• Içara realiza operação contra proliferação de caramujos africanos

Içara realiza operação contra proliferação de caramujos africanos

16 Jan, 2018 13:59:45 - Geral

Içara (SC)

A Prefeitura Municipal está em busca dos locais de proliferação dos caramujos africanos em Içara. Mas o trabalho vai depender também dos proprietários dos terrenos baldios, principalmente, no bairro Cristo Rei. "Recolhemos ao redor da minha casa, em frente e ao lado principalmente. Porém eles estavam subindo o muro e entrando em nossa casa. Sabemos que transmite doença. Por isso a preocupação", preocupa-se a moradora Júlia Dias. As denúncias podem ser realizadas na Ouvidoria da Secretaria de Saúde pelo telefone (48) 3461-3709.

Além de destruírem plantas, os moluscos são hospedeiros de vermes capazes de provocar doenças sérias e até fatal. Entre as características do caramujo africano está a existência de listas escuras na lateral e a concha cônica. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Gilmar Ghislandi, pelo menos três imóveis foram identificados nesta semana no bairro Cristo Rei. Entretanto, a operação permanecerá ao longo dos próximos dias em conjunto com o setor de Fiscalização do Município para que as áreas sejam limpas.

O caramujo coloca até 400 ovos ao ano e pode se espalhar rapidamente. A orientação da Vigilância Sanitária é não tocar neles sem proteção. Para o descarte, a recomendação é incinerar em locais adequados ou então promover a quebra das conchas para a colocação em valas de 80cm forradas com cal – longe de lençóis freáticos e poços artesianos - e cobertas novamente com terra. Devido a transmissão também pela mucosa, os alimentos nos locais de proliferação devem ser higienizados com uma colher de água sanitária a cada litro de água.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/LUCAS LEMOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE