do Conselho Municipal de Educação, pois eles nos auxiliam em cursos, formações. Também é o Conselho que determina o que é pertinente nos projetos de lei que saem do legislativo, fazendo análises e filtros, ou seja, é um desafio e uma responsabilidade enorme. Que esses encontros sejam cada vez mais produtivos. Parabéns pela iniciativa”, enfatizou a secretária. A ideia do grupo é realizar pelo menos dois encontros anuais. 

Sobre a UNCME

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME foi criada em 1992 com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento de colegiados de comunicação. A entidade defende a concepção de Conselhos de Educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social, com caráter plural, desenvolvendo ações de formação, assessoramento e intercâmbio entre Conselhos do diversos municípios brasileiros. A UNCME tem como pautas permanentes a criação dos Conselhos Municipais de Educação em todos os municípios brasileiros, a instituição dos Sistemas Municipais de Educação e a necessidade de elaboração e implementação dos Planos de Educação, contextualizados, articulados e participativos.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal